quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Era Vargas - Como tudo aconteceu - Introdução

Com a aproximação das eleições 1930 de acordo com a política café – com leite, o candidato oficial teria que ser indicado de Minas Gerais. Mas o presidente Washington Luis insistiu que o candidato era Julio prestes do estado de são Paulo. Os mineiros não concordaram e sentindo-se excluídos reuniu oposições de outros estados a política federal e formaram a aliança liberal que o candidato o presidente era Getúlio Vargas e o de vice-presidente era João pessoa. Como já era previsto, Julio prestes venceu as eleições, mas um acontecimento inesperado mudou o quadro político João pessoa foi assassinado, o grupo ligado a Getúlio Vargas utilizou esse fato ao seu favor e resolveu organizar uma ação armada contra Washington Luis.A situação do presidente ficou insustentável.O presidente da república foi obrigado a renunciar.Getúlio Vargas que era o líder da revolução assumiu  a presidência da republica ele exerceu inicialmente como chefe do governo provisório,até que fossem convocados as eleições para escolha de um novo presidente.O governo provisório era composto por representantes das oligarquias estaduais e por militares.Vargas nomeou interventores de estados vários deles de origem militar. Continuou com a política de valorização do café e o instituto do cacau, mas a elite paulista lutava pelo fim do governo provisório por novas eleições para presidência e contra o interventor nomeado por Vargas para São Paulo, que não era paulista, eles queriam uma nova constituição para o país. Então foi ai que em 1932 Vargas começou as tomar providências para amenizar o confronto em especial a elite São Paulo, ele convocou eleições. Para assembléia nacional constituinte que foram as primeiras realizadas após as eleições, vários partidos políticos foram formados, e finalmente depois de alguns debates a constituição foi criada. A constituição de 1934 apresentou algumas mudanças como: o voto secreto, todos os brasileiros alfabetizados com mais de 18 anos podiam votar, até as mulheres que votaram pela primeira vez, a legislação trabalhista, a organização sindical, e a educação ensino primário gratuito e obrigatório.

Por Jéssica Lins

ANL - Aliança Nacional Libertadora

Foi uma aliança nacional libertadora, ou seja, uma organização liberado pelo partido comunista do Brasil seu objetivo era vencer a má conduta dos fascistas do Brasil. Luís Carlos prestes liderou a organização do partido e depois foi colocado como presidente de honra. Em 1930 países frentes populares de diferentes políticos decidiram deter o avanço do nazi-fascismo reuniram-se frentes antifascistas, ou seja, um movimento político juntamente com comunistas, antigos tenentes e socialistas. Cada vez mais que a ANL ia crescendo conforme isso a tensão política também crescia era freqüentes os conflitos de rua entre comunista e integralista em 5 de julho prestes propôs o derrubamento do governo e exigiu todo poder a  ANL.Aproveitando o manifesto Vargas autorizou o fechamento da organização que vinha com base na lei de segurança nacional.





Por Valdicélia Santana, Katiane
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alian%C3%A7a_Nacional_Libertadora 
Imagem: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/alianca-nacional-libertadora/

AIB - Ação Integralista Brasileira

Uma ação integralista brasileira, foi estabelecido em 7 de outubro no de 1932 por Plínio salgado um político brasileiro e escritor modernista e também jornalista,AIB foi um movimento constitucionalista,tinha os integralistas conhecidos como camisas verdes pelo fato dos uniformes da AIB, Vargas esteve em concordância com a organização do movimento integralistas, o presidente teve uma tentativa bem sucedida de dar um golpe ao estado novo e com isso pode ficar no poder devido ao aparecimento de um certo documento já mencionado em outros textos do blog. Getúlio com sua esperteza deixou os integralistas surpreendidos quando proibiu a existência de qualquer associação política no ano de 1937 no mês de novembro. Antes disso Plínio salgado estava negociando o futuro cargo de ministro da educação com o intuito de garantir a presença dos integralistas no governo. O partido AIB também foi  influenciado pelo fascismo.

Por Valdicélia Santana, Katiane

CLT - Consolidação das Leis do Trabalho

A CLT quer dizer a consolidação das leis do trabalho é uma norma de poderes referente ao direito do trabalho foi criada pelo governo Vargas que aconteceu no período do estado novo. Tem como objetivo regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho tanto do trabalho urbano quanto do rural. O termo serve para denominar o individuo que trabalha com registro de carteira de trabalho. A CLT surgiu como uma necessidade de fazer uma consolidação das leis de trabalho. Defini-se que foi criado como proteção para os trabalhadores do direito do trabalho tudo aquilo que deve ser oferecido ao cidadão de bem.





Por Valdicélia Santana, Katiane


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Consolida%C3%A7%C3%A3o_das_Leis_do_Trabalho
Imagem: http://www.partes.com.br/ed21/editorial.asp

O Estado Novo - Como tudo aconteceu

O Estado novo que também podemos atribuir o termo “ditadura” foi um regime político imposto por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, Getúlio por sua vez alegou que esse regime foi necessário devido à hipótese da existência de um movimento comunista para dominar o país, que ficou conhecido como Plano Cohen, plano esse que foi tido como fraude tempos depois, o então mentor e atual “líder” na época da ditadura no Brasil apresentou ao país novas leis que ficaram conhecidas como a constituição de 1937, com certa pitada de fascismo o Brasil caminhava para um caos nacional, o período ficou conhecido como um dos mais autoritários da história do país, o regime de Vargas resultou no fechamento do Congresso Nacional, entre outros malefícios que a ditadura trouxe consigo, censura, domínio sobre o povo, e etc.

Por Valdicélia Santana
Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u31.jhtm
Imagem: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/estado_novo.htm

Política do estado novo, as transfomações


O Estado Novo foi um regime político implantado por Getúlio Vargas nos anos 30, com o surgimento desse novo regime foi implantado por Getúlio uma nova constituição, que consequentemente cedeu a ele uma poder acima de todos, como a superioridade e controle que ele passou a exercer sobre o poder executivo, chegou a extinguir os partidos políticos e até fechou o congresso nacional, isso tudo para que a autoridade máxima fosse somente ele, isso trouxe uma nova forma de viver no país, uma forma rígida e manipulada, onde não existia mais eleições e as pessoas eram mantidas em cárcere privado de forma errônea e sem qualquer piedade, essas pessoas chegavam a passar até anos em prisões ilegais, pessoas tinham que deixar o país, pois eram perseguidas pelo atual líder e fundados do regime, cantores, jornalistas, era vetado qualquer publicação, obra, ou canção que fosse contra o governo Getúlio Vargas, muitas dessas pessoas nem sequer tinham culpa de serem presas, as vezes se tratava apenas de vingança ou ódio, foram também presos militantes da ANL, e membros da AIB, Getúlio também tentou se envolver nas questões petrolíferas do Brasil, mas as empresas estrangeiras, diziam que no Brasil não existia petróleo, vendo isso Getúlio criou o Conselho Nacional de petróleo, que servia para monitorar todos os passos e descobertas no ramo. A imprensa era manipulada, e obrigada a fazer campanhas em prol do governo Getúlio Vargas, enfim o Estado Novo foi um período obscuro no Brasil.

Por Vadicélia Santana

Fonte e Imagem: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u31.jhtm

Economia do Brasil na era Vargas


O crescimento da economia:
A crise internacional de 1929 que, como vimos acima atingiu em cheia a economia brasileira, diminuindo novas exportações, aumentado nossos estoques de café e baixando o preço do produto. Durante o estado novo na economia brasileira foram criados conselho como o (CNP) conselho nacional do petróleo que respondia pela administração das jazidas de petróleo e que foi a primeira medida do peso para a exploração  do petróleo.

Economia industrial:
O desenvolvimento industrial inicou-se nas fábricas de têxtil logo vieram os benefícios e com barreiras nas areias de importação de similares. Além disso, as isenções foram criadas a exportação de um capital e as indústrias de base tornaram grandes fontes de economia. Também em um mesmo período que a economia estava se recuperando. As indústrias fizeram exposição ao governo que no inicio acabaram-se aproximando do poder. A fraude na legislação trabalhista foi sumindo rápido ao longo da década de 1930.

Queima do café:
O governo criou em 1931 o conselho nacional do café (CNC) que implantou a política sustentável.Com a compra do café  e depois efetuou a queima do produto.Vargas mudou a queima cerca 17,2 milhões de sacas do produto para a situação lamentável do café cultura ao ver sua riqueza virar cinza .E reduziu o preço do produto no mercado nacional a economia começava a  erguer.Ainda 1933,antes mesmo vendeu uma parte de um café para os americanos.Vargas não queria confrontar com os plantadores de café,mas mesmo assim teve que enfrentar a oposição paulista em 1902. Em 1933 o conselho passou a ser agora do DNC que no final do governo Vargas já tenha criado o instituto o do café.


Por Layna Tayse, João Ricardo, Jéssica Lins


Fonte: http://www.marcillio.com/rio/hiregeco.html
Imagem: http://asmeninasdocefar.blogspot.com/2010_06_01_archive.html

A constituição de 1934 - Propaganda


A propaganda foi um meio pelo qual tinha como objetivo citar as idéias do estado novo governado por Getúlio Vargas, junto á população expandiu o seu mandato. O DIP que significava departamento da impressa e propaganda que foi criado por decreto presidencial Porém o DIP era conduzido pela jornalista Lourival flores, onde seu campo de ação era bastante vasto do que do seu antecessor. Sua capacidade de centralizar as informações, ações o poder de censurar a vida cultural brasileira daquele período foi dotado de uma autoridade sem igual. O DIP é um órgão era feito na forma de departamento de teatro, divulgação, radiodifusão, cinema, turismo e imprensa. Em sua dada tarefa era ordenar, centralizar a publicidade local exterior e guiar, criticar as tarefas teatrais, esportivas cinematográficas e recreativas fazer eventos patrióticas, exposições comercias do setor governamental. Com a relação à mídia, a padronização do que viria a ser divulgada era assegurada pela agência nacional. Querendo quebrar a estrutura das empresas privada, onde o DIP espalhava as noticias sem cobrar da imprensa. Mas também a agência nacional possuía o seu serviço, vários profissionais qualificados, podendo monopolizar sem nenhuma dificuldade a difusão das noticias. O DIP era para Getúlio Vargas que, quando chegou ao poder sem suporte partidário,necessitava fortalecer sua imagem juntamente com a massa. No seu domínio para administrar a publicidade oficio ao seu torno. Sendo que o principal investimento desse seu esforço foi na direção dos trabalhadores, onde o DIP era usado para aproximar a população para o presidente Vargas. Com a relação a área radiofônica o DIP elaborou o programa oficial  ‘’ hora do Brasil”, que foi executado em todo Brasil.Elaborando também ‘’cine jornal brasileiro ‘’,que foi uma série de documentários de curtas-metragens,divulgadas antes do filme nos cinemas.Portanto o DIP teve uma grande importância no governo de Getúlio Vargas,assumindo uma feição de super ministério.A forma em que se difundiu a imagem desse governo,Crio cartilhas de tear patrióticos, retratando para os estudantes Vargas era a imagem do salvador da pátria.

Por Layna Tayse, Katiane

O Brasil na segunda guerra mundial

No inicio da segunda guerra mundial em 1934 o Brasil manteve-se  neutro.Mas em janeiro de 1942 ao lado dos aliados o Brasil entrou na guerra.O governo brasileiro acertou com os estados unidos a entrada do Brasil na guerra contra as potências do eixo lideradas pela Alemanha em troca de financiamento para construção da companhia siderúrgica nacional e para modernização de navios brasileiros pelos alemães precipitou a entrada do Brasil na guerra, foi ai então que o Brasil declarou a guerra aos países do Eixo.A contribuição brasileira contra a luta a Alemanha e a Itália foi fornecer matérias-primas como borracha e minérios para a indústria bélicas dos países aliados, também o Brasil enviou tropas para combater os nazistas na Itália,conhecidas como forca.Expedicionária brasileira (FEB)

Por Jéssica Lins

Fonte: Livro de História 8ª

Estado Novo: Falando da Cultura


Na cultura: o radio era o mais importante meio de comunicação que tinha, Com também existia vários tipos de musicalidade com ritmos diferentes, o radio era um aparelho Essencial, pois ele servia para fazer divulgação de notícias inclusive transmitir cenas de novelas para todos os ouvintes que acompanhava.

O ritmo musical mais conhecido pela população era o Samba, que juntamente com o carnaval fazia sucesso nessa época, foi formado uma competição com participação de várias escolas de samba. Os responsáveis pela interpretação do samba nessa época foram Francisco Alves, Mário Reis, Sílvio Caldas e Orlando silva, Carmem Miranda, Todos eles intérpretes famosos.

No ramo da literatura os escritores conceituavam o Brasil uma nação composta por diferentes indivíduos e costumes. Desde então A literatura regionalista, que tinha como objetivo usar a criatividade usando personagens e histórias reais em determinadas regiões específicas do território brasileiro. Uns dos principais autores destacam-se José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Érico Veríssimo.

O governo de Vargas fez com que a liberdade dos artistas passasem por uma limitação nesse período apartir dos anos 1937 e 1945. Notícias ou manifestações artísticas, o governo de Vargas não permitiu que houvesse divulgação e nem publicação alguma que interferisse o governo. Para ajudar o governo a ter uma reputação mais favorável o seu departamento de imprensa e propaganda Dip tinha como sua tarefa a responsabilidade de evitar quais quer manifestações que era contra e que criticavam mal ao seu respeito. Então a idéia principal era fazer propagandas a favor de Vargas.

Chega-se a conclusão que os 15 anos contínuo de Getúlio Vargas no Brasil foi seguidos de muitos fatos ocorridos, e o controle sobre a imprensa, ou seja, a censura que foi imposta  causou o impedimento  das manifestações artísticas de serem  livres,pois não podia criticar o governo ou tratar de assuntos contrários.Quando Getúlio Vargas estava á frente do país.

Por Valdicélia Santana

Fonte e Imagem:http://escolakids.uol.com.br

Fim do Estado Novo

Deu-se com o afastamento do seu poder voltando para a fazenda do seu pai em são Borja em rio grande do sul. Vargas foi obrigado a renunciar, e a presidência da republica passou a ser de José Linhares. Por causa da lei antitruste que Getúlio Vargas decretou em junho no ano de 1945 que trousse dificuldades para as atividades capital estrangeira do Brasil, a lei conturbou as eleições por isso uniram-se contra Getúlio Vargas para tirá-lo da presidência. A eleições foram marcadas em 2 de setembro de 1945 havia alguns concorrentes que erão eles o  general Eurico,  Eduardo Dutra, contava com o apoio de Vargas, o engenheiro  Yedo Fiúza e Eduardo Gomes.Diante da campanha Getúlio estava do lado de Gaspar porém ele tramava um movimento que faria com que ele permanecesse no poder cujo nome era o queremismo um movimento popular. Com o apoio total de Vargas ao general ele conseguiu vencer as eleições 

Por Valdicélia Santana