sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Utilização de jogos como método de estimulação

Para descrever os jogos será usada a classificação de jogos por Piaget
- Jogos simbólicos: consistem atender o Eu por meio de transformar um simples cabo de vassoura em cavalo, espada etc.
- Jogos de regras: consistem em combinações senso-motoras ou intelectuais, com competições entre os indivíduos, fazendo com que as regras sejam necessárias. Este tipo de jogo deve ser organizado atendendo as necessidades de estagio da criança portadora de deficiência mental: do fácil para o difícil, do simples para o complexo.
O educador deve aproveitar situações do cotidiano como, por exemplo, um passeio pelo quarteirão da escola explorando simples momentos de andar em linha reta, de mãos dadas, sobre o meio fio da rua etc., desenvolvendo o equilíbrio e uma coordenação motora, experimentando o próprio corpo em diferentes posições (esquema corporal).
É necessário estimular a criança com deficiência mental a expressar-se, (fala, gestos, olhar, chora, riso etc.), pois socialização é necessária para interagir com outras pessoas, principalmente com as crianças.

Nenhum comentário: