A IMPORTANCIA E OS TIPOS DE TREINAMEN TOS

SUMÁRIO






Introdução................................................................................................................3pg.



A IMPORTANCIA E OS TIPOS DE TREINAMEN TOS.................................. 4 pg.



CONCEITUAÇÃO.................................................................................................... 4pg.



PORQUE AS EMPRESAS TREINAM?................................................................. 4pg.



TIPOS DE TREINAMENTOS................................................................................ 4pg.



TIPOS DE TREINAMENTOS QUANTO A FORMA DE EXECUÇÃO........... 4pg.

Treinamento no trabalho......................................................................................... 4pg.

Orientação pela chefia.............................................................................................. 4pg.

Administração por metas ......................................................................................... 5pg.

Rotas de funções........................................................................................................ 5pg.

Substituição temporária............................................................................................ 5pg.

Incumbências especiais............................................................................................. 5pg.

Orientação por meio de mentores............................................................................ 5pg.



TREINAMENTO FORMAL INTERNO................................................................ 5pg.





TREINAMENTO FORMAL EXTERNO............................................................... 5pg.

TREINAMENTO A DISTÂNCIA........................................................................... 6pg.

TIPOS DE TREINAMENTOS QUANTO AO PUBLICO-ALVO....................... 6pg.

Integração de novos empregados............................................................................. 6pg.

Formação de trainees................................................................................................. 6pg.

Capitação técnico-profissional ................................................................................ 6pg.

Estágio........................................................................................................................ 6pg.

Desenvolvimento de executivos................................................................................ 6pg.

COMO O TREINAMENTO BENEFICIA A ORGANIZAÇÃO......................... 7pg.

BENEFICIOS PARA O INDIVIDUO QUE, POR SUA VEZ, ACABA BENEFICIANDO A ORGANIZAÇÃO................................................................. 7pg.

BENEFICIOS NAS RELAÇÕES DE PESSOAL E HUMANAS, RELAÇÕES INTRA E INTERGRUPOS E IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS.................... 7pg.

CAPITULO 1............................................................................................................ 7pg.

CAPITULO 2............................................................................................................ 9pg.

CAPITULO 3........................................................................................................... 10pg.

CONCLUSÃO......................................................................................................... 11pg.

BIBLIOGRAFIA.................................................................................................... 12pg.









TREINAMENTO: CASA DA SOGRA





INTRODUÇÃO



A loja casa da sogra atua no mercado varejista na área de confecções, calçados, entre outros iniciou suas atividades, no município de Ji-Paraná. Em 13 de novembro de 1986 com apenas uma loja que continha três sócios: Hilarindo, Flavio e Sonia. Porem, com a loja em dificuldades financeira, Hilarindo e Sonia comprou a loja atuava com varejo e atacado, mas com a mudança da moeda em 1994, o atacado perde suas forcas e as vendas se voltam para o varejo. Com isso o atacado fica com estoque muito alto e a inadimplência aumenta. Os gestores por sua vez, decidem então atuar somente no varejo e fechar o atacado, pois não era mais viável. E mesmo assim os mesmos tiveram coragem para enfrentar o novo; Sonia deixa sua profissão de psicologia clinica para se dedicar a loja. Após muitos anos de dedicação, hoje possuem 7 lojas; sendo 3 em Ji-Paraná 3 em Rio Branco, e 1 Ariquemes. A loja iniciou com 5 colaboradores e atualmente conta com 235 colaboradores em todas as lojas Os proprietários são Sonia Cargnin em Hilarindo Aparício Inácio um dos empresários mais bem sucedidos do município.

A matriz localizada na Avenida Brasil, n- 391 foi o objeto deste estudo A mesma iniciou suas atividades em 28 de marco de 2000 e se divide em Administração do grupo Casa da Sogra e a loja em si, possui 28 funcionários na mesma. Portanto, como neste ramo há muita concorrência, a Casa da Sogra tem como seu maior objetivo buscar a satisfação de seus clientes e dos funcionários procurando manter um relacionamento aberto e transparente com todos e ainda oferecer um trabalho de qualidade aos seus clientes.



As organizações estão inseridas em um ambiente extremamente competitivo e de constante mudança onde o mundo dos negócios esta completamente exigente e dinâmico.







A IMPORTANCIA E OS TIPOS DE TREINAMENTOS



Conceituação



As organizações precisam dispor de pessoas competentes e motivadas para produzir. As empresas não podem escolher se treinam ou não seus empregados, porque as pessoas são admitidas com qualificações genéricas e toda empresa tem suas pelicularidades. Sendo os recursos humanos os mais importantes em qualquer organização, a capacitação e a motivação da equipe são indispensáveis para que o trabalho seja executado com eficiência e eficácia.

As empresas treinam para dispor de uma equipe de melhor nível e conseguir produtividade maior e resultados melhores.

O treinamento não é algo que se faz uma vez para novos empregados: é usado continuamente nas organizações bem administradas cada vez que você mostra uma pessoa como ela deve fazer o trabalho, você está treinando. Preferimos definirmos treinamento como qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa apta para exercer sua função ou atividades, para aumentar sua capacidade para exercer melhor essas funções ou atividades, ou para prepará-la para exercer de forma eficiente nova funções ou atividades.



PORQUE AS EMPRESAS TREINAM?



A principal razão pela qual as empresas treinam é para proporcionar ao empregado novas habilidades ou melhorar as que ele já possui. Ele deve portanto produzir mais e melhor para empresa, proporcionando um retorno ao investimento que a empresa fez em treinamento.



TIPOS DE TREINAMENTOS



Podemos classificar os tipos de treinamentos segundo muitos critérios, especialmente quanto a forma de execução e quanto ao publico alvo.



TIPOS DE TREINAMENTOS QUANTO A FORMA DE EXECUÇÃO



Quanto a forma de execução, o treinamento pode ser no trabalho, formal interno, formal externo ou a distância.



TREINAMENTO NO TRABALHO



Também conhecido como ON-THE-JOB, o treinamento no trabalho é aquele que ocorre no dia a dia. As principais formas de treinamento no trabalho são: orientação da chefia; estabelecimento de metas e avaliação; rota de funções; substituições temporárias; orientação por meio de mentores e incumbências especiais.



Orientação por chefia:



A orientação da chefia é a principal forma de treinamento no trabalho. Cada vez que o chefe orienta o subordinado, ele está treinando.



Administração por metas



Uma forma eficaz de administração é a chamada administração por metas ou impropriamente por objetivos. Consiste no estabelecimento de metas periódicas, seu acompanhamento é possível revisão em reuniões programadas com a chefia.



Rotas de funções



A rota de funções em uma das técnicas mais usadas nas grandes empresas para treinar seu pessoal e prepará-los para novas posições. Novas funções sempre representando oportunidades de novos aprendizados.



Substituição temporária



A substituição temporária é usada também como uma forma de treinamento e avaliação. Por exemplo, quando o chefe de uma unidade sai de férias, pode ser substituído por um subordinado que será assim treinado e avaliado na função.



Incumbências especiais



Algumas pessoas são treinadas por meio de incumbências especiais: participação em comitês e grupos de trabalho; acompanhamento de pessoas mais experientes em viajes de negociação; estudo e trabalho de planejamento; acompanhamento de novos projetos; e muitas outras atividades que constitui fonte de aprendizado.



Orientação por meio de mentores



Muitas empresas japonesas e algumas americanas usam o treinamento por meio de mentores. Mentores são administradores de alto nível e experientes, com muito tempo na empresa que orientam e ajudam jovens de alto potencial nas práticas administrativas, procurando assegurar que elas têm condições adequadas para atingir posições de relevo de médio e longo prazo.



TREINAMENTO FORMAL INTERNO



O treinamento programado e executado pela empresa exclusivamente para seus executivos e empregados, mais realizados fora do ambiente de trabalho, é de denominação treinamento formal interno. São cursos, palestras e seminários de capacitação, de aperfeiçoamento, de desenvolvimento pessoal, para melhorar o desempenho das pessoas na função que exercem ou prepará-las para novas funções.



TREINAMENTO FORMAL EXTERNO



O treinamento aberto ao público – programado e executado por universidades e demais instituições de educação, de treinamento empresarial e de formação de mão-de-obra especializada – é conhecido como treinamento formal externo. São destinados a aperfeiçoar e desenvolver pessoas em novas habilitações ou para proporcionar conhecimentos generalistas de administração, economia ou outros assuntos de interesse geral para as empresas.



TREINAMENTO A DISTÂNCIA



No passado, treinamento a distância era sinônimo de treinamento por correspondência que se tornou obsoleto com o desenvolvimento da tecnologia da informação. Atualmente, o uso do computador está tornando cada vez mais comum o treinamento a distância com o uso de videoconferências, de intranet e internet, apoiado por textos que são distribuídos a todos participantes antes do inicio da programação.



TIPOS DE TREINAMENTOS QUANTO AO PUBLICO-ALVO



Quanto ao público-alvo, o treinamento pode ser dividido em integração de novos empregados: formação de trainees; capitação de técnico-profissinal, estágio e desenvolvimento de executivos.



Integração de novos empregados



Vimos na parte sobre a formação de equipe que a integração consiste em informar aos novos empregados os objetivos, políticas, estratégias, produtos, benefícios, normas, praticam horário de trabalho da empresa, bem como quem é quem na empresa, como funciona o serviço de apoio, e o que é permitido e o que não é, que atitudes e comportamentos se esperam dele, entre outras informações.



Formação de trainees



Destina-se, em geral, ao pessoal jovem quase sempre de nível superior, com pouco tempo de empresa a finalidade de programa de trainees é preparar essas pessoas para assumir posições de responsabilidades nas organizações.



Capitação técnico-profissional



Destina-se a melhorar o desempenho de profissionais nas funções que já exerce ou a capacitá-los para outras funções, em geral, de maiores dificuldades. Este tipo de programa não se destina a formação de executivos para exercer funções gerenciais de alto nível, mais ao aperfeiçoamento de profissionais em assuntos técnicos.



Estágio



Estagiários são alunos de ensino superior ou de formação de formação de mão-de-obra técnica reconhecidas oficialmente pelo governo. Não tem vinculo empregatício e, portanto não são empregados.



Desenvolvimento de executivos



É um programa destinado a formar os futuros administradores de alto nível da empresa, é que muitas vezes fica sobre a responsabilidade de executivos de alto gabarito que não cuidam dos demais programas de treinamento. O público alvo são executivos jovens de alto potencial que parecem ter condições de assumir posições de alta responsabilidade.



COMO O TREINAMENTO BENEFICIA A ORGANIZAÇÃO



• Conduz a maior rentabilidade e/ou atitudes mais positivas para a orientação de lucros;

• Melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização;

• Melhorar o moral da força de trabalho;

• Ajuda as pessoas a se identificarem com as metas organizaçionais;

• Ajuda a manter o custo baixo em muitas áreas, como por exemplo, produção, pessoal, administração e etc.



BENEFICIOS PARA O INDIVIDUO QUE, POR SUA VEZ, ACABA BENEFICIANDO A ORGANIZAÇÃO



• Ajuda o individuo a tomar melhor decisões na solução efetiva do problema;

• Ajuda a encorajar e conseguir autodesenvolvimento e a autoconfiança;

• Aumenta a satisfação com o cargo e o reconhecimento;

• Ajuda a eliminar o temor no empreendimento de novas idéias;

• Desenvolve um senso de progresso em aprendizagem.





BENEFICIOS NAS RELAÇÕES DE PESSOAL E HUMANAS, RELAÇÕES INTRA E INTERGRUPOS E IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS



• Melhora a comunicação entre os grupos e os indivíduos;

• Proporciona informações sobre igual oportunidade e ação afirmativa;

• Melhora as aptidões interpessoais;

• Melhora o moral;

• Forma coesões em grupos.





CAPITULO 1

Foi feito um questionário com 14 colaboradores da empresa e obteve as seguintes respostas:

Questionário feito com os colaboradores:



1) Como você avalia os treinamentos oferecidos pela empresa;

( ) Excelente;

( ) Bom;

( ) Regular;

( ) Ruim;

( ) Péssimo;



2) Você aplica em seu trabalho o que aprende nos treinamentos?

( ) Sim;

( ) Não;





3) A empresa avalia o seu conhecimento após os treinamentos ?

( ) Sim

( )Não









4) Como você se sente quando, o acompanhamento do seu superior na aplicação do que foi aprendido nos treinamentos?

( ) Muito satisfeito;

( ) Satisfeito;

( ) Pouco satisfeito;

( ) Insatisfeito;

( ) Muito satisfeito;



5) A empresa incentiva a colocar em prática as técnicas adquiridas nos treinamentos?

( ) Sim;

( )Não;









Outro questionário foi feito com um gerente no qual se obteve as seguintes respostas;

1) A empresa oferece oportunidades de treinamentos internos e externos?

R: Os treinamentos acontecem nas duas modalidades.



2) Os treinamentos que você recebe são aplicados na empresa?

R: Os treinamentos internos ocorrem dentro da empresa, uma vez aplicados treinamentos técnicos e reuniões com a diretoria da empresa.



3)Em sua opinião, qual a importância do treinamento interno?

R: O treinamento interno é de extremamente importância porque promove uma avaliação continua na execução dos processos, possibilitando mudanças para a otimização dos resultados.



CAPITULO 2



Analisamos e chegamos nas seguintes opiniões:

• A empresa sempre se preocupa com o bem estar dos funcionários e a qualificação profissional, prova disso que recentemente contratou uma supervisora para treinamento.

• Esta ocorrendo a implantação dos 5´s e está se desenvolvendo programas de qualificação nas áreas de: gestão, vendas, atendimento e financias.

• Mas tem alguns pontos a serem revistos e aplicado na empresa;



CAPITULO 3

PROPOSTA E SUGESTÃO FEITA PELOS ACADÊMICOS



Conforme a literatura de LACOMBE, colocaremos as seguintes proposta a serem analisadas pela empresa:

• Fazerem uma avaliação após os treinamentos com os colaboradores para testar os seus conhecimentos e pedir um termo de compromisso para aplicação dos conhecimentos adquiridos no treinamentos;











































































CONCLUSÃO



Ao Termino deste, observou-se que os treinamentos trazem para as empresas grandes benefícios, pois além de qualificar profissionalmente os colaboradores, os reflexos dos colaboradores treinados vão diretamente nos resultados pretendidos.

As grandes e médias empresas já viam trabalhando com esse método há muito tempo e agora as pequenas empresas estão adotando esse método.





















































































BIBLIOGRAFIA



LACOMBE; Francisco José Masset. Recursos humanos: Princípios e

Tendências- São Paulo: Saraiva; 2005- 311pg. a 321pg.

WERTHER: William B. Jr. e DAVIS; Keith. Administração de pessoas e

Recursos humanos- São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983-197pg. a 216pg.