terça-feira, 24 de agosto de 2010

Top 5 - As cervejas mais vendidas do mundo

É com muito prazer que hoje o Blog Ressaca sem Fim trás até vocês a lista das 5 marcas de cervejas mais vendidas do mundo. Me surpreendi enquanto pesquisava as marcas, ao ver que a Heineken não estava no Top five. E mais ainda ao ver duas marcas brasileiras, já que a Skol, não é nacionalmente brasileira, mas tem no Brasil sua sede e também seu maior mercado. (Porra, só faltou eu dizer "Respeitável público" na introdução desse texto ein?)

1º - Bud Light


A Bud Light é um dos produtos da Cervejaria Budweiser. Lançada em 1982 a Bud Light era uma versão mais leve e fraca da Budweiser original. Em 1994 graças a uma campanha publicitaria muito inteligente, fundamentada na frase: "Make it a Bud Light", se tornou a cerveja Light mais vendida dos EUA e em 2001 superou a própria Budweiser original, se tornando líder em vendas do mercado americano, e por consequência, mundial.

2º - Budweiser


A história da cervejaria Americana Budweiser tem início em 1860 nos EUA mas sua primeira garrafa foi colocada a venda somente em 1876, se tornando assim a primeira cerveja nacionalmente americana. O nome Budweiser foi inspirado em um local chamado Budweis, que ficava em uma região distante da República Checa. O faturamento anual da marca no mundo hoje é de aproximadamente US$ 13 bilhões.

3º - Skol


A Skol, marca de propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg é a cerveja mais vendida do Brasil. Seu nome tem origem na palavra sueca skal, que significa "à vossa saúde", algo como o "saúde" que antecede brindes. Foi lançada na Europa em 25 de Agosto de 1964 (olha só, amanhã é aniversário da Skol, venci na vida), chegou ao Brasil em 1967. A marca sempre ficou marcada por diversas inovações; foi pioneira no lançamento da cerveja em latas, a boca redonda das latas entre outras inovações.

4º - Corona


Cerveja com limão. Para a maioria dos cervejeiros do mundo isso pode soar até como heresia, mas para os adoradores dessa marca de cerveja oriunda do México não é bem assim. Lançada em 1925, passou a ser envasada em garrafas transparentes no ano seguinte. Em 2001 ultrapassou a Heineken como cerveja estrangeira mais vendida dos EUA. Uma curiosidade: A cerveja é sempre apresentada com um limão no gargalo e a explicação é simples: por conta do vidro transparente, quando mal armazenada a cerveja fica com um gosto ruim, que é disfarçado pelo limão.

5º - Brahma


A Brahma, única marca genuínamente brasileira desse top 5, chegou a esse posto, de 5º cerveja mais vendida do mundo somente em 2006, quando ultrapassou a holandesa Heineken. Fundada no Rio de Janeiro em 1888 pelo suíço Joseph Villiger, teve seu nome inspirado provavelmente pelo inventor da válvula de Chopp, o inglês Joseph Brahma. Ocupa atualmente o posto de segunda cerveja mais vendida do Brasil, perdendo apenas para a Skol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda aqui no Blog Ressaca Sem Fim.

Blog Ressaca Sem Fim 2011/2012 - Todos os Direitos Reservados.