Atividades

Produção e Revisão de textos epistolares

PRODUÇÃO E REVISÃO
1-   Conteúdo:
·       Como trabalhar a produção e revisão textual na alfabetização.
2- O que as crianças podem aprender com o desenvolvimento dos conteúdos produção e revisão textual:
·       Ampliar as habilidades de interpretação textual;         
·  Comparar os gêneros textuais: carta, bilhete e convite; e aprender a respeito das suas semelhanças e diferenças levantando e confirmando hipóteses;
·       Produzir oralmente um texto com destino escrito nos gêneros carta, bilhete e convite, tendo o professor como escriba. Os alfabéticos escreverão autonomamente.
·       Aprender a revisar os próprios textos.
·       Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada. 

3-Sugestões de Encaminhamentos Didáticos:
Estes encaminhamentos devem ser trabalhados contextualizados às rotinas semanais.
Sugestão 1: Bilhete - Leitura e escrita.   
Elabore um bilhete adequado a sua aula, amplie o bilhete em sulfite ou metade de uma cartolina. Fixe-o na sala de aula e peça aos alunos para observarem e fazerem comentários, antes que você faça a leitura coletiva.





Deixe que as crianças tentem ler o máximo que conseguirem. Aos poucos faça a leitura de algumas palavras, leia os pedacinhos(sílabas) destas palavras, leia alguns trechos com as crianças. Depois de fazer a leitura apontada de todo o bilhete conversar sobre os usos e as funções sociais de um bilhete.
 Chame a atenção das crianças para:
·       O bilhete serve para avisar ou pedir algo a uma pessoa.
·       A mensagem é pequena e rápida.
·       Precisa começar com o nome da pessoa que receberá o bilhete e terminar com o nome da pessoa que escreveu.
·       É importante colocar a data.   
 Depois dessa exploração inicial sugerimos a seguinte atividade:   
1-   PEÇA ÁS CRIANÇAS QUE LEIAM COM SUA AJUDA O BILHETE ABAIXO (LEITURA APONTADA - AJUSTE DO ORAL/ESCRITO).









Faça oralmente esta atividade junto com as crianças: Questione onde estão localizadas as informações.
QUEM ESCREVEU ESTE BILHETE?
QUEM RECEBEU O BILHETE?
 SOBRE O QUE A TURMA DO 1.º ANO ESTÁ ESTUDANDO?
O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO PEDINDO NO BILHETE? 
O QUE VAI SER DIVERTIDO?
 QUE DIA FOI ESCRITO O BILHETE?
O BILHETE POSSUI TODOS OS ITENS NECESSÁRIOS? OBSERVEM A ESTRUTURA DO BILHETE NO PAPEL (IDENTIFIQUE CADA ITEM COM AS CRIANÇAS).

Sugestão 2 – Convite: Leitura e Escrita:
Da mesma forma que o bilhete, se possível, amplie o convite (ou crie outro) em folha de sulfite ou metade de uma cartolina. Fixe-o na sala de aula e peça às crianças para observarem e fazerem comentários antes que você faça a leitura apontada. 

OLÁ COLEGAS!
CONVIDO TODOS VOCÊS PARA COMEMORAREM MEU ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS.
LOCAL: SALA DE AULA.
 HORA: 14 HORAS
DIA: 5 DE OUTUBRO.  
SERÁ MUITO DIVERTIDO. NÃO FALTE!
 ANA.

Deixe que as crianças tentem ler o máximo que conseguirem. Aos poucos faça a leitura de algumas palavras, leia os pedacinhos(sílabas) desta palavra, leia alguns trechos com as crianças. Depois de ler todo o convite converse sobre os usos e as funções sociais de um convite.
Depois da leitura faça oralmente os questionamentos abaixo:  
QUEM ESCREVEU ESTE CONVITE?
QUEM RECEBEU O CONVITE?
DE QUEM É O ANIVERSÁRIO?
ONDE SERÁ A FESTA?
QUE DIA SERÁ A FESTA?

 Sugestão  3 – Diferenciando o bilhete do convite:
Professor(a), reproduza em tamanho A3, ou em 2 metades de cartolina um modelo de convite e outro de bilhete. Peça às crianças que oralmente façam comparações e apontem as diferenças e as características de cada tipo de texto.    

Sugestão 4 – Escrevendo um convite e um bilhete:  
 Divida toda a turma em 4 grupos ( coloque uma criança alfabética para ser a escriba em cada grupo).
 Dois grupos precisam fazer um convite para a exposição de artes da turma.
 Os outros dois grupos precisam escrever um bilhete para a família solicitando docinhos para serem servidos no dia da exposição.
 Deixe os cartazes que foram trabalhados nas aulas anteriores de modelo disponível para as crianças e ajude-as a escrever os bilhetes e os convites.
Faça as intervenções nos grupos, depois escreva os dois bilhetes e os dois convites, um a um, no quadro, pedindo que comentem se estão corretos: o que falta, o que não está adequado a esse gênero textual, se há alguma palavra grafada de maneira incorreta etc. Pedir que os alunos avaliem as sugestões dos colegas e você professora como escriba vai fazendo as mudanças que julgarem necessárias para o enriquecimento do texto.
Escolher o melhor convite e bilhete para ser enviado.

Sugestão 5 -  Carta: Leitura e Escrita
- Oferecer aos alunos, ao longo das aulas, cartas informais. Lê-las, explorando as características do gênero: local, data, saudações, introdução do tema da carta, despedida, assinatura.
- Tematizar, durante a leitura dessas cartas, os elementos da situação de comunicação: quem escreve, para quem escreve, por meio de que gênero e com que intenção.
A+carta- Escrever a carta abaixo em sulfite fixar na sala e apresentar aos alunos, pedir que observem e tentem ler, deixe que falem a vontade do que se trata. Em seguida faça a leitura apontada da mesma e pergunte se sabem que tipo de texto é. É um bilhete? Por quê? É um convite? Por quê? Só então fale que se trata de uma carta e o “porquê”. Passe para a realização da atividade oral abaixo com os alunos:


 - POSSUI TODOS OS ELEMENTOS DA ESTRUTURA DE UMA “CARTA”?
- QUEM ESCREVEU A CARTA?
- PARA QUEM FOI ENVIADA A CARTA?
- QUAL O LOCAL DE ONDE FOI ESCRITA A CARTA?
- QUAL A MENSAGEM (ASSUNTO) DA CARTA?
- QUEM É A XULA?

ESCREVENDO UMA CARTA:
Após algumas aulas com as crianças já compreendendo para que serve e como se escreve uma carta (estrutura do gênero), partir para a escrita.
-Dividir a turma em duplas, se possível um alfabético ou silábico alfabético em cada dupla, que será o escriba enquanto o outro colega não alfabético dita o texto.
- Propor situação para a escrita de uma carta. Sugestões:
1.ª Uma carta ao artista Cândido Portinari dizendo sobre o que acharam da história de sua vida, se apreciaram suas obras de arte, dizer o que fizeram na escola a partir do que aprenderam com sua arte, contar sobre a exposição de artes que foi realizada na escola, das brincadeiras de criança do tempo de Portinari e o que tiverem vontade de falar ao artista. Não esquecendo os itens que uma carta deve conter, incentivá-los a ter o cartaz com a estrutura da carta como referência.
2.ª Escrita de uma carta ao filho de Cândido Portinari contando que estudaram e conheceram a vida e obra de seu pai, as atividades que realizaram na escola, e o quanto gostariam de ter conhecido Cândido Portinari. Não esquecer os itens que uma carta deve conter.
3.ª Escrita de carta a um colega do 2.º ano contando sobre o que estão aprendendo, sobre as atividades realizadas a partir da vida e obra de Cândido Portinari.
4.ª Pedir aos alunos para elaborarem uma carta endereçada a um (uma) melhor amigo(a), ou a alguém da família, contando as novidades que vem aprendendo na escola sobre o artista Cândido Portinari. Se esse amigo não existir, pedir para eles simularem a existência dele. O professor não deve se esquecer de solicitar que eles insiram todos os elementos característicos de uma carta pessoal.
 - Circular pela sala fazendo intervenções junto às duplas.
- Quando terminarem, fazer a revisão coletiva das cartas.
OBS: TRATA-SE DE SUGESTÕES, CRIEM OUTRAS SITUAÇÕES DE ESCRITA CONTEXTUALIZADAS E COM FUNÇÃO SOCIAL À SUA TURMA.

Sugestão  6 – Diferenciando: carta, bilhete e  convite:
Exponha a frente os três cartazes já trabalhados nas aulas anteriores (Carta, Bilhete e Convite), peça às crianças que oralmente façam comparações e apontem as diferenças e as características de cada tipo de texto.   

Sugestão 7 - Textos Instrucionais:
Realizar todo o procedimento que foi feito no trabalho com os textos epistolares: carta, bilhete e convite. Apresentar a estrutura de um texto instrucional através de um cartaz, analisar com as crianças, fazer a leitura de diversos textos instrucionais e só depois partir para a escrita das sugestões abaixo:
a)Escolher algumas das brincadeiras com as quais brincaram este mês e que foram retratadas nos quadros de Portinari  e escrever um texto instrucional ensinando a outras crianças como brincar.
b)Escrever texto instrucional ensinando como fizeram suas obras de arte.

Texto Literário(Conto)
Produzir uma história a partir de uma ou mais telas  de Cândido Portinari.

Avaliação – Produção Textual - Modalidade: Epistolar

TÓPICOS DE REVISÃO

Desenvolvimento e adequação ao tema
• O texto produzido corresponde ao tema proposto?
• Foi produzido o suficiente para o desenvolvimento das idéias?
• O texto apresenta clareza?
• O texto apresenta seqüência lógica

Características do gênero
• O texto caracteriza-se como uma comunicação?
• O texto apresenta local e data?
• O texto apresenta fecho ou despedida/
• O texto identifica seu destinatário?
• O texto está assinado?
• O texto respeita a padronização entre os marcadores textuais específicos da modalidade textual?

Estrutura estética
• O texto foi escrito respeitando as linhas?
• A letra empregada é legível?
• O texto é legível, ainda que com borrões e rasuras?
• O texto apresenta margem dos dois lados da página?
• Há marcação adequada de parágrafo no corpo do texto?
· Há o uso correto de letras maiúsculas?


SUGESTÕES - TRABALHANDO ARTE COM ARTE

 Técnicas: Pintura e modelagem com massinha.
Técnica: Giz de cera, tinta guache: Meninos pulando carniça.
Material: Giz de cera colorido, papel peso 40 A4, tinta guache preta ou tinta nanquim preta.
Modo de fazer: Orientar as crianças a pintarem com giz de cera o papel peso 40 ou cartolina, fazendo listras coloridas na horizontal ou vertical, desde que deixem o papel todo colorido sem deixar nenhum espaço em branco. Depois com um pincel molhado na tinta guache preta ou nanquim cobrir todo o trabalho. Quando a tinta secar com o auxílio de um lápis grafite/caneta esferográfica desenhar sobre o papel a sua releitura da obra “Meninos pulando carniça”, lembrando de suas vivências com a brincadeira, se quiser deixar o desenho bem colorido, raspe mais a tinta preta deixando em evidencia o colorido. As fotos abaixo ilustram o momento.

 
 Palhacinhos na gangorra- Pintura, recorte e colagem
Material: Cartolina branca, tinta guache, revistas ou folhas coloridas, cola.
Modo de fazer: pintar o fundo da tela, fazer recortes dos palhacinhos e da gangorra, colar sobre o fundo.


 "Roda Infantil" – Técnicas: Pintura, recorte e colagem.
Material: Cartolina branca, Big canetas Hidrocor, tesoura, cola em bastão, lápis preto, papel cartão preto ou cartolina preta e Verniz  ou cola branca.
Modo de fazer:
  1. Pinte um quarto de cartolina com Canetas Hidrocor. Faça uma pintura bem colorida.
  2. Na parte de trás desenhe crianças brincando de roda. Recorte.
  3. Cole com a cola bastão sobre o papel color set preto ou cartolina preta.
  4. Passe verniz ou cola para impermeabilizar. 
 


Técnica: Lápis aquarelável, tinta preta,caneta preta - Meninos soltando papagaios.
Material: Cartolina branca, papel color set preto ou cartolina preta, Lápis aquarelável, Tinta preta, Caneta preta, pincel, régua, tesoura e cola branca.
Modo de fazer: 
a.       Faça uma pintura sobre a cartolina branca (chão, céu), utilize o Lápis aquarelável.
b.      Com o pincel úmido aquarelar toda a pintura.
c.       Inspirando-se na obra de Portinari "Crianças soltando pipas", faça a sua obra. Utilize a tinta preta. Espere secar.
d.      Com a caneta preta faça as linhas das pipas. 
   


Meninos brincando- Técnica: Pintura em alto relevo
Material: Cartolina branca, cola colorida, giz  de cera, cotonete.
Modo de fazer: Pintar o fundo da tela com giz de cera, desenhar os meninos brincando, contornar com a cola colorida e esfumaçar o interior dos desenhos com o cotonete molhado na tinta colorida.