Resenha do Livro “A Bailarina Fantasma”

3 jan

Piruetas do Além

 ou desvendando o mistério da Bailarina Fantasma

 

H

  

istórias de fantasmas que aparecem em teatros são comuns pelo mundo todo, até conferem um certo charme aos turistas com suas lentes de plantão para quem sabe  flagrar o espectros. No Teatro José de Alencar em Fortaleza uma Bailarina Azul costuma dançar pelo palco, quando os holofotes se apagam e a platéia vai embora. Há quem diga que até já fotografou a “enxerida”. Socorro Acioli seguiu o rastro da “moça de outro mundo” e escreveu uma história interessante.

O livro “A Bailarina Fantasma” foi escrito para o público juvenil, no entanto a leitura não se restringe a agradar apenas a estes leitores. Quem quer que abra este livro vai se deparar com uma narrativa atraente desde as primeiras linhas, ainda na apresentação das personagens. Aliás, o livro se mostra como tal desde a “embalagem” A capa fora do esperado, traz cores góticas ao invés de uma bailarina. Sob vários ângulos o Teatro José de Alencar nos é apresentado em fotografias.

O estilo simples e ao mesmo tempo poético prende a leitura, que deve ser feita de um fôlego só, para que não se percam detalhes, cheiros, imagens. Até mesmo porque quando a curiosidade bater, as próximas páginas serão devoradas rapidinho até o final do “Terceiro Ato”.

A escrita de Socorro Acioli tem um quê de sensibilidade, como um “mecanismo” que aciona a imaginação. Impossível ler e não visualizar cena a cena, estar juntinho ao personagem no desenrolar da história. As descrições no entanto, não tornam a narrativa tediosa, conduzem o leitor com um ritmo fluente. A marca da autora está em detalhes (e nem tão detalhes assim) como a mistura de elementos ficcionais e históricos, um dos motivos que fazem este livro merecer uma (ou várias) leitura (s).

A autora Socorro Acioli entrevistou ex-funcionários  para costurar esta história, que conta o mistério da bailarina fantasma através de Anabela, Marcelo, Luciana e da própria fantasma (!) Entre os capítulos surge um romance, algumas perguntas, há o clímax…  Há várias testemunhas reais que relatam o encontro com a bailarina, embora a escritora não tenha conseguido publicar nenhuma foto. Algumas pitadas da história de Fortaleza e do Teatro são registradas por entre o enredo, o que mostra um trabalho de pesquisa que não fica em segundo plano.

Para quem ficou curioso sobre “A Bailarina Fantasma”, vai ter que esperar até o final de janeiro quando o livro será lançado no Teatro José de Alencar.  Quem sabe por entre artistas, escritores, funcionários, amigos e público do lançamento a bailarina não apareça…

 Serviço:

O livro “A Bailarina Fantasma” será lançado  pela Editora Biruta no dia 27 de janeiro, a partir das 16 horas no Teatro José de Alencar. A autora Socorro Acioli fará uma visita guiada, com leitura de trechos do livro.

Sugestão:

Comprar para a sobrinha, mas ler antes de presentear! Ou melhor comprar dois para depois não se arrepender! rsrs

5 Respostas to “Resenha do Livro “A Bailarina Fantasma””

  1. Mônica 06/01/2010 às 21:10 #

    Parabéns pelo seu trabalho!!

    Estudarei para, ao menos, me aproximar de tanto talento.

    Obrigada!

    Môny

  2. Luiza Helena Amorim 08/01/2010 às 21:10 #

    Obrigada, Mônica! Sempre será um prazer recebê-la por aqui. Acredito que em tudo que fazemos precisamos nos profissionalizar, preparar-se. Seu elogio é um estímulo para que eu continue com o blog e outros trabalhos. Mais uam vez obrigada!
    Aguarde novidades.
    bjs

  3. Rômulo Costa 27/01/2010 às 21:10 #

    Luiza, sou louco para ler a biografia da Adísia Sá, mas não acho em canto nenhum. Como a gente pode fazer. Fala comigo pelo email: cromulo13@hotmail.com

  4. Fábia Brasil 03/02/2010 às 21:10 #

    Oi Luiza, vi uma entrevista com a Adísia Sá e achei uma mulher de personalidade marcante.
    Seu nome foi citado, devido ao livro, por ter sido fiel ao que realmente se passou na vida dela. A entrevista foi na tvc.

  5. Emylaine 07/10/2011 às 21:10 #

    eu estou lendo o livro A Bailarina Fantasma é mut bom e mut interessante !

Deixe um comentário