domingo, 2 de outubro de 2011

J-Rock X J-Rocker - Crianças do Brasil.

Assim como ficou conhecido por causa de fanfics pré-adolescentes no Brasil, o símbolo de "X" no título desta postagem não significa que é um casal homossexual, pelo contrário, isso significa o que sempre significou: dualidade.

Crianças do Brasil, leiam este post com atenção, pois eu não pretendo entrar neste assunto novamente, ele já foi tratado a muito tempo, desde antes de vocês começaram a ouvir j-rock esse assunto já chegou a uma conclusão, e eu não gostaria de perder tempo com isso, mas como fã de j-rock no Brasil é BURRO, IGNORANTE e IDIOTA, volta e meia temos que passear por este assunto já manjado.


J-Rock

Bom, deveria ser óbvio, mas infelizmente não é... fã burro (leia-se "brasileiro") tem a mania de ferrar com os termos e usá-los de forma errada e se achar o bonzão comedor por curtir coisas "diferentes".
A questão é que J-Rock NÃO É UM ESTILO MUSICAL, e você já deveria ter aprendido isso a muito tempo.
J-Rock é a abreviação de "Japanese Rock", que significa nada além de "Rock Japonês", então é todo e qualquer rock produzido no Japão. Não adianta você dizer que o rock do Japão tem algumas características semelhantes, irei tratar isso em outro post.
O Japão, após a segunda guerra mundial ficou muito isolado do resto do mundo, eles criaram suas cenas musicais copiando o que vinha dos Estados Unidos, muitas dessas cópias são vistas hoje em dia por fãs menos "cegos".
Eles criaram cenas independentes que vendiam discos na própria ilha e o resto do mundo ficou cego diante desses grupos musicais, que desde os anos 60 faz rock no Japão igual o resto do mundo todo. Com a globalização e a era da informação nos anos 90, esses grupos acabaram ficando conhecidos (excluindo aqui alguns de reconhecimento mundial como Guitar Wolf e Loudness), outros artistas mainstream do Japão ganharam destaque cantando temas de Tokusatsu como Hironobu Kageyama  (que antes de virar cantor solo integrava uma boyband) e Saijou Hideki, que fez muito sucesso cantando temas de novela com seu rock/pop.
Quando o Rock produzido no Japão começou a ganhar evidência no ocidente, o preconceito do idioma construiu uma barreira, fãs de anime foram os precursores a ouvir a música roqueira japonesa no ocidente, e o Rock de lá ficou rotulado como "Rock Japonês", assim como outras cenas locais existem como o "Industrial alemão", ou a "Música Popular Brasileira".
Assim então chamar de "Japanese Rock" ou "J-Rock" se tornou comum nos Estados Unidos e alguns poucos países da Europa. E isso engloba toda cena roqueira japonesa: punk, rockabilly, hard rock, heavy metal (Que mais tarde ganhou o pseudônimo de "J-metal" devido a anterior repercussão de bandas de hard/heavy japonesa como Loudness e X- Japan para o ocidente) Hardcore, emocore e o visual kei (que foi "criado" na própria ilha).
Esse sistema de exclusão musical da ilha fica tão evidente que aqui no Brasil se criam termos pra qualquer coisa que seja japonês: J-rock, J-pop, J-industrial, J-rap, e mais recentemente J-Samba... isso é a coisa mais idiota da face da terra.


J-Rocker

Então, se o J-Rock é só uma denominação local, não existem J-rockers? Sim, eles existem. Porém, você infelizmente não é um deles, explicarei o motivo:
Se J-Rock é a abreviação pra "Japanese Rock", cremos que "J-Rocker" seja a abreviação para "Japanese Rocker", e isso significa "Roqueiro Japonês".
Você é brasileiro, provavelmente nunca esteve no Japão (apesar de ser o seu sonho), escuta as bandas japonesas só pra ser o descolado, passa chapinha no cabelo e usa roupas descoladas pra tentar parecer um japonês, mas... VOCÊ NÃO É.
Se você não nasceu no Japão, se você não está la, você NÃO É UM ROQUEIRO JAPONÊS, você é no máximo um roqueiro brasileiro, mas não se preocupe, isso não faz de você um B-Rocker, então apenas conforme-se com a sua situação de "fã de música japonesa"... aliás, você que se diz fã de música japonesa, nem deve conhecer música japonesa, mas isso é assunto pra outro post.

Crianças do Brasil...

Acordem

att,
Anônimo

2 comentários:

  1. se alguém falar "sou rocker" (sou roqueiro) isso é entendido como alguém que gosta de rock, escuta rock, etc. porem se alguém dizer "sou J-rocker" isso pode ser entendido e interpretado como alguém que é roqueiro mas com o rock do Japão :]

    ResponderExcluir
  2. moss n entendo como alguem pode falar mal de tanta gente do blog, chamar de criança e tudo, e ao mesmo tempo é um ignorante crianção

    ResponderExcluir