01. Quais são as recomendações gerais para o assentamento do bloco de concreto?
02. Quais são as recomendações gerais para o assentamento da alvenaria do bloco de concreto?
03. Qual é a ferramenta correta para fazer o transporte do bloco de concreto?
04. Qual é a melhor maneira para se evitar acidentes?
05. Qual é o rendimento do bloco de concreto comparado com o tijolo de barro?
01. Como limpar o paver: SUJEIRA GERAL E DETRITOS?
02. Como limpar o paver: LIMO, LÍQUENS E ALGAS?
03. Como limpar o paver: GRAXA E GORDURA?
04. Como limpar o paver: ASFALTO?
05. Como limpar o paver: CHICLETES?
06. Como limpar o paver: MARCAS DE PNEUS?
07. Como limpar o paver: GRAFITE E PINTURA?
08. Como limpar o paver: FOLHAS E BEBIDAS?
09. Como limpar o paver: ARGAMASSA?
10. O que é EFLORECÊNCIAS?
11. Qual é a preparação correta do terreno para o assentamento do paver?
12. Quais as ferramentas corretas para um perfeito assentamento do paver?
13. Qual é a ferramenta correta para fazer o transporte do paver?
14. Qual é a melhor maneira para se evitar acidentes?
15. Qual é a maneira correta de fazer a manutenção do paver?
16. Quais são as vantagens na utilzação do paver?
01. Quais são as recomendações gerais para o assentamento do bloco de concreto?
· Os blocos devem apresentar aspecto homogêneo e compacto;
· Não devem apresentar trincas ou outros defeitos, pois podem prejudicar o assentamento e a durabilidade;
· Devem possuir superfície suficientemente áspera no caso de receberem revestimento;
· Os blocos devem possuir regularidade em suas formas e dimensões para que a modulação da obra possa ser feita já em projeto.
· Os blocos vazados devem possuir espessuras de acordo com as especificações, caso contrário haverá comprometimento da sua resistência.
02. Quais são as recomendações gerais para o assentamento da alvenaria do bloco de concreto?
· Limpar a superfície do bloco retirando toda a sujeira e poeira do local de aplicação da argamassa de assentamento.
· Os blocos são assentados com a base mais grossa para cima. Isto se deve ao processo de fabricação, o qual os blocos de concreto apresentam seção transversal ligeiramente tronco-piramidal. A espessura no topo é menor que a espessura na base.
· Não economizar nível e prumo.
· Trabalhar com linhas sempre bem esticadas.
· Quase não usar colher de pedreiro.
· Utilizar sarrafo de madeira de 10x45cm para colocação da argamassa. Raspar o sarrafo com a argamassa contra o topo do bloco.
· Duas peças de madeira de 10x25cm podem ser utilizadas como "talas" para conter os excessos de argamassa das juntas verticais. Prender com vergalhão 5/16.
· Antes de assentar o primeiro bloco, determinar espessura das juntas verticais e horizontais. Fabricar gabarito de juntas para esta espessura.
· Um perfeito acabamento das juntas é obtido passando-se um pedaço de mangueira plástica sobre a junta. Observar que o diâmetro da mangueira deve ser um pouco maior que a espessura da junta. Apenas um setor circular deve penetrar na junta. Uma ferramenta de acabamento de junta pode ser fabricada na própria obra fixando-se esta mangueira plástica a uma desempenadeira comum de madeira.
· O pedreiro deve trabalhar com um pano para ir limpando excessos de água e argamassa no ato da colocação.
Evitar juntas horizontais ou verticais com mais de 1 cm. de espessura. Se não houver um detalhamento da colocação dos blocos, ensaiar a primeira fiada no comprimento do vão. Verificar in loco espessura da junta vertical e a eventual utilização das peças de acabamento. Idem em relação á altura do vão.
03. Qual é a ferramenta correta para fazer o transporte do bloco de concreto?
Os blocos de concreto para pavimentação são relativamente leves: pesam entre 4 kg a 5 kg. No entanto, o trabalho repetido de transporte e colocação pode prejudicar a saúde do trabalhador, advertem os especialistas. Algumas ferramentas e equipamentos podem melhorar as condições do trabalho e aumentar a produtividade na obra, além de garantir melhor acabamento ao pavimento concluído.
Normalmente, os blocos chegam à obra em paletes, que são descarregados em áreas próximas aos pontos de aplicação. O transporte das peças a um local específico, quando necessário, exige o uso de carrinhos com boa capacidade de carga. Segundo Luiz Carlos Camillo de Oliveira, diretor da Scanmetal, além dos convencionais carrinhos de mão existem modelos semelhantes à mini-empilhadeiras manuais, com rodas pneumáticas, capacidade para 250 kg de carga e preço em torno dos R$ 400,00.
Há também opções próprias para grandes cargas, com capacidade para até uma tonelada de peso, dotada de freios e eixos com rolamentos de esfera, para fazer curvas de 360 graus, o que as torna adequadas para pavers. A versão completa inclui prancha de base com 1,20 m x 0,70 m, caçamba com grades laterais removíveis e traseira fixa. O preço é um pouco alto, em torno de R$ 1.400,00. Deve ser operado por duas pessoas e caso o trajeto tenha um aclive, não pode ser carregado em toda sua capacidade. Portanto, antes de pensar nos equipamentos de transporte, é fundamental planejar os percursos para evitar essas dificuldades.
04. Qual é a melhor maneira para se evitar acidentes?
Acessórios de segurança são outros itens necessários à execução de pavimentos intertravados de concreto. Durante o uso da placa vibratória, o operador da máquina deve usar o protetor auricular, preferencialmente do tipo concha, que custa em média R$ 13,00 a unidade e tem vida útil de aproximadamente um ano. As botas com biqueira metálica são indicadas para proteger os pés contra as eventuais quedas de blocos. Cada par tem preço inferior a R$ 20,00 e a durabilidade estimada é de seis meses.
O uso da máquina policorte requer proteção contra fagulhas, como óculos (cerca de R$ 5,00) e capa (R$ 13,00), cuja vida útil fica em torno de seis meses. Exige também máscara contra pó - as descartáveis (para um dia de uso) custam R$ 0,40 cada e os modelos reutilizáveis saem por até R$ 4,00 a unidade. Também devem ser previstos o uso de luvas de borracha (preços a partir de R$ 3,00 o par) e de capacete (cerca de R$ 6,00 a unidade). Segundo Carlos Barbosa, da loja Arufer, a durabilidade desses acessórios pode ser 30% maior ou menor, dependendo dos cuidados de conservação.
05. Qual é o rendimento do bloco de concreto comparado com o tijolo de barro?
Quantidade de Tijolos E Blocos (Parede De Meia) |
Tipo |
Quantidade por m² de parede |
Dica |
Blocos de concreto
(10cm x 20cm x 40 cm) |
13 blocos |
Compre um pouco á mais por causa das quebras |
Tijolos de barro maciço
(5cm x 10cm x 20cm) |
92 tijolos |
Tijolos cerâmicos (6 ou 8 furos)
(10 cm x 20 cm x 20 cm) |
23 tijolos |
Argamassas para Assentamento |
Aplicação |
Traço |
Rendimento por saco de cimento |
Dicas |
Paredes de blocos de concreto |
1 lata de cimento
1/2 lata de cal
6 latas de areia |
30 m² |
As 2 primeiras fiadas devem ser assentadas com argamassa impermeabilizante. Os blocos devem estar secos quando forem assentados. |
Paredes de tijolos de barro maciço |
1 lata de cimento
2 latas de cal
8 latas de areia |
10 m² |
As 2 primeiras fiadas devem ser assentadas com argamassa impermeabilizante. |
Paredes de tijolos cerâmicos
(6 ou 8 furos) |
1 lata de cimento
2 latas de cal
8 latas de areia |
16 m² |
Atenção: |
1. A lata usada como medida deve ser de 18 litros. |
2. As lojas de material de construção têm argamassas prontas para assentamento. Neste caso, siga as instruções do fabricante. |
01. Como limpar o paver: SUJEIRA GERAL E DETRITOS?
Para remover recomenda-se:
-Varrer e esfregar com escovas de cerdas duras de plástico.
-Se a cor dos blocos se perdeu por baixo da sujeira, esfregar com sabão e água quente.
-Deve-se ter especial cuidado para enxaguar qualquer resíduo de sabão no final do processo de limpeza e cuidar para onde será drenada essa água com resíduos químicos e sólidos que se desprendem.
-Se for utilizada, uma mangueira com pressão normal ou alta, deve-se aplicar o jato num ângulo que não supere os 30 graus em relação ao piso, e na diagonal às juntas predominantes.
-Depois da lavagem recolocar nas juntas areia de selagem, perdida no processo.
02. Como limpar o paver: LIMO, LÍQUENS E ALGAS?
O limo, liquens e algas só crescem sobre os pavimentos com blocos de concreto se sua superfície se encontra à sombra, com fontes permanentes ou freqüentes de umidade, em locais onde haja pouco ou nenhum tráfego e quando não se tenha construído uma inclinação adequada. Se o crescimento de musgo, liquens e algas é indesejável pode-se:
-Raspar e retirar o material acumulado em camadas grossas.
-Aplicar um herbicida especial para limo escovando-se e seguindo as instruções do fabricante.
03. Como limpar o paver: GRAXA E GORDURA?
- Aplicar materiais absorventes, como panos ou toalhas de papel, sem esfregar, para evitar que a gordura penetre ainda mais profundamente sobre a superfície.
- Se a mancha persiste, lavar a superfície com um detergente concentrado e escova, enxaguando com água quente. Se a mancha não desaparecer, lavar a superfície com uma emulsão para retirar a graxa, usando escova de cerdas de plástico e deixando o preparado agir por um determinado tempo.
- Lavar a superfície tratada com água abundante, de maneira que arraste qualquer resíduo de ácido e sólidos que se desprenderam do concreto, para que a superfície não se manche.
- Enxaguar bem.
04. Como limpar o paver: ASFALTO?
As manchas de asfalto (betume ou breu) não penetram no concreto com facilidade. Para a limpeza, proceder da seguinte maneira:
- Deixar secar o asfalto e depois remover com uma espátula ou outra ferramenta similar.
- Se for difícil retirá-lo, aplicar gelo ou um jato de nitrogênio líquido sobre o asfalto, para torná-lo quebradiço, e depois removê-lo com uma espátula.
- Os resíduos finais devem ser removidos com um pó abrasivo. Depois, enxaguar toda a área com água limpa.
05. Como limpar o paver: CHICLETES?
O chiclete é uma das substâncias mais difíceis de remover de qualquer superfície. O chiclete recém-lançado na superfície pode ser retirado por meio de raspagem com uma espátula. Já o chiclete endurecido pode ser removido com um equipamento de lavagem a pressão, com água ou vapor quente, ou ainda por meios químicos e aplicação de gelo ou jato de nitrogênio líquido, que o torna mais quebradiço, facilitando sua retirada com uma espátula. Em algumas cidades, existem empresas especializadas neste tipo de limpeza, que podem fornecer informações adicionais.
06. Como limpar o paver: MARCAS DE PNEUS?
- Escovar a área aplicando um detergente concentrado com água quente. Mas é preciso lembrar que esse método pode gerar uma ligeira perda de pigmento da superfície em alguns blocos de concreto.
- Também se pode remover as marcas de pneus com equipamentos de lavagem a pressão, seguindo as recomendações para este método de limpeza.
07. Como limpar o paver: GRAFITE E PINTURA?
- Se possível, limpar a tinta quando ainda estiver fresca, usando material absorvente, tendo o cuidado de não esfregar.
- Aplicar na superfície um solvente adequado para o tipo de tinta.
- Posteriormente, enxaguar a superfície com um detergente concentrado ou com um produto para retirar a gordura, tomando o cuidado para que essa água suja escorra de forma a não manchar as superfícies próximas.
- Se a tinta estiver seca, é preciso raspar para retirá-la da superfície e depois aplicar um produto removedor, seguindo com cuidado as instruções do fabricante.
08. Como limpar o paver: FOLHAS E BEBIDAS?
O derramamento de bebidas e as manchas causadas por folhas de árvores podem ser limpos com sabão, escova e água quente. Se isso não for suficiente, usar alvejante de roupas dissolvido em água, numa concentração necessária para a remoção da mancha e depois enxaguar abundantemente. Lembrar que este método pode gerar ligeira perda de pigmento da superfície em alguns tipos de blocos de concreto.
09. Como limpar o paver: ARGAMASSA?
Se há manchas grandes, ou depósitos de argamassa, utiliza-se a remoção mecânica, raspando com espátula ou outro instrumento, ou ainda com escovas de arame.
10. O que é EFLORECÊNCIAS?
- A eflorescência é um fenômeno passageiro, originado pelo cimento hidráulico (Portland). Quando a água e o cimento reagem quimicamente, se produz o hidróxido de cálcio, que reage com o dióxido de carbono, presente no ar. Essa reação produz o carbonato de cálcio, de cor branca.
- Por isso, a ocorrência de eflorescência nos poros do concreto pode ocasionar a aparição de manchas brancas sobre a superfície do concreto, o que se interpreta como descoloração.
- Mesmo que o aparecimento de eflorescência possa ser preocupante para os construtores, proprietários e usuários de um pavimento, existe uma unanimidade, entre os especialistas do meio, de que os efeitos da eflorescência são apenas estéticos e não alteram a resistência, nem a durabilidade do concreto.
- A eflorescência é um fenômeno passageiro e desaparecerá por erosão, pelos efeitos do clima ou do tráfego. No entanto, é possível acelerar sua remoção por meio de lavagem com um removedor de eflorescência ou removedor de manchas de argamassa, composto a base de ácidos cítricos biodegradáveis.
11. Qual é a preparação correta do terreno para o assentamento do paver?
De acordo com João Batista Ferreira, da Serpav Construtora e Pavimentadora, o solo deve ser aberto até a cota determinada e compactado com rolo do tipo "pé de carneiro" (rolo dentado) para que seja atingido um grau de compactação acima de 98%. Em alguns casos, pode ser necessário fazer a estabilização do solo, o que requer o uso de cimento, cal ou geotêxteis, conforme o estabelecido em projeto.
Considerando que o terreno tenha sido previamente preparado, o equipamento básico para a execução de pavimentos intertravados com blocos de concreto é a placa vibratória, disponível em opções unidirecionais ou reversíveis. Segundo informações da Petrotec, esse equipamento é o mesmo indicado para a compactação de brita, areia, cascalho, solos arenosos, bases ou sub-bases. A placa vibratória tem impacto dinâmico variando de 1200 kgf a 2000 kgf, conforme o modelo e o fabricante. Os preços desse equipamento têm grande faixa de variação, com opções entre R$ 2.000,00 e R$ 6.000,00, de acordo com recursos oferecidos e com a velocidade de trabalho, mas todos, segundo Vanilde Sartorelli, da Wacker Máquinas, exigem treinamento operacional.
De acordo com Adalberto Blaska, gerente de vendas da Weber Maschinentechnik do Brasil, a compra desses equipamentos se torna compensatória a partir de uma freqüência de uso da máquina igual ou superior a 15 dias por mês. A amortização do investimento depende do modelo adquirido e do tempo de utilização mensal, mas ocorre em aproximadamente um ano. Quando a utilização prevista for inferior a 15 dias por mês, a locação se torna a opção mais vantajosa. "O custo da locação mensal fica entre 10% e 15% do preço da máquina e a locação por diária tem preço mais elevado, em torno de 1% do valor", detalha. A durabilidade aproximada das máquinas fica entre quatro e seis anos, conforme os cuidados de manutenção.
12. Quais as ferramentas corretas para um perfeito assentamento do paver?
O assentamento dos blocos intertravados requer também o uso de ferramentas específicas. A principal delas é a máquina de policorte para o arremate das peças: faz o corte a seco e dá acabamento perfeito. Ela substitui a obsoleta e improvisada guilhotina, cujo uso não é recomendável por resultar em cortes imprecisos, de aparência grosseira.
Segundo João Batista Ferreira, há dois tipos de máquinas policorte: as de menor porte, e de uso individual, indicadas para obras pequenas e com custo em torno de R$ 300,00. "Em uma área de 200 m² de pavimentação, com recortes de blocos apenas para as laterais, serão utilizados aproximadamente três discos, que custam perto de R$ 40,00 cada", exemplifica. O segundo tipo é uma máquina similar, porém, bem mais robusta e com preço em torno dos R$ 800,00. Essa opção é indicada para grandes obras ou áreas com paginações que exijam muitos recortes. "Cada disco dessa máquina atende áreas com cerca de 1000 m² e custa em torno de R$ 350,00", detalha Ferreira.
A tarefa de assentamento ainda exige o uso da régua metálica de dois metros, que serve para nivelar a areia antes de assentar os blocos. Trata-se de um instrumento de uso individual e tem preço em torno de R$ 12,00 a unidade. O "kit assentador" exige também um martelo de borracha para ajustar o encaixe das peças, com preço em torno de R$ 8,00.
13. Qual é a ferramenta correta para fazer o transporte do paver?
Os blocos de concreto para pavimentação são relativamente leves: pesam entre 4 kg a 5 kg. No entanto, o trabalho repetido de transporte e colocação pode prejudicar a saúde do trabalhador, advertem os especialistas. Algumas ferramentas e equipamentos podem melhorar as condições do trabalho e aumentar a produtividade na obra, além de garantir melhor acabamento ao pavimento concluído.
Normalmente, os blocos chegam à obra em paletes, que são descarregados em áreas próximas aos pontos de aplicação. O transporte das peças a um local específico, quando necessário, exige o uso de carrinhos com boa capacidade de carga. Segundo Luiz Carlos Camillo de Oliveira, diretor da Scanmetal, além dos convencionais carrinhos de mão existem modelos semelhantes à mini-empilhadeiras manuais, com rodas pneumáticas, capacidade para 250 kg de carga e preço em torno dos R$ 400,00.
Há também opções próprias para grandes cargas, com capacidade para até uma tonelada de peso, dotada de freios e eixos com rolamentos de esfera, para fazer curvas de 360 graus, o que as torna adequadas para pavers. A versão completa inclui prancha de base com 1,20 m x 0,70 m, caçamba com grades laterais removíveis e traseira fixa. O preço é um pouco alto, em torno de R$ 1.400,00. Deve ser operado por duas pessoas e caso o trajeto tenha um aclive, não pode ser carregado em toda sua capacidade. Portanto, antes de pensar nos equipamentos de transporte, é fundamental planejar os percursos para evitar essas dificuldades.
14. Qual é a melhor maneira para se evitar acidentes?
Acessórios de segurança são outros itens necessários à execução de pavimentos intertravados de concreto. Durante o uso da placa vibratória, o operador da máquina deve usar o protetor auricular, preferencialmente do tipo concha, que custa em média R$ 13,00 a unidade e tem vida útil de aproximadamente um ano. As botas com biqueira metálica são indicadas para proteger os pés contra as eventuais quedas de blocos. Cada par tem preço inferior a R$ 20,00 e a durabilidade estimada é de seis meses.
O uso da máquina policorte requer proteção contra fagulhas, como óculos (cerca de R$ 5,00) e capa (R$ 13,00), cuja vida útil fica em torno de seis meses. Exige também máscara contra pó - as descartáveis (para um dia de uso) custam R$ 0,40 cada e os modelos reutilizáveis saem por até R$ 4,00 a unidade. Também devem ser previstos o uso de luvas de borracha (preços a partir de R$ 3,00 o par) e de capacete (cerca de R$ 6,00 a unidade). Segundo Carlos Barbosa, da loja Arufer, a durabilidade desses acessórios pode ser 30% maior ou menor, dependendo dos cuidados de conservação.
15. Qual é a maneira correta de fazer a manutenção do paver?
Se um pavimento de blocos de concreto é construído da maneira correta irá oferecer uma superfície durável e agradável por muitos anos. No entanto, da mesma maneira que para os espaços interiores, são necessárias algumas ações de manutenção essenciais para obter o bom desempenho deste material por um longo tempo:
- A cada ano deve-se proceder à limpeza do pavimento, com escova de cerdas duras e detergente.
- As juntas entre os blocos são sem dúvida a área mais vulnerável em qualquer piso. Dependendo da obra (uso, drenagem, localização etc) e do clima local, mesmo o piso mais bem executado precisa de atenção em relação às suas juntas em algum momento de sua vida.
- Se para aplicar a água na limpeza se utiliza uma mangueira com pressão comum ou de alta pressão, o jato deve ser aplicado sobre a superfície, num ângulo de no máximo 30 graus e na direção diagonal às juntas principais, sem alinhar-se com elas.
- Qualquer produto de limpeza que seja aplicado deve ser enxaguado generosamente. Depois de limpa, cada área deve ser inspecionada para verificar se as juntas estão uniformes e preenchidas com a selagem necessária de areia. Se estiver faltando, basta varrer e recolocar a areia nos lugares em que estiver faltando.
16. Quais são as vantagens na utilzação do paver?
Recomendamos seu uso em áreas de trânsito de pedestres e veículos por reconhecer as seguintes vantagens, entre outras:
- Resistência e durabilidade.
- Redução da temperatura ambiental comparado ao pavimento asfáltico.
- Redução dos gastos com iluminação da área.
- Possibilidade de manejo fácil de tubulações e interferências sob o pavimento.
- Alta permeabilidade do pavimento.
- Podem ser removidos e reutilizados.
- Alta resistência à abrasão.
- São esteticamente agradáveis e atraentes.
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