segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

DIA DO EVANGÉLICO

Alguém pode até não acreditar, mas como o Acre é muito rico, região de Primeiro Mundo, a começar pelo fuso horário, pode se dar ao luxo de parar tudo amanhã por causa do "Dia do Evangélico".

A data do feriado estadual foi instituída em 2004 pelo então governador Jorge Viana, que sancionou projeto aprovado pela Assembléia Legislativa, de autoria do deputado Helder Paiva.

Quando o tal dia foi criado (leia), ainda tiveram o cinismo de alegar o seguinte:

- A aprovação da lei criadora do "Dia do Evangélico" é mais uma demonstração de que o trabalho desenvolvido pelos deputados acreanos visa beneficiar toda a população, independentemente de cor, raça, orientação sexual ou mesmo da religião.

Política pequena e fanatismo são capazes de qualquer coisa. Será que ninguém foi capaz de mensurar o prejuízo causado pelo feriado à nossa combalida economia?

O "Dia do Evangélico" é uma manifestação de intolerância para com os fiéis das demais religiões, algo bem típico da lendária Sucupira.

Imagine se outros exigem feriado estadual para o Dia do Mulçumano, Dia do Judeu, Dia do Católico, Dia do Daimista, Dia do Espírita, Dia do Macumbeiro...

11 comentários:

Anônimo disse...

Altino, acostumada a sua acidez habitual, deixo o comentário apenas para dizer que como evangélica, não concordo com o feriado. Entretanto, ressalto que não há nenhum desabono de sua parte aos feriados de sexta-feira "santa", corpus christi, 12 de outubro, e demais padroeiras comemorados regionalmente. Também não lembro de nenhum post seu comentando que aqui no Acre nós temos 3 feriados cívicos: 15 de junho, 6 de agosto, 17 de novembro. Some-se ainda o dia da amazônia, os 2 aniversários de RBR... Ou seja, essa cultura de feriados não está sendo inventada pelos evangélicos, é tradição (infelizmente) cultural brasileira.

Anônimo disse...

Boa Raquel...!!!

Anônimo disse...

O fato da senhora Raquel, evangélica, não concordar com os feriados em geral, inclusive com o que premia seu próprio grupo religioso, apenas evidencia o que todos nós já sabemos. Alguns políticos perdem muito tempo com projetos de ordem bajulatória na pretensa esperança de angariar votos deste ou daquele determinado grupo, enquanto projetos importantes de cunho social elevado são relegados a planos secundários. Dona Raquel, é por isto que gosto da "acidez" do Altino. À exemplo da acidez dos oceanos primitivos que permitiu o surgimento da vida, a "acidez" do Altino permite que cheguem até nós comentários cheios de equilíbrio e sem o "ranço" do fanatismo como os seus.

Anônimo disse...

Já se foi 8 dias de feriados, só com o que Raquel citou... Acho que temos um mês de férias (feriados) aqui no Acre, fora os de caráter Nacional! Hehehe...

Trabalho em Instituição Federal e amanhã, como já disse a secretária da superintendência: "Ninguém precisa vir amanhã, é ponto facultativo!" Toooinnnwoinn...

Um bom, sei lá o que, amanhã e sempre pra todos!

Só no Acre mesmo!

Anônimo disse...

Bom, nessa data devemos comemorar o que?
Os dolares da igreja renascer?
O novo filme da Gretchen?
=====================================

Sem falar que hoje tbm é o dia do Ex.
Ex-drogado. Ex-pilantra. Ex-gay e dentre tantas outras variantes do tema.

=====================================

Receba!
Oh! Glória!

Anônimo disse...

Pergunto: quando teremos os feriados do dia do mulçumano, do judeu, do católico, do espírita, do macumbeiro, do ateu, do atoa?

Anônimo disse...

O dia do atoa já temos... vários!

Anônimo disse...

Com tantos problemas GRITANTES em Rio Branco é de se indignar que o grupo evagélico da camara municipal criem - pra puxar o saco - mais esse feriado. É claro que temos que respeitar o dia do evangélico, assim como os feriados dos santos da igreja católica. Mas criar mais um feriado parando a máquina administrativa e a estrutura bancária essa é demais, "vereadores" andem pela periferia, andem pelos bairros alagados, mas andem mesmo, não vão apenas nos programas de entrevista locais falando que vão criar projetos para "beneficiar" a sociedade que isso todos sabem que é lorota. Eu moro na periferia e tenho parentes e amigos espalhados pela cidade, nunca se viu um "vereador" pisar no bairro depois das eleições.
- Alagamentos, falta de estrutura nos postos de saúde, ruas esburacadas, ruas sem asfalto, ruas sem calçamento, assaltos, eleitores passando fome, eleitores sem emprego, eleitores sem pespectiva, eleitores sofrendo na fila do INSS que ninguem nunca tomou providência. Nossa é tanto problema e esses senhores criando mais um feriado, isso é dois peso e duas medidas, então terão que criar o feriado em homenagem ao dia do Santo Daime, ao dia do Candoblé, ao dia do espiritismo, ao dia da umbanda.
Bom tenho uma sugestão, que tal criarmos o feriado em homenagem ao dia do "político-incompetente".

Anônimo disse...

Altino é inconcebivél um feriado desse porte, abre um precedente perigoso e desagregador. como praticante e atuante no culto Afro-Brasileiro fico temeroso no que pode vir pela frente...sem mais...Axé para todos e todas....

Anônimo disse...

Não vejo pq tanto se fala mal do "dia do evangélico", se a maioria dos feriados nacionais são dias de "santos" e "padroeiras", e não vejo ninguém reclamando disso, se é pra acabar com os feriados q sejam todos, começando pelo carnaval, q já foi estendido à uma semana. Hipocrisia!

EDISON CAMPOS disse...

Na minha empresa não exite esses feriados. Mas hoje não deu para eu ir. Será que estou amparado por esta lei? Eu vou ter que assinar uma advertência, quem pode me dizer se estou legal?