segunda-feira, 4 de maio de 2009

Qualificação ABENDE


Lançamento da Certificação de Pessoal em Acesso por Corda
Muitas categorias profissionais utilizam o acesso por corda para desenvolver suas atividades nas alturas. A legislação trabalhista seguida de normas regulamentadoras assegura as práticas recomendáveis para prevenção de acidentes. Com isso, a indústria, para estabelecer requisitos de qualidade, desempenho, segurança, procedimentos, padronizar formas, entre outros, desenvolveu a normalização nacional para o segmento, por meio da Comissão de Estudo Especial (CEE) da ABNT para Acesso por Corda.
A ABENDE secretariou essa comissão, desde seu lançamento, e desenvolveu normas técnicas para instituir padrões de trabalho, aumentando o nível de qualidade do serviço realizado e a segurança dos profissionais envolvidos. Em 2007 foi publicada a primeira norma, a NBR 15475 - Acesso por Corda – Qualificação e Certificação de Pessoas - que estabelece o sistema para a qualificação e certificação de profissionais de acesso por corda por um organismo de certificação, e mais recentemente, em agosto de 2008, a NBR 15595 - Acesso por Corda - procedimento para aplicação do método que define a sistemática para aplicação dos métodos de segurança do profissional, de sua equipe e de terceiros no acesso por corda.
As normas se aplicam às atividades de ascensão, descensão, deslocamentos horizontais, resgate e auto-resgate dos profissionais e da equipe de acesso por corda, com restrições em combinação com dispositivos têxteis e mecânicos de ascensão, descensão e de segurança, para o posicionamento em um ponto ou posto de trabalho, estando em locais de difícil acesso, onde cordas são utilizadas como os principais meios de acesso.
Após esse processo normativo, a associação decidiu atender às necessidades de muitos profissionais de END e Inspeção que utilizam o acesso por corda para realizar seu trabalho, constituindo um Comitê Setorial em Acesso por Corda. No momento, o grupo trabalha no desenvolvimento de documentos para viabilizar essa certificação, para atender à demanda dos profissionais que precisam utilizar o acesso por corda para seu trabalho.
É importante ressaltar que a certificação dá ao profissional um atestado de competência geral em acesso por corda. Ela não representa uma autorização para realizar a atividade, uma vez que a responsabilidade é do empregador. A certificação não se aplica às atividades de esporte de montanha, turismo de aventura e serviços de emergência destinados a salvamento e resgate.
Em 6 de outubro a ABENDE abriu o processo de reconhecimento para profissionais de Acesso por Corda como Nível 1, 2 e 3, conforme a norma ABNT NBR 15475 e a NA-006, em que reconhece os profissionais, atestando que os mesmos atendem aos pré-requisitos e que estão aptos e capacitados para a atividade com acesso por corda. Com isso, instituem-se ao mercado padrões de qualidade e segurança. O reconhecimento fica válido por seis meses. Após encerrado o reconhecimento, o profissional terá que participar do processo de qualificação e certificação, realizando provas teórica e prática.