terça-feira, 20 de novembro de 2012


Culinária Egípcia
  Atualmente a culinária egípcia tem sua base em grãos. Os pães são árabes, não de muito costume de nós brasileiros, mas possui uma diversidade enorme de molhos e patês, como a Tahina (pasta feita de gergelim) e o Baba Ghanouj (mistura de tahina com alho e berinjela).

tahina


  Outros alimentos típicos da região são o Bikli (porção de legumes sortidos, temperados e em conserva) e o Kebabs, que é um prato muito popular, feito de carne de carneiro ou frango cortada em pedaços, marinada e grelhada, é apresentado no espeto, e muitas vezes tem legumes.

kebabs


Outras boas comidas de costume egípcio são o Taamaya, conhecido também como Baklava, que consiste em uma massa com grãos, principalmente o grão de bico, que pode ser acompanhado com um tempero salgado ou doce; e o Shawarma, é um lanche rápido, encontrado em mercado e feiras que consiste em carne de cordeiro com tahina e salada, enrolados no pão sírio.

Shawarma


O peixe é mais consumido nas regiões litorâneas, a bebida alcoólica mais consumida é o vinho, as sobremesas mais comuns são frutas frescas, massas ou pudins, como exemplo o Mohallabeyya (creme à base de farinha de arroz, perfumado com água de rosas e com pistache), Om´ali (finas folhas de massa cozida banhadas em leite muito açucarado e misturadas com coco e pistache) e Kunafa (uma espécie de massa de pistache, avelãs e nozes, envolta em aletria e mel).

Há bebidas como chá e café, servidos bem adoçados, mas uma bebida típica que te refresca é o Karkadeh, ele é feito de pétalas secas da flor do hibisco e pode ser servido quente ou gelado.

Karkadeh

Essas são algumas das belas especiarias egípcias !


Fonte : http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-culinaria-egipcia/culinaria-egipcia-1.php

 Lucas Guimarães Campregher




Um comentário: