O que é Administração Mercadológica?




Algumas pessoas perguntam: Administração Mercadológica é a mesma coisa que Marketing? A resposta é sim. A administração é o ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar as estratégias organizacionais. Dessa forma, a administração mercadológica visa gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de realizar uma detecção mercadológica das necessidades do consumidor e levar a ele os produtos ou serviços da forma que o mesmo deseja.

Como a administração mercadológica é uma das áreas ligadas à administração de empresas, é de grande importância que o profissional de marketing tenha também os conhecimentos de administração de empresas. Marketing não se refere apenas à propaganda e a publicidade, e sim a um campo complexo de análise de mercado implantando estratégias que levem ao consumidor um composto de fatores que influenciam em sua decisão de compra.

Para Philip Kotler, o marketing é um processo que leva às pessoas aquilo que elas precisam. Sendo assim, o profissional de marketing tem que pesquisar, detectar, planejar e colocar à disposição do cliente, exatamente o produto que ele necessita.

Analisando o que é Administração e o que é Marketing chegamos a seguinte conclusão:


  • A administração envolve, entre outros atos, a detecção do problema, o planejamento, a execução do planejamento e o controle.
  • O Marketing vem da palavra Market que significa "mercado" com a terminação "ing" geralmente é utilizada para colocar um verbo no gerúndio, o que deduz-se que, marketing é o mesmo que "fazendo mercado".
Portanto, o ato de Administrar o Mercado também pode ser traduzido por esse Fazendo Mercado. Ninguém faz mercado sem estudá-lo, planejá-lo e controlá-lo adequadamente.

Quando o Administrador Mercadológico monta o ciclo de vida de um produto, ele está, ao mesmo tempo, detectando o que o cliente necessita, como necessita e por quanto tempo necessita, depois ele planeja como ele irá lidar com essa necessidade do mercado para finalmente acompanhar se o desempenho do produto lançado acompanha o planejado.

Erra o profissional que trata o marketing apenas como um meio de promover o produto. O bom profissional da área de mercado deve ser capaz de projetar todo o fluxo de onde origina a demanda até sua capacidade de oferta. Sendo assim, o profissional de marketing mais indicado para conduzir um projeto desse porte é o Administrador por conter em sua formação todas as bases necessárias para integrar os diversos campos do conhecimento empresarial.

Leia no link abaixo um pouco mais sobre a Administração Mercadoólica.


Leia também: Administração Mercadológica na Produção

Comentários

  1. Muito bacana, estou indo para o 2º período de administração, agora com uma certa ciência ao que se refere a administração mercadológica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Também estou iniciando o 2° período de Adm e com novas ideias, a principio pretendo seguir esse raciocínio para executar o meu TCC...

      Excluir
    2. Que legal. Qualquer dúvida postem aqui. Sou Bacharel em Administração com Ênfase em Marketing e Especialista em Finanças e Controladoria.

      Excluir
    3. Começando meu TCC hoje, seu artigo foi de grande importância para minha decisão.

      Excluir
  2. estou no ultimo ano de faculdade e achei que nao existia marketing na grade curricular da minha faculdade!
    que legal, não sabia que adm mercadologica é marketing!

    ResponderExcluir
  3. TU BRABOO, me ajudou demais. Parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir
  4. Seu Artigo me ajudor muito...
    Perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo! Realmente as pessoas possuem a visão de que marketing é somente propaganda, sendo que na verdade faz parte da ciência administrativa, pois afeta toda e empresa, assim como os demais ativos empresariais.

    ResponderExcluir
  6. Estarei iniciando o 1° período em administração,com um pouco de conhecimento a respeito.Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Artigo muito bem produzido!
    Obrigado, colega!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades da Administração Mercadológica

Administração Mercadológica na Produção