quarta-feira, 16 de junho de 2010

ARTIGO - Evolução do ensino da Contabilidade no Brasil: Uma análise histórica


Octávio A pesquisa histórica identificar Permite, resgatar, e analisar marcos Relevantes da Evolução da Sociedade, no Mundo e no Brasil. Um marco Importante É o Impacto das ocorrências econômicas, Políticas e sociais no ensino, pois ATSI demandam Mudanças Profissionais Preparados Bem Mais. Em função do exposto, Este Trabalho Apresenta o Resultado de Pesquisa realizada NAS áreas de Contabilidade e Economia, Sobre uma Evolução do ensino de Contabilidade no Brasil, EO Que Impacto Eventos ALGUNS econômicos, políticos e sociais tiveram nessa Evolução. A Pesquisa e histórica, documental, bibliográfica e descritiva. Foi analisada uma Legislação Nacional Sobre o ensino comercial e Contábil, promulgada no Brasil, do século XIX Até OS ATUAIS dias. Foram identificadas ocorrências Relevantes No cenário nacional, a Partir da Chegada da Família Real, em 1808, e OS Efeitos Que esse fato e Outros Que se sucederam tiveram Sobre a Regulamentação do ensino da Contabilidade no Brasil. Os resultados obtidos permitiram identificar Como ALGUMAS ocorrências econômicas, Políticas e sociais afetaram o ensino Contábil EA Como uma forma Legislação analisada Evoluiu Até os dias atuais. A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevante da evolução a sociedade, no mundo e no Brasil. Um marco importante é o impacto das ocorrências econômicas, políticas e sociais na educação, pois tais mudanças demandam profissionais mais bem preparados. Em função do exposto, este trabalho apresenta o resultado de pesquisas realizadas nas áreas de Contabilidade e Economia, sobre a evolução do ensino de Contabilidade no Brasil, e o impacto que alguns eventos econômicos, políticos e sociais tiveram nessa evolução. Este é um histórico, pesquisa, documentação bibliográfica e descritiva. Foi analisada a legislação nacional sobre ensino comercial e contábil no Brasil, desde o século XIX até os dias atuais. Ocorrências relevantes no cenário nacional a partir da chegada da Família Real em 1808 tinham sido identificadas, e os efeitos que esse fato e outros que se sucederam tiveram sobre a regulamentação do ensino da Contabilidade no Brasil. Os resultados obtidos permitiram identificar como algumas ocorrências econômicas, políticas e sociais afetaram o ensino de contabilidade, e a forma como a legislação analisada evoluiu até os dias atuais.

Fonte: Rev. contab. Financ. [Online]. 2007, vol.18, n.spe, pp. 19-32.

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