..

bolsa feltrada - a missão (cumprida)

Material: 2 novelos Paratapet (um de cada cor), agulhas circulares n.º 7 (ou um par de agulhas retas)

Base: Montei 3p. na lã azul. Trabalhei em cordões de tricô (direito e avesso em tricô ou meia), aumentando na 4.ª, 6.ª, 8.ª e 11.ª carr 1p no início e outro no final da carreira. Segui reto até obter 40 cordões no total (80 carr). Diminui 2p (1 no início, outro no final da carr) a cada 2 carr até restarem 3p. Rematei.

Corpo: Levantei com a lã azul 1 p a cada intervalo dos cordões de um dos lados. (Se você for usar as agulhas circulares ou a técnica de tricô circular com agulhas retas, como no meu caso, levante de ambos). Na minha bolsa, foram 44p de cada lado. Trabalhei em p. meia por 20 carr. Troquei para a lã verde. Trabalhei por 16 carr. Rematei um terço dos pontos no centro de cada lado (no meu caso, 15p em meia, rematei 15p, mais 15p em meia). Na carreira seguinte, 15p em meia, monte 15p, 15p em meia. Fiz mais 3 carr em meia e rematei.

Nota: É difícil determinar qual o tamanho da bolsa depois da feltragem. Vai depender da sua máquina, se tem água quente ou não, mas, pela minha experiência, ela encolhe de 10 a 20% na largura e de 30 a 50% na altura. Não medi esta bolsa antes, mas depois de feltrada ela ficou com 20cm de altura e 30cm de largura (perfeita para levar meus lanchinhos para o trabalho e otras cositas más :D)

Acabamento: É sempre bom dar uma reforçada com lã e agulha de tapeçaria nas bordas da abertura da alça. Se você fez em duas partes, costure as laterais.

Feltragem: Sobre a técnica já escrevi aqui, mas desta vez fiz um pouquinho diferente. Coloquei a bolsa num saquinho protetor próprio (pode-se usar uma fronha), coloquei mais uma calça jeans na máquina para ajudar na fricção, programei a máquina de lavar para meia carga e temperatura 60º. Bastou uma lavada. (Ficaram uns 'amassadinhos', acho que por conta do ciclo 'centrifugar'. Da próxima vou pular essa parte. Deve demorar mais pra secar, mas o efeito deve ser melhor). Para a secagem, como queria que a bolsa ficasse mais redondinha, dei uma forma com as mãos e enchi (bem!)a dita cuja com sacos plásticos. No dia seguinte, retirei os sacos para deixar secar por dentro. (Dependendo do clima, dobre o tempo).

Eu já li que você pode 'barbear' (com gilete mesmo!) o tricô feltrado para ficar mais lisinho, mas eu gosto desse efeito buclê. Quem sabe da próxima eu experimento...

E voilá:


(As fotos acima, em tamanho maior, aqui, aqui e aqui)

(Lembrando que me inspirei nesta bolsa da Hilda e nesta. )