Projetos

  
 Seringal Novo Encanto:

Na divisa entre os estados Amazonas e Acre, uma reserva extrativista aos cuidados da UDV.

O homem destrói a natureza na razão direta em que esquece o verdadeiro sentido de sua humanidade. Consciente de que redimensionar a relação da civilização com a natureza está no centro da mudança necessária à permanência da vida na Terra, a União do Vegetal, que tem na Amazônia sua origem geográfica e social, dedica boa parte de seus esforços institucionais à preservação de uma grande área de floresta tropical nativa.

O Seringal Novo Encanto está sob responsabilidade direta da Associação Novo Encanto, organização não-governamental fundada por membros da União do Vegetal e que conta com o apoio institucional do Centro.

Em uma área de 8.125 hectares, situado no município de Lábrea, estado do Amazonas, na fronteira com o Acre, o Seringal Novo Encanto está localizado em uma região de grande importância ambiental devido à sua biodiversidade, com 381 espécies de plantas identificadas e uma grande variedade de sistemas hídricos com um rio, doze igarapés e seis lagoas.

Localizado no município de Lábrea, no Amazonas, divisa com o Acre, a 140 km. de sua capital, Rio Branco.

Foi a aquisição e necessidade de preservação desta área que deu origem à Associação Novo Encanto, em 1990. A entidade realiza diversas ações para preservar esta porção de floresta contra invasões, extração de madeira e devastação da floresta. Parte das ações é focada em atividades de ecoturismo e atividades econômicas sustentáveis como a produção de castanhas e couro vegetal.

extraido do site: http://www.udv.org.br/Seringal+Novo+Encanto+reserva+na+Amazonia+aos+cuidados+da+UDV/Destaque/21/