terça-feira, 21 de setembro de 2010

Descobri que Verdinhas tem seu dia!

Oi todo mundo!


Vocês não sabem o que descobri... Hoje é dia da árvore! 
Fonte: catazoo.blogspot.com


Parabéns à todas as verdinhas que sabem ler espalhadas por todo mundo! Para você verdinha que não sabe, torço para que seja amiga de algum humano que possa te desejar o que estou escrevendo aqui.


Sim, porque existem várias pessoas que conversam com as plantinhas, minha mãe é uma delas. Aqui em casa temos vários vazinhos, todas elas tem nome e minha mãe que tem memória sabe todos.


Fica muito nervosa quando o Fédi, meu cachorro, tá... vou explicar... Na verdade o nome dele era para ser Fred, mas quando ele chegou aqui em casa eu era muito pequeno, menor que sou hoje, aí minha mãe queria que eu escolhesse o nome, saiu isso aí... Pensou que era porque ele é fedido né?! Nada disso, mas o doutor de cachorro acho quando escreveu o nome dele na carteirinha de vacinação, depois eu conto essa história.


Voltando às verdinhas, quando o Fédi tenta enterrar alguma coisa nos vasos para comer depois minha mãe fica muito, muito brava, quase igual às vezes que eu trago bilhete da escola, nem deixa o Fédi começar a explicar e já vai perguntando para as plantinhas o que aconteceu, coitado não tem como se defender.


Foi com minha mãe que eu aprendi que às verdinhas, e isso inclui as árvores, são de verdade importantes para a nossa vida aqui no planeta. São elas que recolhem do ar as fumaças de carros, de motos, os puns dos bois, das vacas e os nossos também para transformar de novo em ar bom para respirarmos, fantástico! O nome disso é fotossíntese, levei um tempão para aprender a falar isso, mas ainda bem que aprendi antes que prejudicasse alguém, como fiz com o Fédi, coitado.


Só que a fotossíntese só compensa mesmo enquanto a verdinha está crescendo, funciona assim, durante o dia a plantinha retira do ar os gases ruins daqueles que falei alí em cima e devolve para a gente o ar bom, o problema é que esse super poder que ela tem só acontece com a luz, então a noite só retira ar bom para ela respirar. Enquanto elas estão crescendo a quantidade de ar ruim que ela come é maior que o ar bom que ela usa para respirar porque ela precisa se alimentar mais para ficar fortona, tipo a gente, entendeu?! Quando elas estão adultas as coisas ficam quase iguais, tipo os adultos sabe?! Só crescem para o lado, como diria o meu pai.


Por isso minha mãe diz que é muito importante sempre termos novos verdes crescendo assim compensamos os puns que soltamos durante a vida! Sabia que o Brasil tem uma das maiores reuniões de verdinhas plantadas em todo mundo?! Pois é... temos muitas florestas, mas fiquei muito triste outro dia quando vi na televisão que muitas delas pegam fogo nesta época do ano. Acredita que tem gente que queima verdinhas de propósito, só para poder ganhar dinheiro depois?! Sacanagem!
Fonte: peregrinacultural.wordpress.com
Ilustrção: Maurício de Sousa


Depois que ouvi isso resolvi inventar uma brincadeira, plantei uma árvore e vou cuidar dela até ficar grandona, assim terei alguém para contar meus segredos sem correr o risco dos outros ficarem sabendo. Quer brincar também?! Clica aqui (na palavra aqui), encontrei um lugar bem legal que ensina como fazer.


Agora deixa eu ir, o Fédi quer comer e não me deixa quieto, nos vemos no sábado, este agora viu! A Hora do JUCA vem aí! A partir das duas da tarde hein!? No mesmo lugar, não esquece! Já estou contando os minutos!! Quer saber onde? Aí do lado tem um mapa, é só clicar!!


Tchau!





Nenhum comentário:

Postar um comentário