quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um pouco do processo de seleção de emprego

Não sei se sou eu que não tive muitas experiências participando de processos de seleção de emprego no Brasil, mas acho as coisas aqui no Canadá estranhas. Não que já tenha muita experiência por aqui, mas já da para escrever alguma coisa sobre o  assunto.
Primeira grande diferença é o tempo que demora o processo, desde a abertura para submissão dos resumes até a contratação. Sem dúvida nenhuma o tempo médio é bem maior do que dois meses. Existem casos que entram em contato com você mais de um mês depois de você ter enviado o seu resume. Algumas vezes não dá nem para lembrar mais os detalhes do jobposting e da empresa. Então uma primeira dica. Controle direitinho todas as submissões, guarde uma cópia do seu resume enviado e o job posting publicado.
Outra coisa engraçada é que existe um protocolo muito previsível, e estando bem preparado suas chances aumentam muito. O primeiro contato normalmente é para marcar uma entrevista por telefone. Nesse momento inicial é comum a interação ocorrer com o pessoal do RH, então não se preocupe com perguntas muito técnicas, o que acontece são as chamadas behavior question. É meio chato, pois são perguntas do tipo: Você já esteve em uma situação de stress com um membro da equipe? Relate e explique como resolveu. O complicado nessa hora não são as perguntas, pois a maioria delas se responde com suas experiências prévias, bom senso ou criando uma estorinha, o difícil é o telefone, que acaba sendo um desafio para muitos imigrantes. O motivo para tornar essa etapa um desafio é que é bem mais fácil entender e se fazer entender em uma interação face a face do que ao telefone. Para essa primeira etapa existe muito material para preparação na internet, com lista de prováveis perguntas e boas respostas. Um bom estudo ajuda muito.
Outra dica que recebi em um curso que fiz aqui é que deve-se preparar previamente algumas estorinhas sobre situações que você passou nos seus empregos anteriores. Por exemplo, estórias de sucesso em algum projeto, problemas com um colega de trabalho ou talvez um caso onde voce utilizou algumas das suas skills. Na verdade a idéia é ir bem treinadinho e falar tudo que é  importante de uma maneira bem natural, sem esquecer nada.
Caso você passe nessa etapa entram em contato novamente para marcar a entrevista presencial. A espera pelo resultado da 1a entrevista é meio estressante e pode demorar mais de uma semana. Uma vez selecionado pode esperar mais um tempinho até sua entrevista presencial, já vi casos de ter que esperar 3 semanas entre a resposta da primeira e a realização da segunda.
A entrevista presencial é algo mais parecido com o que imaginava quando ainda estava no Brasil, mas também muito estressante, pois o nervosismo bate quando se entra na sala e vê os entrevistadores, parece até uma banca de Mestrado (rs). Em uma entrevista eu fiquei uma hora e quinze minutos sendo sabatinado por 3 pessoas. Depois dessa entrevista pode esperar mais umas duas ou três semanas para o resultado final. E haja coração (rs). Nessa segunda entrevista as questões também são previsíveis e muito em cima do Job Posting  e do seu resume. Um bom estudo também ajuda muito.
Bom, por enquanto é isso.
Um abraço
Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário