MINHA TURMA- 2009/2012

MINHA TURMA- 2009/2012

Necessidades educativas especiais

O conceito de NEE passou a ser conhecido em 1978 a partir da sua formulação no "Relatório Warnock", apresentado ao parlamento do Reino Unido, pela Secretaria de Estado para a Educação e Ciência, Secretaria do Estado para a Escócia e a Secretaria do Estado para o País de Gales. Este relatório foi o resultado do 1º comitê britânico constituído para reavaliar o atendimento aos deficientes, presidido por Mary Warnock. As suas conclusões demostraram que vinte por cento das crianças apresenta NEE em algum período da sua vida escolar. A partir destes dados, o relatório propõs o conceito de NEE.

O conceito de NEE só foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), passando a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Desse modo, passou a abranger tanto as crianças em desvantagem como as chamadas sobredotadas, bem como crianças de rua ou em situação de risco, que trabalham, de populações remotas ou nômades, pertencentes a minorias étnicas ou culturais, e crianças desfavorecidas ou marginais, bem como as que apresentam problemas de conduta ou de ordem emocional.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Necessidades_educativas_especiais


Total de visualizações de página

SUGESTÕES DE RELATÓRIO


O relatório de desempenho escolar deve ser elaborado considerando o desenvolvimento do aluno e as intervenções realizadas. Utilizar vocabulário de linguagem culta dando ênfase para os avanços do alunos. As dificuldades a serem trabalhadas, devem ser indicadas como possibilidades e um bom prognóstico apontando sugestões viáveis de serem realizadas para a superação das dificuldades. O relatório de desempenho, deve sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que aspecto progrediu, valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos. Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Português.
• faz uso de linguagem para comunicar-se,expressar idéias e opiniões;
• elabora perguntas e respostas de acordo com o contexto;
• faz pratica de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento que dispõe, quanto ao sistema de escrita;
• forma grupos de acordo com critérios estabelecidos;
• participa nas situações em que a professora lê textos de diferentes gêneros como historias, musica adivinhas, noticias;
• com auxilio identifica letras e silabas que compõem palavras contextualizadas;
• com auxilio observa a relação entre fonema e grafema;
• participa em atividades que envolvam pesquisas;
• valoriza suas próprias produções e a dos outros;
• participa de atividades que envolvem a linguagem musical e faz interpretações;
• participa de atividades que envolvem leitura, mesmo que de forma não convencional;
• com auxilio forma palavras a partir de uma determinada letra;
• com auxilio organiza as partes (silabas) para a composição do todo (palavras);
• faz leitura de uma paisagem a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens;
• conhece quase todas as letras do alfabeto;
• encontra-se no nível pré-silábico.
Matemática.
• percebe as semelhanças entre objetos redondos e não redondos e explora com auxilio diferentes procedimentos para comparar grandezas;
• com auxilio, explora medidas de comprimento utilizando unidades não convencionais;
• compõe e decompõe quantidades através da escrita numérica;
• participa de atividades que envolva pesquisa;
• com auxilio identifica números nos diferentes contextos de: posição, comparação, ordenação;
• explora e identifica as formas geométricas pela observação de objetos;
• percebe semelhanças e diferenças entre as figuras;
• identifica quantidades de elementos e faz correspondência um a um;
• com auxilio identifica a posição de um numa série numérica.
Artes.
• Produz trabalhos como desenhos, pinturas, modelagens, colagens desenvolvendo gosto pelo processo de produção e criação;
• reconhece formas, tamanhos, texturas e algumas cores realizando as atividades com coordenação motora fina e ampla;
• participa de atividades que envolvam regras, hesitando um pouco em respeitá-las;
• expressa-se corporalmente por meio de dança, brincadeiras e de outros movimentos;
• participa de atividades que envolvam a linguagem musical;
• faz interpretações musicais;
• expressa a produção de som e de silencio com voz, o corpo e objetos sonoros;
• percebe com auxilio de estrutura rítmica para expressar-se corporalmente, por meio da dança, brincadeira e de outros movimentos;
• expressa sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Geografia.
• reconhece a importância da moradia;
• explora e identifica objetos que tem casa;
• identifica animais que constroem a própria casa;
• identifica pontos para situar e deslocar-se no espaço;
• participa da construção de painéis referentes a diferentes lugares;
• tem noção de atitudes perante a preservação e conservação do meio ambiente.
Ciências.
• valoriza suas conquistas corporais;
• aprecia imagens e faz relação com experiências vividas e pessoais;
• percebe a importância de conhecer as características do próprio corpo e asseio corporal para manter uma boa saúde;
• reconhece as fases do desenvolvimento das pessoas;
• importância dos alimentos.
História.
• interessa-se pelo patrimônio cultural de seu grupo social e em conhecer diferentes formas de expressões culturais;
• reconhece nomes de familiares.
• faz relatos de noticias ouvidas ou histórias vivenciadas;
• participação nas atividades;
• tem idéia formada sobre crenças, valores, religiosidade;
• datas comemorativas e religiosas;
Educação Física.
• vivencia e participa de atividades recreativas, respeitando total ou parcialmente as regras;
• apropriou-se de habilidades especificas à cultura corporal tendo um ótimo desenvolvimento psicomotor;
• interage com grupo envolvido agindo na maioria das vezes de maneira cooperativa;
• ajusta-se parcialmente à normas da escola.
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, Equipe Multiprofissional, Atendentes, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva?
Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros?
Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pátio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas?
Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal.
Lateralidade. Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?
b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra
(garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana,
etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábico-alfabéticas, alfabética)?
c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais?
Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?
d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.
e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.
f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.
g) Experiências lógico-matemáticas:
Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de seriação e
classificação.
Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
Encontra soluções para resoluções de problemas?
Reconhece numerais?
Relaciona número e quantidade?
Reconhece as relações entre fala e escrita;
Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
Distingue a língua escrita da língua oral;
Demonstra compreensão do sistema alfabético;
Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
Produz frases com lógica;
Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
Distingue letras na linguagem oral e escrita;
Encontra-se na fase pré-silábica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
Obs:
Adequar relatório para as atividades das turmas das Oficinas Profissionalizantes, relatando os trabalhos realizados e as habilidade desenvolvidas de acordo com Plano de Trabalho Docente.
Alunos de 0 a 3 anos fazer relatório geral, com enfoque nas áreas do desenvolvimento.
Religião, se contida no PPP ou se não, incorporar na disciplina de História;
Adaptação: Lides Maria Baldissera - Pedagoga - FEAPAEs/PR