domingo, 1 de julho de 2007

Tendas indígenas

Os índios americanos, por suas características semi-nômades, sempre desenvolveram habitações e abrigos de fácil transporte, montagem e com matéria prima abundante em seu ambiente.
Os índios do alto xingu, como outros que viviam de forma plena no território brasileiro, moravam em ocas e malocas. É importante ressaltar que as habitações não eram unifamiliares, mas sim comunitárias, o que as transformam em grandes estruturas. Essas construções têm formato ovalóide e são dispostas perifericamente ao centro da tribo. Essas estruturas têm caráter efêmero, mas não portátil. Apoiada em pilares de madeira, que também servem para amarrarem-se as redes para dormir, as ocas e malocas são fechadas com palha. Não existem janelas, as únicas aberturas são as portas e uma abertura contínua entre a parede e o teto, que ajuda na circulação de ar e permite a entrada de iluminação.
Já os índios da América do Norte, como os iroquis, também viviam de forma nômade, muito por causa do clima frio, que os impede de habitar essas áreas de forma permanente. O clima também é responsável pelo formato que o abrigo tem. Como um cone, com estruturas finas de madeira e fechado com couro de animais, o abrigo consegue reter grande parte do calor.

Nenhum comentário: