sábado, 27 de outubro de 2012

[Programas] Simulador de ciruitos - Fritzing

O Fritzing é a ferramenta ideal para documentar, analisar ou compartilhar projetos de microeletrônica e Arduíno. Utilizado para desenhar protótipos e circuitos, ele é grátis e OpenSource.

As duas características que mais chamam atenção:

-Traz como modo de visualização o modelo real, diagramático e impresso em PCB, onde no ultimo é possível fazer a encomenda da placa personalizada através do site do programa.

-Forum aberto, onde todos os dias usuários adicionam placas e circuitos adicionais para download como: Sonares, Shield extensores e motores diferenciados. Precisa de uma peça que não esta no pacote padrão do Fritzing só basta ir ao forum e procurar!  http://fritzing.org/forum/

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[Apostila] Arduíno Básico

Faça o download do melhor livro para iniciantes sobre Arduíno - Arduíno Básico

Contendo mais de 50 projetos com analise profunda de Hardware e Software de cada. Livro essencial para aqueles que desejam se aprofundar em eletrônica e microcontroladores.

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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

[ Apostilas ] O padrão XBEE - ZigBEE

Estou disponibilizando 3 apostilas introdutórias sobre o padrão de rede mais promissor para o Arduíno o XBEE ou ZigBEE ( uma em espanhol ).

Download - Aqui

domingo, 14 de outubro de 2012

[ Tutorial ] Servo motor com Joystick

Material necessário: 
  • Modulo Joystick Keyes
  • Arduino UNO ( ou outro modelo )
  • BreadBoard ( Qualquer tamanho )
  • Cabos e Jumper para realizar as ligações

Passo a passo:

O pino responsável pelo Eixo Y deve ser ligado em uma porta analogica do Arduíno;
O pino "-" ou GND deve corresponder a porta GND do UNO;
O pino "+" ou PWR deve ser conectado a porta 5V;
O Eixo X não sera utilizado, portanto não há necessidade de conecta-lo;
O pino B ou Button, é utilizado para o botão de pressão do Joystick, nesse projeto não há necessidade de usar-lo;



Sketch: 

#include <Servo.h>   //biblioteca para controle de servo motores
Servo servo1;   // nomeia uma variável para ser servo motor
int port;   // variavel que recebera dados do joystick

void setup(){
  servo1.attach(7);   //diz que o servo1 esta conectado a porta digital 7
  servo1.write(90);   //servo1 começa em posição 90 graus
}

void loop(){
  port = analogRead(5);   //port recebe dados do joy
  port = map(port,0,1023,0,180);   //a rotina map, mapeia os dados (Quase uma regra de 3)
  servo1.write(port);   // servo1 se movimenta com os dados já mapeados do joystick
  delay(15);   //um pequeno atraso na progamação para tornar o controle "mais humano" 
}


Observação: Note que a função analogRead retorna valores de 0 a 1023 e o nosso servo se movimenta de 0 a 180 graus (alguns de 0 a 360), servo motores apenas são controlados pela quantidade de graus, portanto deve se diminuir o intervalo gerado por analogRead, nesses casos deve ser utilizada a função map.


Resultado final:

sábado, 13 de outubro de 2012

Diferenças entre placas Arduíno

Entendendo os diferentes modelos de Arduíno disponíveis no mercado:



Arduíno UNO: A placa padrão, traz as funcionalidades básicas da linha. Baseada no microcontrolador ATmega 328, possui 13 pinos de entrada e saida (I/O) digital do quais 6 tem suporte a PWM e 6 entradas analógicas ( normalmente utilizada para sensores ). O UNO é uma versão melhorada do Arduíno Duemilanove.

Arduíno Leonardo: O Leonardo difere de todas as placas precedentes por que o ATmega32u4 tem comunicação USB embarcada, eliminando a necessidade de um segundo processador. Isto permite ao Leonardo aparecer em um computador conectado como um mouse ou um teclado além de uma porta COM virtual (CDC) serial. Isto tem outras implicações no comportamento de uma placa, que estão detalhados na página de primeiros passos (em inglês).

Arduíno Ethernet: O Arduíno Ethernet é diferente de outras placas pelo fato de não possuir um chip conversor de USB para serial, possui leitor de carão microSD embarcado. Voltado para comunicação em rede, o que facilita a comunicação com outras placas Arduíno e com uma área de trabalho (PC - Notebook).

Arduíno Pro: O Arduíno pró é direcionado para instalações semi-permanentes em objetos ou exibições. A placa vem sem conectores pré-montados permitindo ao usuário o uso de diversos tipos de conectores ou cabos soldados diretamente. O desenho dos pinos é compatível com os shields Arduíno  A versão de 3,3V pode ser alimentada por uma pilha.

Arduíno MEGA: Para protótipos avançados em que haja uma maior necessidade de memoria e de entradas, tanto digitais como analógicas  O mega é compatível com a maioria dos shields desenhados para os Arduino Uno, Duemilanove e para o Diecimila.

Arduíno LilyPad: O LilyPad Arduíno é uma placa-microcontrolador desenvolvida para vestimentas e tecidos inteligentes. Ele pode ser costurado diretamente sobre tecido e de modo similar ser conectado com fontes de alimentação, sensores e atuadores com linha condutiva.

Arduíno Bluetooth: O Arduíno BT é uma placa Arduíno com um módulo Bluetooth incorporado, permitindo a comunicação sem fio. O uso de um conversor de corrente contínua, permitindo que a placa seja alimentada com um mínimo de 1,2V mas com um máximo de 5,5V.

Arduíno Nano: O Arduíno Nano é uma versão para ser acoplada a uma protoboard com uma porta USB acoplada. Ele é a versão mais pequena e completa das placas Arduíno. O Nano foi desenvolvido e é produzido pela Gravitech. Eletronicamente ele tem tudo o que o Diecimila tem com mais pinos de entrada analógica e um jumper acoplado de +5V AREF. Fisicamente ele não tem a entrada auxiliar nem o jumper para selecionar a fonte de alimentação. Como o Nano detecta automaticamente chaveia para a maior fonte de alimentação não há necessidade do jumper de seleção.

Arduíno MEGA ADK: O Arduino ADK (Android Development Kit) é um microcontrolador baseado no ATmega2560. Ele tem uma interface USB host, para se conectar com celulares Android. Largamente utilizado para desenvolvimento de interfaces e aplicações baseadas no sistema móvel da Google.

Arduíno Fio: O Arduino FIO (Funnel IO) é uma placa desenvolvida por Shigeru Kobayashi baseado no design original do LilyPad. Funnel é um conjunto de ferramentas para esboçar sua idéia fisicamente, e consiste de bibliotecas de software e de hardware. Utilizando o Funnel o usuário pode criar interfaces com sensores e/ou atuadores com várias linguagens de programação como ActioScript 3, Processing e Ruby.

Conversor Serial: Esta placa converte uma conexão USB em uma conexão serial de 5V TX e RX que você pode conectar diretamente ao Arduíno Mini, Arduíno Ethernet ou outros microcontroladores permitindo que eles se comuniquem com computadores.

Arduíno Mini: Semelhante ao Nano, apenas menor e com 14 pinos digitais e 8 analógicos. Deve ser utilizado em projetos onde o espaço utilizado deve ser o minimo possível, como: Aeromodelos e produtos de bolso.

Fonte: http://www.multilogica-shop.com
          http://arduino.cc/
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Arduino