Arquivo | Audiovisual – Cinema e Documentários RSS feed for this section

Mostra reflete sobre imagem e cidade na Vila das Arte

8 dez
A Vila das Artes faz exibição de vídeos produzidos por alunos do II Curso de Realização em Audiovisual durante o ateliê Imagem e Cidade no próximo dia 11 de dezembro, sábado, a partir das 16h. As obras passeiam por temas que abordam aspectos históricos da relação entre imagem e cidade.
Durante a Mostra o público poderá assistir a produção de quatro vídeos realizados pelos alunos. O Ciclo Imagem e Cidade apresentou disciplinas com a orientação dos professores Leonardo Sá, Enrico Rocha, Radamés Rogério, Bruno Andrade, Ruy Vasconcelos, Marcus Faustini, Danilo Carvalho, Marcelo Ikeda, Felipe Bragança, Ivo Lopes Araújo e Dellani Lima. Os vídeos apresentados foram orientados por ex-alunas do primeiro curso Thaís Alberto e Maíra Bosi.
O Curso de Realização em Audiovisual tem por objetivo fomentar um espaço para o surgimento de novas gerações de realizadores capazes de desenvolver parâmetros artísticos para realizar projetos autorais que tenham como suporte os meios audiovisuais. È a segunda edição do curso, que teve início em janeiro deste ano com 40 alunos. Realizado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes o curso é gratuito e recebe a parceria do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, responsável pela certificação.
A entrada é gratuita e a Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone 3252-1444.
Filmografia:
O dia em que levei Eisenstein para passear na praia: segundo Serguei Mikhailovitch Eisenstein “o pensamento humano é montagem e a cultura humana é resultado de um processo de montagem onde o passado não desaparece e sim se reincorpora no presente”. Produção de: Lucas Carvalho, Ticiana Lima, Rafaela Diógenes, Andressa Back, Annádia Leite, Igor Vieira, Hugo Pierot, Rodrigo Fernandes, Victor Furtado, Gláucia Barbosa e Washington Hemmes.
Memórias de Papel: Zé, um vendedor “bike-lanche”, encontra um livro cheio de papéis no banco de uma praça. Inicialmente movido por uma provável recompensa, ele procura entre os papéis soltos, nas fotos, e nas cartas, vestígios que o levem ao possível dono. Nessa busca, Zé passa a se relacionar com esses pertences, apegando-se afetuosamente a elementos que descrevem algumas histórias vividas pelo senhor que perdeu o livro. Produção de: Denise Pereira, Angélica Rodrigues, César Mota, Davi Queiroz, Eduardo Pereira,Eugênio Pacelli, Gabriel Petter e Luiza Pessoa.
Além da Rua: Após pegar escondido uma câmera fotográfica de seu pai, Leo e seus amigos brincam, vivenciando os espaços de Otávio Bonfim, bairro de classe média baixa de Fortaleza, onde mora, passeando pelos lugares por ele já conhecidos e descobrindo outros. Produção de: Natália Viana, Elisa Ratts, Floriza Rios, Júlio Figueroa, Leonardo Ferreira, MarinaMapurunga, Raisa Christina, Sarah Holanda, Tiago Pedro, Claudemyr Barata e Cesar Mota.
Ensaio sobre a Ruína: Um filme sobre a relação do homem com um meio em desconstrução. As ruínas como potencialidade estética e cenário de uma obra. A história insuspeita escondida nos escombros e a vida incrustada em lugares mortos. Produção de: Daniel Bezerra, Amanda Pontes, Amaro Nobre, Artur Dória, Bruno Reis, Camila Vieira, Dryca Lima, Dassayeve Távora e Danilo Maia.
Serviço
Mostra de vídeos do ateliê Imagem e Cidade do II Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. Dia 11, sábado, às 16h na Vila das Artes. Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Inf:: (85) 3252-1444. Grátis. 07/12/2010
Fonte:
Katia Karan
Assessora de Comunicação
Vila das Artes|Prefeitura Municipal de Fortaleza
(55+85) 3252-1444 | 8858-4774
Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Fortaleza -CE|Brasil
** Compartilhe. Colabore com uma política pública e democrática de acesso à cultura

PROGRAMAÇÃO CULTURAL BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA – Agosto /2010

4 ago

Contação de Histórias – Terças-feiras

Dias: 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto.

Horário: 09 h e 14 horas.

“A Inacreditável História de Amor do Cão Chicão”

Autor: Carll Cneut             Com Chicão Oliveira e Luiza Torres.

Horário: 09 h e 14 horas.

Chicão é um talentoso cão de circo. Todo dia ele treina na corda bamba e é adorado por seus fãs. Mas a fama não é tudo, pois Chicão é solitário… Então, um dia, ele deixa o circo e decide procurar um amigo.

“A Fada Feiticeira”

Autora: Brigitte Minne      Com  Chicão Oliveira e Luiza Torres

Horário: 09 h e 14 horas.

Rosamaria não se contentava em ser fada: queria ser feiticeira. A rebelde fadinha briga com a mãe e vai morar na divertidíssima floresta das feiticeiras. Escrita pela belga Brigitte Minne e ilustrada pelo também flamengo Carll Cneut, esta fábula trata das diferenças e dos preconceitos na relação entre mãe e filha. Contada com leveza e graça, A fada feiticeira ensina aos pequenos leitores que os filhos podem trazer novos conhecimentos ao mundo dos pais sem, contudo, abandonar os costumes da família.

“O Colecionador de Pedras”

Autora: Prisca Agustoni          Com Chicão Oliveira e Luiza Torres

Horário: 09 h e 14 horas.

Em “O Colecionador de Pedras” assistimos ao nascimento de uma amizade entre Ambaye e Noémia, dois jovens de famílias pobres que se encontram casualmente na beira de uma rua de terra vermelha, e também acompanhamos o abrir-se para o mundo do garoto que vive encantado com as formas mais diferentes das pedras. Graças à capacidade de escuta e de observação, Ambaye aprende que é possível encontrar sentido e belezas nas coisas mais singelas, e com elas tecer diálogos de afeto com a própria história e com a dos ostros.

Cena Dolor

Espetáculo: “Flor de Obsessão”

Contos de Nelson Rodrigues.       Direção, dramaturgia e atuação: Ricardo Guilherme

Produção: Grupo Pesquisa/Teatro Radical (Fortaleza/CE)

Flor de Obsessão reúne três contos de Nelson Rodrigues (Morte pela Boca, Missa de Sangue, Unidos na Vida e na Morte) publicados na coluna A Vida Como Ela É, mantida pelo escritor nos anos cinqüenta em alguns jornais cariocas, e mais um prólogo e um epílogo concebidos a partir de uma compilação de textos nos quais o autor explicita os temais centrais de sua obra, ou seja, sua obsessiva predileção por histórias em que o amor e morte se inter-relacionam e se completam a partir de personagens que – vivendo situações-limite – precisam matar ou matar-se para provar que amam.

Dia: 12 de agosto.

Horário: 18h 30minutos.

Palestra com Ricardo Guilherme – Dramaturgia: Tradição e Rupturas no Século XXI.  Uma proposta de Ricardo Guilherme: a dramaturgia-poeta e não mais a dramaturgia-repórter.

Dia: 13 de agosto.      Horário: 18h 30minutos.

RICARDO GUILHERME (Fortaleza,1955)  – Ator, dramaturgo e diretor teatral, com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, em quarenta anos de atividade, numa trajetória nacional e internacional. Autor de livros sobre a história do teatro cearense. Contista, cronista e poeta. Jornalista e radialista, com pós-graduação em Comunicação Social. Professor e um dos fundadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará. Diretor do grupo teatral Pesquisa (fundado em 1978) e um dos integrantes da equipe fundadora da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da Rádio Universitária. Formulador da poética do Teatro Radical (1988).

Cine Dolor

Filme: “Raízes do Brasil”

Diretor: Nelson Pereira dos Santos

Dia: 26 de agosto.

Horário: 18h 30minutos.

Sinopse: O filme Raízes do Brasil é um documentário a respeito da vida e da obra do escritor e jornalista Sérgio Buarque de Holanda, realizado através de entrevistas com amigos e parentes do escritor.

Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, Avenida da Universidade, 2572.

Contato para agendamento:

31051299/32543737

Realização: NUPAC – Núcleo de Produções Artísticas e Culturais.

Cariri sediará encontro do PIA

4 ago

Encontro promete agitar a cena artística local com a participação de artistas de diversos estados brasileiros.

O Coletivo Camaradas realiza entre os dias 17 e 21 de agosto o encontro dos PIAdores no Cariri – “A Cidade Não Pára”. O objetivo é conceder mais força à formação de artistas e desenvolver vivências na cidade. Como público alvo estão focados os jovens das zonas periféricas de Crato. Por meio de uma programação ampla que perpassa intervenções urbanas, oficinas, debates, exibição de vídeos, shows e troca de acervos artísticos dos coletivos, os processos de fazer e pensar artísticos serão postos em cheque.

Para participar

As inscrições poderão ser realizadas no CCBNB e na PROEX da URCA, ou nas escolas públicas parceiras. O número de vagas por manifestações ofertadas é limitado.
Evento: encontro dos PIAdores no Cariri – “A Cidade Não Pára”
Data: 17 a 21 de agosto
Horário e local: ver programação

O que é o Encontro dos PIAdores no Cariri?

A Cidade não Para – Encontro dos Piadores no Cariri – O Coletivo Camaradas promove, dentro da programação do IV BNB Agosto das Artes, o 1º encontro do PIA (Programa de Interferência Ambiental) no Cariri. O PIA é uma plataforma de artistas contemporâneos que agrega integrantes de diferentes coletivos do Brasil. O Encontro constará de intervenções urbanas, vivências, oficinas, debates, exibição de vídeos, shows e troca de acervos artísticos dos coletivos.

Oficinas

PARADO EM MOVIMENTO – Ação-grafite-vídeo-pintura
Ministrante: Tales Bedeschi –MG
Vagas: 10
A oficina-ação que resgata o processo criativo do sul-africano Willian Kentridge e as ações do coletivo BLU. A proposta é resgatar personagens e condições de produção local para criação de um repertório imagético que vai dar origem a uma animação em stop-motion. A animação nada mais é que o registro fotográfico da formação de uma pintura em um painel, que, na verdade, será um muro da cidade.
Dias: 18 a 20 de agosto 2010.
Horário: 8h00m às 11h00m
Local: Teatro Raquel de Queiroz

INTERVENÇÃO/ OFICINA – AÇÃO DE CINEMA
Ministrantes: Renata Nascimento e Cauê Rocha – BA
Vagas:10
Ação de cinema é uma intervenção que converte espaços vários em local de exibição de filmes buscando resgatar a experiência coletiva de ir ao cinema como exercício coletivo de convivência, não apenas no ato de ver o filme, mas das conversas pós filme, da possibilidade de compartilhar histórias pessoais.
A oficina é parte preparatória para a Ação, em quatro dias os participantes vão experimentar o fazer cinematográfico de forma simples e objetiva produzindo um pequeno trailler da vida, e das histórias da comunidade ou local escolhido, segundo suas próprias perspectivas. No quarto e último dia será realizada a “Ação de Cinema” onde será apresentado algum curta metragem e o trailler produzido na oficina
Dias: 18 a 20 de agosto 2010.
Horário: 8h00m às 11h00m
Local: Teatro Raquel de Queiroz

PINTURA EM LENÇÓIS
Ministrantes: Kamila Souza e Angélica Gadelha – Fortaleza/CE
Vagas: 30
Utilizando meios de psicologia transpessoal na vivencia conjunta da prática da pintura como meio de facilitar a fluência de idéias, de palavras metamorfoseadas em meio as cores e as formas que para cada ser presente, para cada olhar, identifiquem suas formas de sentir e identificar o que há na cidade. O que há em termos de sentimento perante o espaço físico e nele introduzir o produto final: Os lençóis pintados.
Dias: 18 a 20 de agosto 2010.
Horário: 8h00m às 11h00m
Local: Teatro Raquel de Queiroz

Continue lendo

Começa hoje Festival de Jericoacoara – Cinema Digital

9 jun

A bela praia de Jijoca da Jericoacoara ( CE) quer provar que além do forte potencial turístico em também vocação cultural.  A cidade recebe hoje, a partir das 19hs um Festival de Cinema Digital. Será apresentada uma seleção de filmes novos e antigos, das últimas 5 décadas, com temas como história, esporte, ecologia e outros, traçando um panorama da produção audiovisual tradicional e moderna. Um dos destaques de hoje é o filme “Couro de Gato”, de Joaquim Pedro de Andrade. O curta rodado em 1960 está na lista dos 100 melhores do mundo, segundo críticos europeus. O filme será homenageado pelo seu primeiro cinquetenário.

Na programação, debates, oficina de vídeo e um Seminário com Silvio Tendler –“A Tecnologia Digital e o Futuro do Cinema”. Em exibição especial o festival exibirá “Os Anos JK”, um filme de 1980 falando de 1960. Após a exibição haverá um debate sobre “Audiovisual e História”.

Também em exibição especial “O Auto da Camisinha”, de Clébio Viriato Ribeiro. Com Carri Costa, Chico Anísio e Gero Camilo, o filme ensina, de forma divertida, como e porque usar a camisinha

Confira aqui o que mais vai acontecer por lá