Hotsites – Definição, uso, implementação e exemplo

Este post foi publicado em Maio de 2008 no PortalCentroSul.com, deu bastante retorno de acessos (mais de 1000), então irei replicar aqui também, pois além dos acessos, acho o conteúdo interessante:

Primeiramente irei falar sobre um assunto que gera discussão entre os leigos e entendidos do assunto, publicidade e campanhas online, que é um assunto complexo e não tem como ser explicado tudo em um artigo por isso começamos com a primeira parte, onde irei explicar uma das ferramentas mais utilizadas para esse canal de comunicação.

Hotsites

Primeiramente definição da Wikipédia:

“Hotsite, Micro-site ou Mini-site é um pequeno site planejado para apresentar e destacar uma ação de comunicação e marketing pontual. Normalmente é inserido em Hotspots (Espaços estratégicos para publicidade e banners) de grandes sites ou portais.

Usualmente os hotsites possuem tempo de vida útil determinado, ligado à duração da ação mercadológica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outras.”

A definição da Wikipédia deixa bem claro o que seria um Hotsite, agora eu explicarei de uma forma menos técnica e mais fácil de entender:

Hotsites são sites muito utilizados para divulgar uma campanha online, ou uma camapanha offline que necessite de um espaço para divulgar mais dados sobre a promoção/campanha que não poderiam ser veiculados em modo offline (papel, áudio, etc..) por problemas de espaço ou até mesmo pela interatividade que a campanha necessita requer.

Um hotsite baseia-se no conceito de um site com um foco específico em um produto, campanha/promoção, que tem uma data de lançamento e data de término, como exemplo mais atual temos o hotsite da campanha de “quem é o melhor: maradona ou biro-biro” da Coca-Cola, uma ação que foi veiculada em mídias como televisão e etc, que foi levada para a web para captar métricas de interatividade, medir o quanto as pessoas estão gostando da campanha.

Existem diversas campanhas que podem ser reduzidos os orçamentos quando se escolhe por optar por mídias alternativas (banners, hotsites, sorteios online, etc..) à mídias tradicionais (jornais, televisão, rádio, etc..).

Mas lembre-se: Primeiramente deve ser estudado o público-alvo e a viabilidade de uma campanha online juntamente à uma empresa com conhecimento do assunto, para não colocar dinheiro fora, pois o que mais existe por aí são “empresas” querendo pegar seu dinheiro com pouco esforço e “enrolando” os clientes.

Por hoje seria isso, espero que tenham gostado do primeiro post, no próximo irei explicar um pouco mais sobre campanhas online.

Quem quiser mandar sua crítica, sugestão ou dúvida basta mandar um email: bruno[@]ecbsistemas.com, basta tirar os colchetes que coloco para scanners de spam não acharem meu email nas suas varreduras diárias, nos próximos posts eu explico mais.

Até +!

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