DIÁRIO POLICIAL                    FOLHA PRISIONAL                    MUNDO JURÍDICO                    EDUCAÇÃO & FUTURO                    FÓRUM DA SAÚDE

 

 
Diretoria

Objetivos 

Associados

Eventos

Departamento Jurídico

Contato
 

Sindicato, federação e a SAP.

Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá

Papel importante, mas pouco compreendido pelas entidades, na articulação politca necessaria ao sucesso de projetos de grande envergadura em Brasilia.

 

 

                                                                                                                                                 Nossa força em Brasilia
UNVEREINBARKEITSERKLARUNG

Vigiar e Punir

Hoje, passados dez anos da Implantação da era Nagashi no Sistema Prisional Paulista, que levou ao levante do Crime Organizado do Dia das Maes de 2006, que me levou a criar a ANDESP, naquele mesmo ano, e face ao momento historico que atravessamos, como bem salientou o Ministro Marco Aurelio, no plenario de 09/06/2011, quando o Dr. Wladimir Reale, juntamente com outros nobres Juristas defenderam o Direito dos Servidores Publicos, ao cumprimento do Art. 37 da Constituição Federal de 1988, convido os Colegas do Sistema Prisional de Todo Brasil a refletir o papel dos servidores publicos brasileiros, e o nosso papel, na evolução do Estado Democratico de Direito.

Muitos não entendiam, em 2004, a aprente "mudança de lado", efetuada uma vez que havia apreciação dos temas teoricos propostos pelo antigo Secretario, até o ano de 2003, tinham minha simpatia, e na entrvista que eu efetuei no DIARIO DE SÃO PAULO, em 2004, mostrava uma clara cisão com a postura até aquela época adotada.

Vigiar e Punir

Um Brilhante filosofo francês, chamado Michel Foucault, nascido no inicio do século passado, dentre vários trabalhos brilhantes, tinha uma visão peculiar e revolucionária sobre instituições prisionais, seus propositos dependendo das sociedades às quais estavam inseridas e principalmente, das possibilidades de releitura, dessas mesma origens e propositos.

Uma das posturas adotadas pelo antigo secretario do Sistema Prisional Paulista foi sua idéia de passar a Administração Penitenciaria para a Educação, o que particularmente me encantou, pois como àvido estudante de Filosofia, meu trabalho de mero obesrvador do mundo alienígina das prisões poderia assumir uma dimensão absolutamente inédita no Continente Americano.

Na Europa, Alemanha, França Belgica, Dinamarca já há ensaios historicos de tentativa de resolução de conflitos e desigualdades sociais, suas causas e prováveis soluções.

Mas nas Americas, a postura para o Sistema Prisional é quase Medieval.

Em 2006, após os inumeros assassinatos, motins e vandalismos ocorridos no Estado de São Paulo, que confirmaram minhas previsões em 2004, pois a postura adotada pelo então secretário era indentica a do falecido ex-Governador do Rio de Janeiro, Leonel Brisola, ao contrario do que as correntes "opressoras" do Sistema propunham, de segregação de segmentos sociais, leia-se neste contexto, tambem as atividades de Serviço Publico, eu acretitava em uma "coalisão" destes diversos segmentos, para obtenção das conquistas que doravante se fariam necessárias, e que só seriam possivel com a união de segmentos aparentemente distintos, senão," opostos".

Hoje, diante da Repercussão Geral sobre o art. 37º da CF de 88, graças ao empenho da Dra. Cibele Carvalho Braga e do Dr. Wladimir Reale, temos a certeza que as superficialidades e bobagens que sempre anuviaram o real proposito do papel dos Servidores Publicos brasileiros, na manutenção do Estado Democratico de Direito é de extrema importancia.

Desta data em diante, tenho mcerteza que um novo ciclo se inicia, para a evolução de nossa Sociedade como um todo, e a importancia do fiel desenpenho das atividades de cada Servidor Publico, em cada esfera de Poder, desempenha, para nossa Nação.

Rio de Janeiro 03 de Julho de 2011.

Rubens Rodrigues

Presidente

 

 

 

Liberte sua mente...

"Eis que te enviarei como um cordeiro para um covil de lobos, seja manso como a pomba e astuto como a serpente, pois os homens te levarão aos Tribunais."

Mateus 10:16

.bin