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Administração Mercadológica na Produção

Dando prosseguimento nos textos sobre "O que é Administração Mercadológica", venho hoje escrever sobre Administração da Produção envolvendo as análises mercadológicas. Relembrando alguns pontos de outras postagens desse blog, a Administração Mercadológica se encarrega de realizar a análise e o estudo do mercado a fim de garantir um produto perfeito ao consumidor que irá utilizá-lo. Para que isso ocorra, é preciso também ficar atento com os aspectos produtivos da empresa. Não se pode lançar um produto no mercado que não consiga ser atendido pela sua capacidade produtiva. Muitos profissionais de marketing pecam ao desenvolver produtos e realizar campanhas de divulgação sem ao menos analisar os recursos de produção que a empresa possui para atender a demanda. O Administrador de Produção é encarregado de balancear a produção da empresa de forma que a capacidade produtiva não fique ociosa. Por exemplo, se você produz a massa de um bolo com a máquina A e ao passar para a máquin

Logística e Administração Financeira

Especialista em Gestão Financeira e Controladoria, desenvolvi meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) baseando-me em uma situação real em que havia necessidade constante de planejamento e organização logística para manter perfeita a Administração Financeira da empresa. Quando se trabalha com pequenas variedades de produtos, é tudo perfeito, porém, quando você se depara com a logística interna de uma loja varejista de um supermercado, a coisa começa a ser encarada com uma complexidade praticamente infinita. A pergunta que se faz nessa situação é: por onde começamos a organizar nossas finanças? A resposta é: pela correta administração dos estoques. Nem mesmo grandes sistemas de ERP's são capazes de organizar sua logística se a empresa não possuir uma mão-de-obra qualificada e treinada para essa organização. Para a Administração de Materiais é extremamente importante estar todos os departamentos interligados para que os resultados sejam eficazes. As análises verticais e horizo

Controladoria Mercadológica

Uma das coisas fundamentais para a tomada de decisão é o controle. É preciso que os dados a serem analisados e as operações a serem executadas sejam acompanhadas de maneira sistêmica. Somente analisando a empresa com o planejamento sistêmico é possível lidar com as complexidades mercadológicas. Muitas vezes o departamento de marketing de uma empresa, deixa de lado a integração com os outros departamentos, porém, para uma administração mercadológica eficiente é necessário que o departamento de marketing saiba lidar com as necessidades dos diversos setores. Por exemplo, quando o profissional de marketing realiza pesquisas para lançar um novo produto, ele deve estar atento com as necessidades do departamento financeiro para saber se existe verba disponível para a fabricação, deve também conhecer a capacidade produtiva de sua organização a fim de não causar uma saturação da produtividade e tornar o novo produto inviável e deve também conhecer o relacionamento com seus fornecedores par

Atividades da Administração Mercadológica

Em outra postagem tivemos a oportunidade de entender basicamente o que é Administração Mercadológica. Neste tópico veremos algumas atividades do Administrador de Marketing. Primeiro ponto : segundo o Profº Jerome McCarthy, o marketing é composto por quatro variáveis: produto, preço, promoção e praça . Comecemos a analisar pela praça. Entende-se como praça o ponto de venda do produto ou serviço. Em termos técnicos chamamos de mercado. É através do estudo de mercado que conhecemos o público-alvo, o cliente potencial e os nichos de consumo. Grandes empresas de marketing realizam pesquisas de campo aprofundadas para entender quais as reais necessidades do mercado. Questionários elaborados e analisados por psicólogos podem revelar coisas que nem o consumidor imagina que deseja. Nesse ponto encontra-se toda formulação e aplicação das técnicas de estatística, análise, planejamento, estudo, avaliação e a visão do Administrador de Empresas  que, através do amplo conhecimento das diversas ár

Sistemas de Informação

O Sistema de Informação (SI) de uma empresa é um conjunto organizado de dados interpretados ao entendimento gerencial de sua administração. Ele pode conter tanto processos não informatizados como processos computadorizados e automatizados para agregar as informações. Nas empresas, o grande centro das atenções de um bom administrador é no gerenciamento da rede informal de troca de informações. Essa a qual muitas vezes a alta administração não possui controle sobre ela. Administrar uma rede de informações não é tarefa fácil. Para isso, a contratação de um Administrador profissional poderá ajudar a analisar, planejar, organizar, executar e controlar o fluxo de dados a fim de garantir uma excelente interpretação da informação alí contida. Na área da administração financeira, por exemplo, não basta entender o Balanço Contábil elaborado pela contabilidade, é preciso conhece

Administração de Recursos Pessoais

A administração financeira é capaz de analisar não só o patrimônio empresarial, mas também o patrimônio pessoal. É por esse motivo que em breve estarei lançando em meu site www.brigati.adm.br uma página para o planejamento das finanças pessoais. O internauta poderá usufruir da interatividade on-line para projetar suas finanças pessoais. Será uma página desenvolvida em linguagem de programação em PHP que permitirá que o usuário digite valores e automaticamente, de acordo com a necessidade pessoal, o site irá informá-lo do procedimento adequado para alcançar o objetivo. Trata-se de uma combinação de fórmulas de administração financeira, matemática financeira, estatística, contabilidade, além do meu know-how que será oferecido gratuitamente na internet. Formado em Administração com ênfase em Marketing pela UMC e Especializando em Gestão Financeira e Controladoria pela mesma Universidade, a página deve ir ao ar ainda no primeiro semestre de 2011. Não sendo necessário muitos recursos grá

Segmentação e Novos Produtos

Muitas vezes nos deparamos com profissionais de marketing criando e modificando uma infinidade de produtos. O que mais chama atenção é que em muitos casos o consumidor olha para o produto no ponto de venda e pergunta-se: "pra quê serve isso?". E nem a pessoa que criou sabe responder. Isso é uma falha de planejamento mercadológico. A criação de um produto não pode ser relacionada ao gosto pessoal de quem o desenvolve achando que será útil. Deve-se levar em consideração um levantamento minucioso de identificação do consumidor utilizando todas as técnicas possíveis para entender perfeitamente o que o cliente quer. A segmentação de mercado ajuda no desenvolvimento de pesquisas específicas para detectar qual o eixo principal de pensamento que a empresa deverá adotar para atingir seu público-alvo. Separar o mercado em parcelas menores exige um investimento menor em pesquisas, o que deixa ao alcance das empresas de qualquer porte o gerenciamento de seus produtos. Direcionar um produ