domingo, 13 de maio de 2012

Idade Antiga ou Antiguidade


 A antiguidade é o período que se estende entre 4000 a. C. a 3500 a. C. até a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C. Na Antiguidade a Geografia era um conhecimento utilizado, principalmente para desenhar roteiros a serem percorridos e para informar os recursos a serem explorados em um determinado lugar.
Assim sendo, o homem põe em movimento as forças naturais de seu corpo, a fim de apropia-se dos recursos da natureza imprimindo-lhes forma útil a vida humana. Então, o espaço geográfico foi sendo visto como uma segunda natureza ( cidades, agricultura, estradas instrumentos de trabalho e etc.).
Os mapas elaborados pelo povos da antiguidade tinham  a função de delimitar fronteiras, localizar água, terras férteis, rotas de comércios, entre outros. Inicialmente, havia a concepção de que a Terra tinha a forma de um disco com massa continental que flutuava na água.
As primeiras civilizações da antiguidade desenvolveram atividades relacionada ao espaço natural que ocupavam. No vale dos grandes rios como o Nilo e o Eufrates a economia baseava-se na agricultura. Já os povos que viviam próximos ao mar, dedicavam-se à pesca, navegação e ao comércio marítimo. Nesse sentido,  os povos da antiguidade- egípcios, mesopotâmicos, fenícios, hebreus e persas- desenvolveram-se em geral às margens de grandes rios.

A partir da contribuição dos gregos, o conhecimento geográfico recebeu grande impulso na antiguidade . Tais contribuições decorrem do posicionamento geográfico da Grécia, que possibilitou a navegação, o comércio e o domínio sobre os povos do mediterrâneo, além do desenvolvimento social, político, econômico e cultural.
Os gregos realizaram estudos sobre sistemas agrícolas, sistemas de montanhas, técnicas de uso do solo, os rios com variados regimes, a distribuição das chuvas, a sucessão das estações do ano, o relacionamento entre campo e cidade, entre outros. O conhecimento geográfico era produzido pelo senso comum e filosófico, pois era possível a um filósofo realizar estudos de cunho geográfico.

 Alguns importantes filósofos:

Tales de Mileto (640- 558 a.C) além de ser filósofo, era considerado matemático, astrônomo, físico e realizou estudos de interesses geográficos. Ele concebia a Terra como um disco boiando sobre a água.


Anaxímenes de Mileto (610-547 a.C) filósofo e meteorologista, contribuiu na distinção dos planetas e estrelas e nos princípios do Geocentrismo.


Hipócrates(460-350a.C) para ele, era necessário localizar e conhecer cada lugar para fazer uma correta avaliação dos hábitos, costumes e aspectos físicos de cada lugar, além de vários outros estudos.


Heródoto ( 485-425 a.C)  contribuiu bastante para o conhecimento geográfico, foi o primeiro a fazer um elo entre História e Geografia, estudou as populações e suas características e é considerado o pai da História.



Bibliografia: RODRIGUES, Auro de Jesus, 1996, Geografia: Introdução à Ciência Geográfica/ Auro de Jesus Rodrigues. _ São Paulo; ed. Avercamp, 2008


5 comentários:

  1. Hipocrates . Eratostenes . Hiparco e ptolomeu tambem contribuiram

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela resposta perfeita! 👏👏


    ResponderExcluir
  3. Boa noite pessoal , eu preciso de alguém licenciado em geografia (geociências ),para me ajudar em identificar um problema de pesquisa ,desde que seja um problema criativo ,que dá um benefício a população

    ResponderExcluir