quarta-feira, 29 de junho de 2011

IV Festa da Colônia começa hoje

 
Começa hoje, dia 29, a IV Festa da Colônia em Barra Mansa. O evento, que é uma realização da Associação de Moradores com apoio da Prefeitura de Barra Mansa, segue até o domingo, dia 03 de julho. Na programação estão shows regionais, barracas típicas, praça de alimentação, parque de diversão, entre outras atrações. No local haverá estacionamento e horários extras de ônibus nos dias da festa. A abertura oficial do evento - que acontece na Fazenda Santo Antônio, na Rua Doutor João Waida, no ponto final do bairro Colônia Santo Antônio - será às 20h30min.
Por causa do abandono do bairro, moradores estão preparando uma manifestação contra o prefeito, que deverá estar presente na abertura da festa. A principal reclamação é com relação à estrada Governador Chagas Freitas, que está em estado precário.

Programação

Dia 29/06 (Quarta-feira)
19h30mim - Culto Igreja Batista Pentecostal Vale de Bênção
20h30min - Abertura Oficial
21h - Explosão de Louvor (Flordelis)

Dia 30/06 (Quinta-feira)
19h - Di Luna
20h30min - Peter e Alan
22h30min - Victor e Yuri
00h30min - Jô e Samuel

Dia 01/07 (Sexta-feira)
19h - Banda Factor Omega
20h30min - Jeito Carioca
22h30min - Jorge Guilherme
00h30min - Giovane e Gilcimar e Banda G3

Dia 02/07 (Sábado)
19h - Concurso da Rainha da Festa
20h - Arraiá de Santo Antônio
20h30min - Empolga Samba
22h30min - Moda Universitária
00h30min - Tiago Oliveira
02h - Tempero do Forró

Dia 03/07 (Domingo)
12h - Feijoada
12h - Denise De Leon
16h - Alerta Samba
18h - 2º Encontro da Família Sertaneja (Amorim & Elias Viola - participação de Noely)
19h - Rafael Rodrigues e Banda
21h - Os Danados
23h - Magia do Forró

terça-feira, 28 de junho de 2011

segunda-feira, 27 de junho de 2011

domingo, 26 de junho de 2011

Bandeira Gay e o significados de suas cores


Por que o Arco-iris é o simbolo dos GLBT ?
A maioria da pessoas relacionam o arco-íris a comunidade gay pelo fato de ser colorido e representar uma alegria dos gays. Porém seu significado vai mais além... O criador da bandeira do arco-íris foi o americano Gilbert Bake em junho de 1978, para ser usada no San Francisco Gay Freedom Day Parade, com a intenção de simbolizar o orgulho gay durante o desfile do "Dia da Liberdade Gay".
Originalmente possuia 8 cores; rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo ( ou turquesa) e violeta. Cada cor possuia um significado:

Rosa - sexualidade
Vermelho - vida
Laranja - poder
Amarelo - Luz
Verde - natureza
Azul - arte
Índigo - harmonia
Violeta - espírito

Porém por questões técnicas o rosa foi abandonado da bandeira,e o índigo também foi retirado para que a bandeira ficasse mais simétrica, possuindo assim 6 cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta). Nem precisamos dizer que a bandeira se popularizou e passou até mesmo a ser reconhecida oficialmente pelo Congresso Internacional de Fabricantes de Bandeiras como símbolo oficial do homossexualismo e orgulho gay.

Não esqueça ....
live and let live

sábado, 25 de junho de 2011

20000 acessos!

OS OITENTA ANOS DE FHC: PARA OS TUCANOS PODE SER A ÚLTIMA COMEMORAÇÃO


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso completou oitenta anos. A efeméride foi devidamente celebrada por um bolo.
Celso Lafer em um artigo no Estadão saudou FHC como um dos melhores presidentes do Brasil, lado a lado com Getúlio Vargas entre uma e outra platitude, Lafer botou o glacê no bolo; enquanto Dilma entrou com o recheio.
Em uma carta ao ex-presidente, Dilma reconheceu o brilhantismo na execução do plano real pelos economistas tucanos, e a sua imensa importância para o Brasil, principalmente para os mais pobres que tinham que conviver com um imposto diário, a inflação – que, agora, volta a nos assombrar.
A carta de Dilma a FHC pode ser interpretada de duas maneiras distintas: primeira, reconhecimento pelo PT da autoria do plano real e a sua magnitude; segundo, isto não tem mais nenhuma importância quanto ao vulto político, pois o PSBD está quase passado. Durante anos, o petismo mais descarado acusou o tucanato de ter deixado a “herança maldita”, neste mesmo período os tucanos jamais defenderam FHC. Em uma entrevista, FHC lamentou-se do fato do PSDB ter perdido a memória, ter-se apequenado diante da verborragia populista e a imensa popularidade de Lula. Nacionalmente o PSDB se tornou menor.
Mas, é mais próximo que as coisas se tornam mais evidentes da derrocada dos tucanos. Aqui em Barra Mansa, o PSDB se tornou uma legenda de aluguel, abrindo as portas não só para os seus piores inimigos como para os piores inimigos que Barra Mansa poderia ter, aqueles que humilharam, vilipendiaram, difamaram o seu principal candidato nas últimas eleições, Ademir Mello. Este deve uma explicação pública sobre o seu ato de dispor o partido às pessoas que nele votaram em 2008 e nas suas reiteradas promessas que assumiria a prefeitura quando do julgamento de sua contenda no caso da UPA. Em 2010, ele recebeu ainda 18 mil votos, mesmo sendo um deputado inoperante.
O PSDB é o retrato da oposição que não quer sê-la. Debaixo do tucano empalhado encontraremos: “extinto, por vergonha!”

Texto enviado pelo
internauta JACK JONES



sexta-feira, 24 de junho de 2011

As invasões feitas por hackers

O site do IBGE foi invadido na madrugada desta sexta-feira e uma mensagem foi postada no endereço virtual. A página apresenta o título "IBGE Hackeado - Fail Shell" escrito no topo e uma foto de um olho humano com a legenda "Ordem e Progresso" inserida sobre a pupila. O restante da mensagem diz "Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo Fail Shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir!"
No pé da página do IBGE, ainda há outros dizeres como "Atacado por FIREH4CK3R", "Brasil, um país de todos!" e "Não há espaço para grupos sem qualquer ideologia como LulzSec ou Anonymous no Brasil". LulzSec e Anonymous são os dois maiores grupos de hackers do mundo. Hackers são pessoas que invadem computadores para protestar ou furtar informações.  
O grupo que se apresenta como LulzSecBrazil atua como célula do LulzSec, que na semana passada atacou o site da CIA, a agência de espionagem americana. O LulzSecBrazil foi responsável por invadir a página do Senado, da Presidência e do Ministério dos Esportes nesta quinta-feira (24).
Os ativistas do LulzSecBrazil atuaram junto a um grupo chamado AnonBrazil, associado ao Anonymous, a quem é atribuído um ataque que há duas semanas derrubou o site do FMI (Fundo Monetário Internacional).
Eles lançaram nesta semana a Operação AntiSec, declarando agir 'contra a censura' e com o objetivo de retaliar governos que tentam impor controles à internet.
Entenda como atuam esses grupos:

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A César o que é de César

Muito se tem falado sobre a remoção do pátio de manobras em Barra Mansa. É bem verdade que muitos políticos tiveram participação importante no processo, mas, um em particular, por seu esforço e dedicação mereceu elogios até do ex-prefeito Roosevelt Brasil. Quem esteve próximo a Roosevelt quando foi prefeito, pode confirmar a maneira grata como ele sempre se referia ao ex-deputado federal Carlos Nader. A obra foi conquistada com a EMENDA PARLAMENTAR Nº 0585 do ex-deputado, conforme pode se ver no site da Câmara dos Deputados:
 http://www.camara.gov.br/internet/comissao/index/mista/orca/Ldo/LDO2004/Emendas/Carlos_Nader.pdf

terça-feira, 21 de junho de 2011

Doação de sangue


PRECISA-SE URGENTEMENTE DE SANGUE "A" OU "O" NEGATIVO. A doação deve ser efetuada no HEMONÚCLEO DA SANTA CASA em nome de Getúlio Martini. Não é necessário estar em jejum, apenas o doador tem que ter menos de 65 anos, não ter consumido álcool e não portar doença contagiosa.

Concurso do maior buraco


Nosso concurso do maior buraco de Barra Mansa continua e nossos internautas participando ativamente. A foto do buraco de hoje nos foi enviada por Sueli e  fica na Rua Manoel José da Silva, bairro Vila Elmira. Com a foto, a internauta enviou o seguinte texto:
Olá, Pessoal! A Prefeitura bem que tentou acabar com nossa "pescaria", mas, que maravilha, nosso "pesque-e-pague" voltou!!! Brincadeiras à parte, é um show... de incompetência, o que acontece na Prefeitura. Nem "tapa-buraco" eles estão conseguindo fazer de forma eficiente! É um absurdo! Até eu sei que para acabar com um buraco desses, tem que preparar o piso, tirando os chamados "borrachudos", que fazem com que o solo ceda. Outubro de 2012, VENHA LOGO!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Do próprio veneno

Publicado na Edição 743 - 18 de junho de 2011- Jornal Aqui
CIDADE: Contrato para construção do CTR
de Barra Mansa estaria irregular
Fora de esquadro
Recentemente, quando reuniu meio mundo no seu gabinete, o prefeito Zé Renato achou que daria fim a um grande problema. O do lixo em Barra Mansa. Para tanto, bastava rubricar e assinar algumas folhas de papel A-4 onde estava minutado o contrato entre a prefeitura e a empresa Haztec, que venceu a concorrência de construção do CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) no município, com uma proposta que nem chegou a R$ 20 milhões. Concorreu sozinha, pois a Revita acabou impugnada. “Hoje é uma data para ficar na história de Barra Mansa. Vamos começar a tratar de forma adequada os resíduos produzidos em nossa cidade. Essa é a prova que nossa cidade está preocupada com o meio ambiente e tem investido na área. Somos o primeiro município da região a ter um Centro de Tratamento de Resíduos”, gabou-se.
Mas que coloque as barbas de molho É que, segundo uma fonte do aQui, o processo teria sido todo irregular e Zé Renato pode ter assinado um documento sem valor jurídico. Ou, no mínimo, questionável juridicamente falando. “O contrato não poderia ter sido assinado com a Haztec como foi amplamente divulgado por todos os jornais da região. A empresa e a prefeitura não cumpriram diversas exigências previstas em uma lei municipal e, principalmente, em uma lei federal, que trata do funcionamento das PPPs (Parceria Público-Privada)”, diz a fonte, pedindo que seu nome não seja revelado.
Ela pode estar certa. É que o SAAE-BM publicou um edital (Processo 750/2011) no Diário do Vale de 15 de junho – 12 dias depois da cerimônia oficial divulgada pelos jornais – dando conta que o município de Barra Mansa teria contratado a Central de Tratamento de Resíduos S/A para a implantação e operação do CTR pelo prazo de 20 anos a contar de 06/06/2011. Ou seja, com data retroativa.
Segundo ela, a Comissão de Licitação não poderia ter classificado a empresa Haztec, de acordo com o que é determinado no artigo 48 da Lei Federal 8666, que trata das licitações. “A lei prevê a desclassificação de propostas com preços inexequíveis, que não conseguirá fazer a obra”, disse, lembrando que são consideradas inexequíveis propostas inferiores a 70% do previsto no edital. “A proposta da empresa vencedora representa somente 57,1% do preço estimado pela prefeitura, que era cerca de R$ 33 milhões. Sendo assim, a empresa deve ser desclassificada”, pontua.
Ao aQui, a fonte ressalta que a proposta da Haztec, de R$ 19.273.967,96, além de ser considerada inexequível, ainda fere a Lei Federal 11.079/2004, que trata das Parcerias Público-Privadas. “Segundo a lei, é vedada qualquer celebração de PPP cujo valor seja inferior a R$ 20.000.000,00, abaixo do mínimo admitido pela lei federal”, garante, ressaltando que a Lei Municipal 3866/2009, que institui o Programa de Parceria Público-Privadas de Barra Mansa também veda a celebração de contrato cuja contratação seja inferior a R$ 20 milhões. “O contrato é tão irregular que consegue ferir duas leis ao mesmo tempo”, opina a fonte.
“Não é porque a proposta da Haztec apresenta um valor bem menor do que o esperado que o Poder Público deve aceitá-lo”, opinou a fonte, destacando que a melhor proposta não é aquela com menor valor e sim a que comprove a possibilidade de ser feita a obra sem nenhum imprevisto. “Aceitar uma proposta dessas, além de totalmente irregular, ainda resulta em diversos problemas, como o risco do contrato não ser cumprido ou não ser executado, sonegação de impostos, entre outros”, comenta.
A fonte só não conseguiu explicar ao aQui como esses ‘detalhes’ não foram percebidos antes da assinatura do contrato. “Não tem como entender. A Comissão Permanente de Licitação foi tão rígida com a empresa Revita, a desqualificando, e não agiu da mesma forma para analisar a proposta da Haztec. É bom que o prefeito Zé Renato cancele o contrato e faça uma nova licitação, antes que mais irregularidades sejam encontradas” finaliza.
NOTA DA REDAÇÃO: Durante a semana o aQui procurou insistentemente a prefeitura de Barra Mansa, através de sua assessoria de imprensa, para abordar o assunto das irregularidades. Até o fechamento desta edição o silêncio era total.

Batom na cueca


Postado em 16/6/2011 no site oficial da PMBM
Prefeitura divulga balanço de mutirão de limpeza
A Prefeitura de Barra Mansa divulgou nesta quinta-feira, dia 15, um balanço parcial do mutirão de limpeza, iniciado no último mês em cerca de 50 bairros do município. Os serviços têm por objetivo recolher telhas e outros entulhos que foram descartados nas ruas após a chuva de granizo, em abril. Neste período foram recolhidas mais 7,5 mil toneladas de entulho - telhas, madeiras, móveis - entre outros materiais, sendo quase 2.000 viagens de caminhões basculantes e de carroceria fixa.
Para tanto, o trabalho, que continua, conta com equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp) e com caminhões basculantes, de carroceria fixa e retroescavadeiras, além de outros equipamentos específicos para o trabalho. No total, mais de cem homens trabalharam na ação. O prefeito Zé Renato disse que o mutirão foi planejado para atender a solicitação dos moradores. "Nós recebemos pedidos de moradores de diversos bairros e já havíamos realizado limpeza em muitos deles, mas intensificamos a ação em cerca de 50 bairros para recolher todo o material que ainda existe", disse.
De acordo com o coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, os moradores devem contribuir no recolhimento do material. "Faltam cerca de 15% dos serviços de limpeza a serem realizados. Pedimos a ajuda dos moradores, pois temos voltado a alguns bairros onde já recolhemos o material, porque os moradores têm colocado o material nas calçadas depois que a equipe passa. Então a gente tem pedido para que façam isso enquanto os funcionários estiverem passando pelo local. Nós avisamos nas casas e nas associações de moradores", explicou, ao ressaltar que quando o mutirão for finalizado, os moradores não poderão mais descartar o material nas calçadas, por isso devem ficar atentos ao cronograma de ação.
Belo trabalho, pena o Coordenador de Resíduos Sólidos do Saae continua descartando as telhas de amianto no "lixão do km4", desrepeitando a Lei Ambiental. O Ministério Público já foi informado e está investigando. 

Papagaio de pirata


A população de Barra Mansa comemorou no mês de abril de 2010 o anúncio do início das obras do PAC, que colocará um fim de uma luta que já se arrasta há décadas. No dia 15 de abril foi assinado o contrato para a remoção do pátio de manobras do Centro da cidade. As obras, orçadas em R$ 60 milhões, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e devem durar dois anos. "Eu acompanho há muito tempo a luta da cidade pela retirada do pátio de manobras e sempre me somei a companheiros e companheiras, como a deputada estadual Inês Pandeló, para convencer o Governo federal da urgência dessa obra", disse o deputado federal Luiz Sérgio. A assinatura do contrato aconteceu em cerimônia realizada na Praça da Matriz, com as presenças do diretor Nacional do Setor Ferroviário do DNIT, Geraldo Lourenço; do governador Sérgio Cabral; do diretor de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro; do ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria, além do deputado federal, Luiz Sérgio, e da deputada estadual Inês Pandeló, o vereador José Maurício, do PT, entre outras autoridades.
Como vocês podem observar, diversas autoridades estiveram presentes nesta solenidade, realizada em 2010. Agora, em 2011, o prefeito Zé Renato anuncia a remoção do pátio de manobras como a grande obra de seu governo. Isso é que chamamos de "pegar carona". E o Zé Renato? Você não notou? Ele tá ali na foto, no ombro do Governador.

domingo, 19 de junho de 2011

Coerência


O governo municipal pode ser acusado de muitas coisas, menos de não ser coerente. Da mesma maneira como não cuida dos bairros da periferia, ele também não cuida dos bairros considerados mais nobres. As fotos acima mostram o estado em que se encontra a pracinha do bairro Verbo Divino, um dos metros quadrados mais valorizados de Barra Mansa. Apesar da constante reclamação dos moradores, a praça está abandonada com mato alto, entulhos e bancos quebrados. Uma lástima!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Crime ambiental

Flagrante de telhas ainda não recolhidas no bairro Cotiara

"Lixão"

O que os ambientalistas mais temiam está acontecendo. As centenas de montes de entulhos de telhas de amianto espalhados pela cidade, desde a chuva de granizo que atingiu Barra Mansa no dia 09 de abril, estão sendo recolhidos pela prefeitura. O que preocupa é que a prefeitura não está dando a destinação correta ao material, que vem sendo descartado na lixeira municipal.
Os ambientalistas lembram que o amianto é classificado pelos órgãos de saúde e ambientais como material perigoso. Eles alertam que o material usado na produção de telhas coloca em risco a saúde, sendo comprovado que não existe limite seguro de exposição ao mineral e que o contato com o mesmo pode provocar o comprometimento sério da capacidade respiratória, podendo evoluir para o câncer de pulmão e derrame.
O AMIANTO
Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização da substância amianto já foi proibida em mais de 50 países devido estudos que demonstram suas propriedades cancerígenas. A União Européia não faz uso do amianto desde 2005 devido à nocividade do amianto para a saúde humana.
Quanto ao amianto, foi criada em Osasco, São Paulo, em 1995, a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto - ABREA (www.abrea.org.br), que aborda com muita lucidez sobre o tema. Para se ter uma ideia, Portugal (depois vão insistir em fazer piadas com nossos patrícios!) baniu o uso do amianto em 2005, e nossos vizinhos Argentina (2001) e Uruguai (2002), também já o fizeram.
Quanto à destinação a ser dada ao amianto, segundo a Resolução nº 348 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), os materiais com amianto devem ser descartados de maneira adequada em aterros especiais para lixo perigoso, pois seus destroços e resíduos contêm a fibra reconhecidamente cancerígena à saúde humana sob todos os tipos e formas.
Infelizmente, a prefeitura está descartando as telhas no "lixão do Km 4" e, segundo funcionários da empresa contratada para cuidar do “lixão”, a ordem é triturar as telhas e cobrir com terra.

O que pensam nossos internautas sobre Barra Mansa

Terminada nossa enquete, vamos à sua análise. Os temas tiveram 484 votos de visitantes e o Lazer foi considerado o pior desempenho do governo municipal, com 87% do votos,  o melhor desempenho ficou por conta da Cultura com 4%.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Concurso do buraco


Esta foto nos foi enviada, infelizmente, por um anônimo. Ele diz que o buraco fica na Avenida Presidente Kennedy, mas não atestamos, ainda, a veracidade da informação. Tão seja possível o nosso motolink vai comprovar o tamanho do buraco in loco. De qualquer maneira, ele já está concorrendo para o MAIOR BURACO DA CIDADE.

Desrespeito com alunos e professores


É muito estranho,  e não pode ficar despercebido, outro GRANDE prejuízo aos cofres públicos de Barra Mansa. Agora é a reforma recente do Colégio Municipal Washington Luiz, onde a prefeitura gastou dois milhões de reais mesmo sabendo que o colégio sofreria com a construção do viaduto de Saudade. A obra, além dos danos causados ao colégio, inviabilizou o posto de saúde e a quadra do colégio. Mas, o pior é expor as crianças aos riscos eminentes, uma vez que a pista do viaduto passará rente ao colégio. Os alunos e os profissionais que lá trabalham terão que conviver permanentemente com o barulho e a poeira de asfalto. A obra, mesmo antes de acabada, já está trazendo prejuízos para o colégio que está com diversas rachaduras. Com do dinheiro gasto, ou melhor, desperdiçado com a reforma do Washington Luiz a prefeitura teria feito dois colégios na Colônia. Além do mais, na Vila Maria tem um Ciep, com apenas 300 alunos, que poderia perfeitamente acolher os alunos do Washington Luiz, inclusive com a implantação do ensino integral, que é uma meta do Governo Federal. Mas, uma vez mais, jogaram dinheiro público pelo ralo. É, COM CERTEZA, ELES FICARÃO NA HISTÓRIA- O PIOR GOVERNO QUE BARRA MANSA JÁ TEVE!

Por motivos técnicos (rsrsrsrsrsrs), estivemos temporáriamente fora do ar.
Mas estamos de volta e com a corda toda. Se segura Zé!

domingo, 12 de junho de 2011

Resende: Município terá quatro mil novas oportunidades de trabalho


É duro ter que se acostumar a perder.
A Termoelétrica Energia de Portugal, cujo investimento é calculado em aproximadamente R$ 1 bilhão, deve ser implantada em Resende nos próximos meses. O prefeito José Rechuan, em audiência com o governador Sérgio Cabral, reivindicou o apoio do Governo do Estado para que a usina seja implantada na cidade. O empreendimento prevê a aquisição de uma área de 180 mil metros quadrados no distrito de Bulhões e deve gerar 200 empregos diretos e mais de dois mil indiretos. O projeto da UTE Resende, que utilizará gás natural como matéria-prima, terá capacidade instalada de 500 megawatts.
Pelo protocolo de intenções, assinado em 2008 pelo então prefeito Sílvio de Carvalho e a Energias do Brasil, holding controlada pela EDP (Energias de Portugal), a prefeitura assumiria os compromissos de realizar, quando necessário, obras de incremento da infra-estrutura de acesso viário para viabilizar a UTE Resende; prover informações e dados de suporte necessários à complementação dos estudos de viabilidade do empreendimento e fazer esforços para a obtenção das licenças ambientais necessárias à instalação e operação do empreendimento.
Os índices de poluição provocada pela UTE da cidade estão abaixo do limite permitido pela Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente). A unidade terá três turbinas e faz parte do rol de exigências para instalação o monitoramento do ar local antes e após a construção.
Desenvolvimento à vista
Além da carioca Pátio Mix, que deve criar cerca de duas mil vagas de emprego em Resende, outros empreendimentos econômicos anunciam investimentos que prometem aquecer a economia do município e gerar 500 oportunidades de trabalho. A empresa atacadista Ferragens Negrão e a Politex (ramo de vestuário) – já acertaram o início do seu funcionamento na cidade para os próximos meses, com previsão de 180 novos postos de trabalho. A MC Lane Armazéns Gerais investiu R$ 40 milhões em sua ampliação na cidade, tendo empregado até agora cerca de 200 trabalhadores.
Já a distribuidora Epson conta atualmente com 30 funcionários. Esta empresa se instalou na área da EADI (Estação Aduaneira do Interior), no pólo industrial de Resende. A Transportadora Braspress, cuja localização fica na região da Fazenda da Barra, trouxe cem novos postos de trabalho. O investimento da empresa no Município foi calculado em aproximadamente R$ 30 milhões.
A Ferragens Negrão está iniciando sua implantação nas antigas instalações da empresa Sônoco, às margens da Via Dutra, em frente ao prédio do Sistema Porto Real de Rádio, com previsão de gerar imediatamente 80 empregos. A Politex ficará também na região da Fazenda da Barra, onde já começou a realizar as obras necessárias para a instalação do prédio onde a unidade de produção vai funcionar. Numa primeira etapa, a empresa vai gerar 100 empregos, mas este número poderá chegar a 150.

Publicada em 10 de junho de 2011
Folha do Interior online

sexta-feira, 10 de junho de 2011

É inveja mesmo, confesso



Nesses tempos em que o Estação discute questões como apatia, indignação, propaganda da Prefeitura e participação popular, vale a pena destacar uma historinha que está correndo a rede.
Há alguns anos atrás, um jornal vaticinou: Barra Mansa está em decadência, transformou-se numa cidade-dormitório. Alguns ficaram revoltados, imaginaram revides, ameaçaram processos... Mas, na verdade, não fizemos nada. Nem o poder público, nem um simples cidadão. No máximo, algumas cartas desaforadas.
Pois bem, o mesmo aconteceu agora com a cidade de Grand Rapids, no estado de Michigan, EUA, chamada pela revista Newsweek de "moribunda". Com o apoio do poder público local, a sociedade - também revoltada - se mobilizou e a resposta à Newsweek foi dada no vídeo aí no alto. Ao invés de processos, música. Isso mesmo: música.
Usando a técnica do LipDub (onde pessoas comuns dublam a música num vídeo sem cortes), os caras - com o apoio total do poder público da cidade - acabaram fazendo um dos maiores videoclipes de todos os tempos. Do resultado, nem é preciso falar. Alguém aí já tinha ouvido falar em Grand Rapids?
E aí eu me pego pensando como Barra Mansa seria se a gente tivesse 10% dessa capacidade de transformar indignação em mobilização. E se a minha Prefeitura gastasse o meu dinheiro em propagandas mais produtivas, como fez a cidade americana.
Porra, que inveja!
Obs.: Vi o vídeo pela primeira vez no KibeLoco. Clique na foto para assistir.
Postado por:
Tande Vieira no Estação BM

Vista Alegre sofre com esgoto a céu aberto

Na gestão anterior do prefeito PMdebista, inúmeras vezes o Saae, por “descuido” , realizaram cobranças de “taxa de esgoto” na conta de água. 
É muito revoltante...

Nesta quinta-feira, 9 de junho, o jornal “A Voz da Cidade” publicou uma matéria com o grande apelo dos moradores do bairro Vista Alegre. A reportagem com o título “Esgoto a céu aberto” é mais uma verdade revoltante que muitos moradores do centro desconhecem, devido uma publicidade pífia que busca construir uma imagem da atual administração incoerente com as realidades locais.
Em virtude do descomprometimento com as questões que envolvem o saneamento básico da cidade, ainda hoje, temos no Loteamento Belo Horizonte um grande valão de esgoto que os moradores da Avenida dos Pinheiros repudiam a muito tempo. O problema é muito maior por envolver a questão ambiental, pois o córrego Laranjeiras, nascente em Santa Rita, vem sido a anos poluído com o esgoto doméstico. Um crime ambiental.
Enquanto no centro da cidade o asfalto é prioridade para o governo atual com recapeamentos desnecessários, nos bairros, e, sobretudo, na Vista Alegre, um governo que torna nossa cidade decadente é repudiado pela a população.
Temos na periferia de nosso município postos de saúde com infiltrações, sem fichas de pedidos de exames e seringas, ausência de médicos especialistas onde muitas vezes é a enfermaria que busca solucionar os problemas da comunidade.
Iluminação pública nesta avenida dos Pinheiros parece não existir, enquanto no centro vemos luzes acesas durante o dia todo.
Eleições e eleições se passaram e as promessas vidas com elas já não alimentam as esperanças de nossa comunidade. A realização desta obra não é um “benfazejo” para compor o repertório de mais uma das propagandas medíocres da prefeitura, é, sim, uma questão de justiça social e de fazer o básico, o saneamento básico.
Onde foram aplicados os recursos do PAC saneamento, do governo federal? Será utilizado em mais propagandas medíocres?
Parabéns a Voz da Cidade e parabéns aos moradores de Vista Alegre por denunciarem tal descaso. Chega de continuísmo.

Postado por:
Professor, morador do Loteamento Belo Horizonte

Teste do Pezinho- Seu filho merece esse carinho.


JUNHO É O MÊS DO TESTE DO PEZINHO
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infeciosas que poderão causar lesões irreverssíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnósticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Agressividade


Talvez não haja um tema tão importante para o desenvolvimento das relações sociais, e melhoria da qualidade de vida do coletivo do que discutir à agressividade em vários níveis psicológicos. Infelizmente por aspectos culturais e até mesmo religiosos, se compara a agressividade apenas com violência ou destrutividade. A agressividade é um fenômeno comum do cotidiano, e nos cabe entender a mesma, buscando tanto seus aspectos positivos quanto os negativos.
O nosso prefeito tem se mostrado uma pessoa incapaz de conviver com o contrário, usando a máquina pública para atacar quem não reza em sua cartilha. As últimas campanhas publicitárias da Prefeitura de Barra Mansa estão sempre carregadas de uma profunda agressividade, até mesmo quando o tema é o combate a uma epidemia de dengue.
Por definição, dentro de um parâmetro psicológico, a pessoa agressiva é aquela que reage a todo acontecimento, como se fosse uma prova, contenda ou disputa na sua leitura mental. A competição passa a reinar na alma da pessoa; e se fizermos um levantamento da história do indivíduo, descobriremos que desde cedo o mesmo se esforçou em demasia para não vivenciar a experiência da exclusão. A crítica é sempre devastadora para estas pessoas. É curioso notar como a agressividade é um divisor de formas de conduta ou personalidade, pois o oposto é uma pessoa que vive em lamúria ou autocomiseração. Já os agressivos têm uma precipitação de reações ou sentimentos. Mais curioso ainda é como a sociedade amplia o conceito de agressividade, considerando que a própria sinceridade e autenticidade são resultados da mesma.
Com toda a certeza a hipocrisia é a manutenção da agressividade ao extremo, cortando todas as formas possíveis de reação. É um instrumento político de manutenção da força e desigualdade, para se evitar qualquer transformação nas relações. Já sabemos que a dissimulação faz parte de nossa era, mas esta também é uma “filha” legítima da agressividade, sendo uma espécie de permissão para vivenciar a mesma de forma velada como foi exposto.
A agressividade se alia constantemente com outros sentimentos negativos, o principal deles é a inveja, devido à possibilidade da descarga da frustração e raiva. A inveja cria uma constante necessidade de fuga da situação dolorosa de se comparar e se sentir inferiorizado, partindo-se para o ataque. A consequência deste processo é o desenvolvimento de uma personalidade tímida e retraída, sendo que nas situações sociais não sente nenhuma potência pessoal, gerando a raiva e ódio como compensações psicológicas. É como se na presença de outros se sentisse totalmente anulada, e o ódio citado vai constantemente sendo expelido. No nosso caso, através de campanhas publicitárias agressivas.

Mude suas palavras, mude seu mundo...

VAGAS NA ODEBRECHT


Veja as novas oportunidades emprego.
Infelizmente, não são em Barra Mansa.
Clique no link à direita


quarta-feira, 8 de junho de 2011



A maior de todas as manobras


Sem ter o que mostrar de relevante para a população, a prefeitura tem norteado sua mídia por campanhas pseudamente fortes, mas que na maioria das vezes se mostram frágeis e acabam produzindo efeito contrário. Ou seja, em vez de divulgar, elas acabam confundindo ainda mais. Foi assim com a campanha do "perder faz parte do jogo", onde ficou bem claro para todos que a prefeitura lamenta muito as constantes perdas de indústrias para as cidades vizinhas, a perda de importantes órgãos federais e estaduais, a perda cada vez mais sentida na qualidade de vida do povo etc; com a campanha "os cães ladram. a caravana...", eles chegaram ao ápice do suícidio político, conseguindo angariar gratuitamente a antipatia da grande maioria da população. O cão acabou mordendo a mão do criador...
Agora, num ato de desespero, o marketing da prefeitura resolveu inovar e criar a "campanha da  carona". Como ela ela funciona: você não faz nada, não sabe de nada, não participa de nada, mas quando as coisas começam a acontecer, você pega uma baita carona na garupa do Governo Federal e tenta desesperadamente capitalizar um pouco que seja das obras do PAC, que estão sendo realizadas na cidade. Os outdoors que começam a aparecer (de novo o gasto do dinheiro público para promoção pessoal) tentam iludir a população e creditar à prefeitura o mérito pela tão esperada retirada do pátio de manobras do centro da cidade. A VERDADE, é que as obras do PAC já deveriam estar terminando, se não fosse a incompetência do governo municipal que não enviou os projetos corretos, não soube avaliar os impactos ambientais e perdeu todos os prazos, causando enormes prejuízos no andamento do processo do PAC, que esteve inclusive para ser cancelado por diversas vezes. Além da cara de pau de querer ter um mérito que não é seu, a prefeitura tenta deixar de fora do processo, políticos que deram importante contribuição para que o PAC se tornasse realidade, como os deputados federais e, até mesmo, o ex-prefeito Roosevelt Brasil que mesmo atabalhoadamente teve seus méritos.
Uma vez mais, usam do subterfúgio da mentira para mascarar o próprio fracasso. Com certeza, eles ficarão na história como O PIOR GOVERNO QUE BARRA MANSA JÁ TEVE.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Barra Mansa, visite antes que acabe!


Antes de qualquer coisa gostaria de registrar que sou barramansense, amo e defendo a minha querida cidade como poucos, -quem me conhece sabe o tamanho do desejo que tenho de ver essa cidade voltar aos seus dias de glória- e é com grande lamento que escrevo hoje este artigo, com lamento, mas também com indignação e principalmente, com desejo de mudar esta realidade.
Esclareço que sempre apoiei -e continuo apoiando- o trabalho da prefeitura, é claro que apoio quando merece apoio, reconheço os avanços e o esforço dos que realmente trabalham para melhorar esta cidade, porém jamais colocarei os objetivos de um grupo político acima dos interesses de nosso povo, meu apoio é a Barra Mansa, independentemente de governos ou partidos, e hoje faço aqui uma crítica (e uma autocrítica) imparcial, não direcionada somente ao atual governo, mas a muitos dos que passaram pelo prédio do moinho, pois é evidente que o resultado que temos hoje foi construído em décadas, e não em quatro anos, não tenho qualquer objetivo de beneficiar "A" ou "B" mas o intuito de chamar a atenção para grandes problemas de nosso município.
Já falei muito dos méritos de Barra Mansa, de sua história e suas belezas, mas hoje vou falar de algo diferente, vou mostrar o outro lado, um lado aliás, que não necessita de grandes esforços para ser mostrado, uma face obscura, decadente, que infelizmente se mostra todos os dias pelas ruas de minha amada cidade.
Por muito tempo assumi a postura de um cidadão consciente, politizado, porém como a maioria dos cidadãos desta “democracia de televisão” em que vivemos, permaneci em meu lugar, cumprindo o meu papel, fazendo sem querer o jogo dos mais fortes, que sempre ganham com o silêncio dos que sonham, com o silêncio dos que tem a capacidade de mudar de fato a realidade, daqueles que podem, mas fingem não poder.
Hoje escrevo como cidadão, como filho desta cidade, como alguém que -diferentemente de muitos dos que ocupam as confortáveis cadeiras do plenário histórico do Palácio Barão de Guapi, ou os decadentes gabinetes do antigo moinho- deseja realmente o melhor para Barra Mansa, que de fato ama esta cidade, alguém que se cansou de ver braços cruzados diante do descaso e do abandono de uma das mais importantes cidades do país.
“Barra Mansa, visite antes que acabe” esta é uma das muitas frases que ouço todos os dias, seja por protesto ou por zombaria, o fato é que ela não está em desacordo com nossa realidade, infelizmente –e isto digo de coração- nossa cidade está sendo “engolida” pelo desenvolvimento das cidades vizinhas, o sul do Rio evoluiu, as coisas mudaram, grandes multinacionais se instalaram por aqui, o progresso é acelerado, a dinâmica é outra, e Barra Mansa?! Continua parada no tempo. É inaceitável que esta cidade tenha ainda hoje a mesma visão de 60, 70 anos atrás, os governantes de minha querida ex-maior economia do sul do estado, continuam com suas mentes pequenas e suas táticas de coronéis, do tempo em que amarravam seus cavalos na Av. Joaquim Leite, e desta forma transformam cada dia mais, nossa amada cidade em motivo de chacota.
O povo de Barra Mansa hoje também parece parado no tempo, aceita o fracasso e pede biz, elege de quatro em quatro anos “o mesmo Dr. simpático que levou uma cesta básica em sua casa” parece que ainda hoje vive nas fazendas do vale do café, e vota encabrestado em seu soberano coronel.
Um típico barramansense hoje dorme em Barra Mansa, trabalha em Resende ou Porto Real, estuda e aproveita a folga em Volta Redonda, na maioria dos casos tem vergonha de dizer que mora em Barra Mansa, quando viaja para fora da região diz: “moro ao lado de Volta Redonda, conhece?”, a autoestima do barramansense é baixíssima, são raros os exemplos de cidadãos que ainda acreditam nesta cidade, culpa do povo?!
Talvez em parte sim, por ser omisso e tolerante com tamanho desrespeito, mas a maior parcela de culpa sem sombra de dúvidas é de nossos retrógados governantes, aqueles que nem fingem mais que fazem algo em benefício coletivo.
Nossa cidade está parada, nosso povo desacreditado e nossos governantes chegam ao absurdo de nos dizer que “Perder faz parte do jogo” (incrivelmente esta frase está em outdoors da PMBM), pois é, nós barramansenses somos peritos nisto, sabemos perder como ninguém, perdemos a CSN, perdemos a liderança regional, perdemos as multinacionais, perdemos os investimentos federais, perdemos a Nestlé, perdemos a Votorantim, perdemos o rumo, perdemos o foco, perdemos a qualidade de vida de nosso povo, torço para que não percamos o TAV também, queremos agora é ver novidade, nosso povo precisa é de aprender a ganhar, tirar os cabrestos e entrar finalmente no século XXI.
Sei que não é necessário enumerar aqui os motivos pelos quais tenho esta opinião, se o amigo leitor é do Sul Fluminense, conhece ou mora em Barra Mansa, sabe do que estou falando, basta andar dez minutos pelas ruas da cidade para contemplar o ar de decadência que infecta do centro a periferia, da região leste a oeste, e não estou me referindo tão somente a coisas grandes, como a estação do TAV, cujo interesse por parte dos governantes em manter seu projeto para Barra Mansa, parece não existir, mas também de coisas menores como a manutenção de rotina da cidade, ora podem me pedir paciência e dizer que não é tão fácil conseguir grandes investimentos da noite para o dia, claro, isso é compreensível, mas o problema é ainda maior, será que vão querer dizer também que o governo de uma cidade de 177.000 habitantes, não tem condições para fazer uma simples limpeza de um ponto de ônibus, por exemplo? (Pois é, até isto acontece em nossa amada cidade, os pontos de ônibus possuem uma camada espessa de sujeira sobre a cobertura e uma quantidade impressionante de teias de aranha nas luminárias).
Pare e observe nosso maior cartão postal –a ponte dos arcos– está suja, pichada, com a iluminação quebrada, cheia de teias de aranha, um verdadeiro retrato da decadência, e esta situação se repete pela cidade afora, enfim, poderia listar páginas e mais páginas de problemas aqui, mas não vou fazer isto, a intenção deste artigo é chamar a atenção para o descaso, para o abandono de nossa cidade, e mais do que isto é um desabafo de um cidadão que com certeza reflete a opinião da grande maioria dos que amam Barra Mansa.
Para finalizar este artigo, gostaria de fazer alguns esclarecimentos, quero deixar claro ao amigo leitor que com este artigo não estou fazendo campanha para qualquer candidato nas próximas eleições, que embora tenha minhas preferências e ideologia, não defendo aqui nenhum grupo político, que as palavras do texto acima expressam tão somente minha opinião sobre o estado em que minha cidade se encontra, pois acredito que ninguém deva colocar um grupo político acima dos interesses de uma sociedade como um todo.
Enfatizo também que reconheço sim os méritos e avanços dos governos, que existem pessoas sérias e comprometidas com o bem de nossa cidade, seja no executivo ou no legislativo, quando falo aqui em “governantes” ou “políticos” me refiro a uma considerável parcela destes, uma parcela que insiste em se infiltrar como um vírus em nosso governo, que mina e destrói aos poucos o pouco que nos resta.
Dito isto, me resta desejar e trabalhar para que daqui para frente eu não tenha motivos sólidos para escrever um artigo como este.
__________________________________________________

Artigo publicado em: leonardohortabm.blogspot.com

Barramansa do desleixo …

As campanhas veiculadas pela Prefeitura de Barra Mansa vem dando o que falar. Com os dizeres “Os cães ladram, a caravana …”, o prefeito Zé Renato (PMDB) tenta passar a ideia de que enquanto os críticos de plantão reclamam, a prefeitura não para de trabalhar e produzir uma gama de boas notícias.
No entanto, uma simples caminhada pelo bairro é capaz de mostrar que a prefeitura não anda tão atuante como parece. Frequentemente acostumada a bradar para todos os cantos que existe um forte combate à dengue, é de se admirar que ainda seja tratado com tão pouca importância as mortes por dengue hemorrágica, ocorridas no município. Só no bairro Saudade, duas mortes pela doença em um curto espaço de tempo. Mais difícil é constatar que diante de tanto “combate”, ainda vejamos em funcionamento um estabelecimento nas condições expostas abaixo.
Bairro Bocaininha – Borracharia com o telhado repleto de buracos devido a
recente chuva de granizo. Repare na quantidade de pneus expostos ao ar livre.

A questão ambiental também é absurdamente negligenciada. É inadmissível que o resto de construções seja a paisagem predominante, nas margens de um rio tão importante como o Bananal. Sabemos que a culpa também é da população, que se omite e prefere fingir que não viu. Mas a prefeitura deveria ter uma política de responsabilização dos culpados e preservação das margens dos rios. Nesses casos, a impunidade encoraja os irresponsáveis de plantão.
Postado por:

Além dos outdoors: indigna(i)nação?


Postado por Carlos Vinicius Rosenburg*
No Blog Estação BM


“Eu fiquei indignado
Ele ficou indignado
A massa indignada
Duro de tão indignado

A nossa indignação
É uma mosca sem asas
Não ultrapassa as janelas
De nossas casas

Indignação, indigna
Indigna, inação”

(Indignação – Skank)

Nas última semana o blog teve uma coluna de um colaborador, nosso amigo Junior, que reclamava dos famigerados outdoors raivosos colocados por nossa prefeitura. Não apenas reclamava, mas pedia a união dos barramansenses contra esse tipo de conduta (que não é exclusividade da atual administração). Dias depois, o Valério colocou lenha na fogueira, dizendo que apenas o inconformismo não era suficiente, uma vez que não basta apenas bradar a indignação. Para que esta não se transforme em inação, como bem retratado na música do Skank, é preciso agir.
Pois bem, os outdoors continuam aí. Clara provocação, de péssimo gosto. Muito mais do que isso: uma vindita de baixíssimo nível, feita com dinheiro público, dinheiro meu, seu, nosso. Reparem bem: enquanto as discussões estão no âmbito apenas político, com os gastos custeados pelos partidos, saindo dos bolsos dos políticos, enfim, enquanto as querelas não envolvem dinheiro público, o problema é apenas deles. Entretanto, quando entra em cena o dinheiro do povo, dinheiro de todos, o panorama muda completamente. Sai da esfera interna da política partidária para ganhar a política das ruas. Dinheiro público, ao contrário do que uma atrasada cultura política (ainda) tenta transmitir, não é dinheiro de ninguém, disponível para o primeiro (e mais esperto) que dele se apropriar. Não. É dinheiro de todos, recurso da coletividade, que deve ser usado no local em que a população decidir.
Bom, e aí vem a indagação: indignação, ação, recursos públicos, a população decide, mas... em que local a população decide?
Aqui, como no mundo todo, o local em que tais questões são tratadas é o parlamento, o Poder Legislativo. No âmbito municipal, nossa Câmara de Vereadores. São eles, por incrível que pareça, os representantes do povo, que votam o orçamento, que fazem as leis municipais e, talvez a função mais importante, que fiscalizam os gastos do Poder Executivo.
E aqui entramos nós, o povo. Em outras épocas, seria necessário que fizéssemos uma visita à Câmara Municipal e procurássemos nossos vereadores, legítimos representantes eleitos pelo voto popular. A maioria sempre preferiu não ir. Mas os tempos são outros, tempos de internet e de interatividade. E o site da Câmara de Vereadores de Barra Mansa, justiça seja feita, é uma bela ferramenta para a participação da população. Se você perde seu precioso tempo postando no Facebook, Orkut, Twitter, se lê (e responde) mensagens de amigos, se faz compras pela web, não custa nada direcionar seu mouse para o nome de cada vereador e demonstrar sua indignação, dizer não a administradores que tratam a coisa pública como privada (o trocadilho foi intencional), demonstrar que a indignação não fica apenas dentro da janela de nossas casas, como cantou o Samuel. Dizer para o seu vereador que os responsáveis pela lamentável campanha publicitária devem ser convocados pelos parlamentares para darem explicações – sim, os vereadores podem fazer isso, requerendo a convocação dos responsáveis, sejam eles secretários municipais, publicitários ou burocratas da administração municipal. Eles devem satisfações à população.
Para facilitar a tarefa, seguem abaixo os links da Câmara e os e-mails de todos os nossos vereadores, bem como o link da Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (outra ferramenta, muito útil, que leva a discussão para o Poder Judiciário – mas é sempre bom lembrar que a casa do povo é o Legislativo) – todos os meios são legítimos e devem ser usados.
Faça valer a sua voz, exerça a sua cidadania, demonstre a sua indignação. Diga, com todas as letras, que você preza o seu dinheiro e que está de olho no modo como tratam a coisa pública.
Até a próxima semana. Seguem os links:
Câmara dos Vereadores de Barra Mansa
http://www.camarabarramansa.com.br/

Contatos (e-mail, telefone, “fale com seu vereador” e proposituras) dos vereadores (na ordem em que aparecem no site da Câmara Municipal):

César Augusto Nader (Guto Nader) – PR
http://bit.ly/kmrbpl
Cláudio José da Silva Cruz Baianinho – PV
http://bit.ly/laIgC3
Elias Barbosa Romeiro (Elias da Corbama) – PRTB
http://bit.ly/jPRNq8
José Abel Mariano (Zé Abel) – PMDB
http://bit.ly/jPXDzH
José Luiz Vaneli (Leiteiro) – PSDB
http://bit.ly/mcHzVr
José Maurício de Almeida (Maurício) – PT
http://bit.ly/mpYyXX
Luiz Antônio Cardoso (Luiz Antônio) – PMDB
http://bit.ly/jzMinC
Luiz Baptista Barroso (Lula) – PMDB
http://bit.ly/kBXQeX
Marcelo Borges da Silva (Marcelo Cabeleireiro) – PT
http://bit.ly/ldD8Hl
Sônia Maria de Camargo Coutinho (Sônia Coutinho) – PSB
http://bit.ly/iSInRU
Ueslei Carlos de Brito (Ueslei da Farmácia) – PRTB
http://bit.ly/l2oE0N
Vicente Carneiro Leão Filho (Vicentinho) – PSB
http://bit.ly/jU4iMh

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – Ouvidoria
http://bit.ly/dpIKz0
________________
*Carlos Vinicius Rosenburg tem 38 anos, é barramansense e acredita que um lugar só melhora quando as pessoas que nele vivem exercem sua cidadania.