quarta-feira, 1 de junho de 2011

Causas de Fracasso de Projetos de Desenvolvimento de Software

Periodicamente é realizada no Brasil a Pesquisa Archibald & Prado (ocorreram nos anos de 2005, 2006, 2008 e 2010) onde organizações de diversos portes e ramos de atividade respondem um questionário a respeito de projetos realizados.

Na pesquisa realizada entre setembro e dezembro de 2010 participaram 345 organizações brasileiras e num dos tópicos analisaram as 3 principais razões do fracasso no desenvolvimento de software. O gráfico abaixo mostra as causas apontadas:


O conceito de fracasso utilizado na pesquisa foi: "projeto foi paralisado ou o produto/serviço entregue não está sendo utilizado por não atender às expectativas dos usuários ou o atraso foi tal que implicou em perdas para o negócio. O usuário/cliente ficou profundamente insatisfeito."

Frequentes mudanças de escopo (76%)
Freqüentes alterações de prioridade (34%)

Alterações em necessidades do cliente e identificação de novas necessidades é um fato comum dentro dos projetos de desenvolvimento e um processo formal de Gerenciamento de Mudanças se faz necessário para manter os controles de prazo e custo.

Ocorre que uma mudança muito grande (sendo ou não uma alteração no escopo) e não esperada fará com que qualquer margem de segurança ou plano de contingência percam a sua eficiência ou se tornem inúteis.

Tal ocorrência força a uma renegociação entre cliente e fornecedor, mas nem sempre cliente pode alterar seu investimento no projeto ou conceder mudanças no prazo de entrega e nem sempre o fonecedor pode assumir maiores custos com o projeto alterando assim sua receita (em casos graves podendo chegar até a uma receita negativa).

Comprometimento insuficiente ou inadequado das áreas usuárias envolvidas (38%)
Comprometimento insuficiente ou inadequado da alta administração (7%)

Diversos motivos podem levar a um "boicote" por parte de usuários chave. Usuários frequentemente são resistentes a grandes mudanças, mas eventualmente podem estar envolvidos demais com as atividades cotidianas e sem tempo disponível para dedicação ao projeto.

Usuários podem se desinteressar do projeto ao perceberem que gestores de cargos mais altos não estão comprometidos. Sem apoio desses gestores outras atividades receberão maiores atenções.

Em qualquer causa identificada, é importante que sejam procuradas soluções e buscado um maior envolvimento dos usuários. Em casos graves tem que existir uma requisição para que usuários participantes do projeto sejam substituídos. Uma permanência com esse problema levará a problemas no cronograma e consequentemente a estouro no prazo final do projeto.

Precariedade de método, ferramentas e técnicas para o gerenciamento dos projetos (38%)
Insuficiente capacidade gerencial dos Gerentes de Projetos (7%)

Processos formais de gerenciamento de projetos, como por exemplo o Guia PMBOK do Project Management Institute, são importantes para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado por diferentes áreas e especialidades durante o projeto possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais envolvidos.

Quanto maior e mais complexo o projeto, maior a necessidade de diferentes profissionais e equipes conseguirem atuar em conjunto com eficiência.

Tamanho da carteira de projetos muito além da capacidade de atendimento do setor (31%)
Habilidade técnica da equipe, em T.I., insuficiente ou inadequada para os desafios (7%)

A demanda cada vez mais crescente das empresas por tecnologia também exige cada vez profissionais mais qualificados. O problema central é que maior qualificação exige maior investimento, mas acompanhando notíciais, percebo que nem governo e nem indústria privada querem arcar com esses custos, deixados para investimento maior dos profissionais interessados e quem possam pagar esses custos.

É importante uma parceria maior entre universidades e indústrias privadas, a fim de qualificar profissionais com necessidades reais do mercado.

Falta de recursos humanos, financeiros e materiais (24%)
Estudo de Viabilidade incompleto ou incorreto (21%)
Prazos inexeqüíveis (17%)
Riscos não adequadamente gerenciados (14%)


Um planejamento adequado feito com processos adequados minimiza problemas com prazos e custos. Da mesma forma uma Análise de Riscos poderá prever contingências e provisões para muitos problemas que podem ocorrer durante o projeto. Mas alterações muito expressivas durante a execução de um projeto poderão fazer fracassar qualquer planejamento.

Ocorre que pressões por soluções rápidas pode forçar que um projeto seja aprovado com uma expectativa de conclusão não viável. Nem sempre argumentos de profissionais responsáveis poderão persuadir uma reavaliação de projetos com essa característica.

Conforme um professor meu dizia, com tantos riscos, problemas e possibilidades de fracasso que ocorrem e projetos bem organizados acabam fracassando, existe uma solução concreta?
A solução concreta não existe, mas fazer de forma adequada favorece uma maior chance de êxito e fazer de forma incorreta chances mais certas para o fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário