segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Processos de Obtenção de Requisitos – Parte (2/8) – Questionário

Os questionários podem ser um excelente método para obtenção de requisitos como forma complementar a uma entrevista.
Pode ser tentador utilizar o tempo dedicado a uma entrevista para o planejamento e envio de inúmeros questionários a serem respondidos, mas não existe nenhum substituto para o contato pessoal, construção do entendimento e interação em formato livre da técnica de entrevista.
A técnica do questionário tem os problemas:
  • Questões relevantes podem não ser levadas adiante;
  • As suposições utilizadas no planejamento das questões influenciam nas respostas;
  • É difícil explorar novos domínios e não existe interação para explorar domínios que precisam ser explorados;
  • Respostas não claras ou ambíguas do usuário podem levar a conclusões e definições incorretas.
No entanto essa técnica pode ser aplicada com bons resultados após a entrevista inicial para validar ou complementar suposições, para informações/questões com um número limitado de escolhas/respostas, para num número muito grande de usuários (usuários principais poderão passar por entrevistas e outros usuários responderem questionários) e para levantamentos estatísticos.
Quanto maior o entendimento de um universo, maior a possibilidade de um questionário ser bem utilizado, mas em momento nenhum deverá ser utilizado em substituição à entrevista.

Fonte:
LEFFINGWELL, Dean; WIDRIG, Don. Managing Software Requirements. 1. edição, Reading MA, Addison-Wesley Professional. 1999.

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