terça-feira, 31 de maio de 2011

Só de sacanagem (texto)

Este texto que Ana Carolina leu em um show vale a pena ser visto várias vezes.

>

O destino do Saae

O infográfico mostra a área que não poderá ser
utilizada pelo Saae no terreno de Saudade.




Quando vendeu o terreno do Ano Bom,  por um preço bem menor do que o de mercado (que está sendo questionado na Justiça), o Saae de Barra Mansa logo em seguida alugou o mesmo terreno para manter suas instalações no local. O que ninguém entendeu, pode ser facilmente compreendido quando se faz uma visita ao terreno comprado em Saudade para ser as novas instalações da autarquia. O terreno, que pertencia à empresa Protec, foi interditado no passado pela Feema por lidar com materiais altamente tóxicos que colocavam em risco a saúde dos moradores do bairro. A empresa deixou o local, mas não fez a descontaminação do terreno, que é considerado impróprio para qualquer atividade. O terreno, que foi comprado pela prefeitura e comemorado como uma grande conquista, além do solo contaminado, está totalmente abandonado, servindo de criadouro para dengue; possui reservatórios de material tóxico enterrados no solo e que precisam ser removidos para os locais apropriados e, o mais grave, mais da metade do terreno não pode utilizado pois é protegida pelo Código Florestal. Segundo este código, a área de proteção das margens dos rios varia de acordo com a largura do rio. Para rios que possuem de 50 a 200 metros de largura a área protegida deve ser de 100 metros, como é o caso do Rio Paraiba. Traduzindo, o Saae vai continuar no Ano Bom por muitos anos e, é claro, pagando um aluguel caríssimo.

Implantação de novas indústrias pode gerar mais de dois mil empregos no município

Barra Mansa cada vez mais vai ficando para trás.
Mais uma empresa será instalada na cidade, com possibilidade gerar cerca de dois mil novos empregos. A informação surgiu após encontro realizado esta semana, entre o prefeito e representantes do Grupo Poli Casa e PeW Indústria, fabricantes de casas populares ecológicas, que demonstraram interesse em se instalar no município.
“Foi um encontro muito proveitoso e demonstra o bom momento que o município atravessa, como polo de atração de empresas graças às condições favoráveis que proporciona. Temos localização privilegiada, a melhor saúde, a terceira melhor educação e transporte barato, oferecido pelo programa Tarifa Legal. Isso é importante para o empresário, porque ele sabe que o empregado e sua família estarão bem assistidos nessas áreas, o que acaba despertando interesse das empresas”, afirmou o prefeito.
NOVO CONCEITO
Os empresários informaram que o município foi escolhido por sua localização privilegiada - entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais - e devido à política de atração de empresas adotada pela administração municipal.
Que pena que nada disso está acontecendo em Barra Mansa, mas em Piraí. A Mariza vem ai e ela (acredita nosso prefeito) vai acabar com o problema do desemprego!!! 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cidade luz


E elas continuam lá, acessas, como a desafiar nossa paciência, testemunhas claras da incompreensão, da raiva e da teimosia, marcas dos homens que se julgam acima do BEM e do MAL.




Cidade Luz
Crase
Por: DiRe


Pra onde vão todos sonho que se vão?
Algemados todos pelas mãos, de alguém.
Que traz o mal em meia folha de jornal,
circulavam letras lagrimais, de ontem.
Alguém, foi de encontro ao seu final, viver é fatal,
quando nos incide a morte forte intensa pressão!

E controlar meu caos, na cidade um pavio,
que se queima a luz por um fio!
De tensão no ar,
O meu destino ali subiu
e do meu alcance fugiu!

Há um clarão, que resiste a escuridão,
divergentes siglas de facção que ontem...
Colisão ao som do fogo além do cão,
Queimam folhas de constituição,
que somem...

Algúem, faz da cruz mais um sinal
Já não cabe mais!
Tatuada, o braço, a morte, forte, intensa pressão

E controlar meu caos, na cidade um pavio,
que se queima a luz por um fio!
De tensão no ar,
O meu destino ali subiu
e do meu alcance fugiu!

E o maior buraco?


A foto nos foi enviada pelo Engenheiro Rosalvo, com o seguinte texto: "Minha foto não merece ganhar o concurso, pois ela não é obra da natureza, mas, sim, uma criação dos homens... dos homens ignorantes da prefeitura, é claro! Ela fica perto da antiga Barbará, bem em frente ao ponto de ônibus e já foi responsável por diversos acidentes e prejuízos. Se recapearem o asfalto mais uma vez e não levantarem os bueiros, os buracos da Avenida Sérgio Braga terão mais de 30 cms de profundidade. Haja saco para aguentar tanta incompetência".

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Utilidade Pública


Para você que não consegue emprego em Barra Mansa, vamos oferecer a partir de hoje um serviço de utilidade pública indicando onde existem vagas. Tomara que você consiga um emprego, mas, por favor, não abandone Barra Mansa. Precisamos de você em 2012. Clique no link acima (UTILIDADE PÚBLICA) e veja as vagas que são oferecidas.

E o maior buraco?


A foto foi enviada pelo Sérgio da Vila Nova, com o seguinte texto: "Se vale buraco em passagem de nível, acho que vou ganhar o concurso. Olha só o tamanho desse ai, me deu um prejuizo de mais de 400 reais. Me carro quebrou quando cai nele.

PARTICIPE- Envie foto para nosso e-mail: barramansasempre@gmail.com  e nos ajude na campanha, quem sabe eles tomam vergonha e começam a tapar os buracos da cidade.

Sucesso

Tico Balanço movimenta as manhãs da Sul Fluminense AM
Há anos no mercado radiofônico da região, com passagens por rádios como Cidade do Aço, Califórnia e Sul Fluminense, Tico balanço tem se destacado com um tom bem humorado e muita informação em seu programa matinal da Rádio Sul-Fluminense AM. Um dos líderes de audiência no horário, Tico tem como marca principal a independência de seu programa, ficando sempre ao lado do povo.

Pelo ralo


Pelo ralo... é assim que o dinheiro da prefeitura vai sumindo. Um desperdício aqui, outro ali e, quando precisamos dele para a Saúde, Educação, pagamento de credores e aumento dos servidores, ele não existe mais. O caso mais recente de gasto sem critério do dinheiro público foi proporcionado pelas campanhas publicitárias politiqueiras, principalmente a do "cão raivoso". Como viram que  erarram o tiro e que a população ficou revoltada com a agressividade da campanha, trataram rapidamente de substituir os outddors, mas continuaram gastando dinheiro público sem critério. Em frente à Sabec colocaram uma propaganda da campanha de medula óssea que será realizada em Barra Mansa. Muito louvável o apoio, se não fosse por um pequeno detalhe: a campanha termina sexta-feira, ou seja, o outdoor ficará exposto por apenas 2 dias. Por que não usaram o espaço para apoiar a campanha ao invés de ATACAR DE MANEIRA RAIVOSA  a população, apenas por que ela não aprova o governo? Em alguns lugares eles estão voltando com o "vampirinho", que talvez seja a figura mas emblemática do governo. E, por fim, já sem ter o que criar, colocaram na descida da Rodovia Presidente Dutra, no bairro Bocaininha, um outddor sobre o pagamento do IPTU com o velho e (des)conhecido Benjamin. Será que é campanha para o IPTU de 2012? Será o que o dinheiro arrecadado este ano já acabou? Assim, como na foto, o dinheiro (nosso dinheiro) vai escorrendo pelos ralos, não se antes separar os 20% de praxe da agência que cria(?) as campanhas.

domingo, 22 de maio de 2011


Barra Mansa perde
Secretário reconhece avanço da Dengue

Antes...
Matéria postada em 6/1/2010- Site da Prefeitura

A Prefeitura de Barra Mansa começa o ano intensificando as ações de prevenção à dengue em todo o município. Para continuar com os resultados positivos obtidos durante o ano de 2009 – nenhum caso da doença foi registrado pela Secretaria de Saúde – os agentes de saúde continuarão com as visitas, as ações de conscientização da população, além da intensificação também da fiscalização da Vigilância Ambiental em Saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Wilton Neri, o combate à dengue, nesse período do ano, é uma das prioridades da secretaria.
- Nosso foco, principalmente, é na conscientização da população, pois a ajuda dos moradores, recebendo bem nossos agentes, ouvindo as suas orientações e as colocando em prática, é muito importante para a prevenção da doença. Dessa forma, conseguiremos continuar sem casos da doença na cidade – disse Neri.

Hoje...
Barra Mansa registra aumento de
casos de dengue no mês de maio
 

Publicado em 17/5/2011, às 19h42-  Site do Jornal Diário do Vale

Barra Mansa
O município registrou aumento na proporção do número de casos de dengue desde o início do mês de maio, de acordo com o secretário municipal de saúde, Wilton Néri. Segundo ele, normalmente, nessa época do ano, as ocorrências da doença começam a sofrer declínio, causado pela diminuição da temperatura. Porém, este ano aconteceu o inverso.
Segundo informações da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), de janeiro até abril deste ano, foram registradas 450 notificações da doença. Esse número saltou para 562 notificações, representando um aumento de mais de cem casos notificados apenas nesse início do mês de maio, de acordo com o mais recente levantamento feito pela SMS, referente ao período de janeiro até hoje (17).
Conforme o secretário de Saúde, o levantamento revelou ainda que o município registrou até agora 238 casos confirmados da dengue clássica, 143 casos notificados aguardando confirmação por exame laboratorial e 11 casos de sua forma mais grave, a dengue hemorrágica. Além disso, este ano o município já registrou duas mortes em decorrência de complicações da doença.
Por causa desse aumento, os hospitais públicos do município tiveram um aumento significativo de atendimentos, principalmente na semana passada, quando houve um pico de atendimentos na rede pública.
Esse aumento de pacientes também foi registrado pela UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Barra Mansa. Segundo o diretor Carlos Gustavo Medeiros, desde o dia 1º de maio, foram registrados 560 atendimentos de pessoas com suspeita da doença, representando um aumento de 30% no volume normal de atendimentos.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Contra a CEDAE e contra o Governador

Terça-feira passada como era de se esperar, o nome do ex-prefeito de Barra Mansa, Roosevelt Brasil, foi aprovado para compor o Conselho da Agenersa, conselho que fiscaliza as concessionárias de energia e saneamento do estado do Rio de Janeiro. Essa Agencia tem quase seis anos de atividade e até agora a população desconhece a sua serventia. O que sabemos é que os salários dos conselheiros giram em torno de R$20 mil/mês. 
Essa agencia tem como intuito fiscalizar a CEG/Rio, e as empresas Águas de Juturnaíba e Prolagos que abastecem a região dos Lagos, ou seja, nenhum, absolutamente nenhum, vinculo com a cidade que lhe promoveu politicamente e lhe deu cacife eleitoral para galgar este posto.
No jornal Extra, segunda-feira, a coluna Extra,Extra ironizava na primeira nota a indicação do Governador, usando os seguintes termos"...Um deles é Roosevelt Brasil, peemedebista e ex-prefeito de Barra Mansa, conhecido por um vídeo no Youtube em que recomenda à população de Valença, no Sul Fluminense, que não pague as contas da...Cedae. Este é o futuro conselheiro da Agenersa”. Depois de comentar a outra indicação de Conselheiro, a coluna fecha a nota com o seguinte texto: “...Depois as más línguas dizem (ô gente faladeira) que as agências reguladoras não são ocupadas por técnicos...”



Mea culpa
Queridos amigos, por uma falha imperdoável do nosso moderador, não demos o devido crédito a quem de direito quando fizemos esta postagem. Ela foi emprestada do blog do nosso competente e antenado Júlio Esteves  (julinhoesteves.blogspot.com). Nossas desculpas e nosso agradecimento.

Vale assistir



Colaboração: Jorge Couto

A partir de hoje, vamos viajar no Túnel do Tempo para lembrar algumas das propagandas enganosas
do atual governo municipal.

Postado em 21/9/2010 no site da PMBM

Estrada Governador Chagas Freitas recebe asfaltamento
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, vistoriou as obras de asfaltamento da Estrada Governador Chagas Freitas, que estão em andamento, no bairro Colônia Santo Antônio. A estrada liga o bairro Bocaininha, passando pela Colônia, até o distrito de Rialto e a primeira etapa da obra prevê o recapeamento asfáltico dos primeiros 5 KM - no total, a estrada tem 11 quilômetros.
No momento, o local está recebendo o asfalto. Além disso, serão realizados também serviços de infraestrutura, alargamento da via, remoção de postes, entre outros. A previsão é que a primeira fase seja concluída até o final deste ano.
- Essa é uma grande reivindicação da comunidade da Colônia Santo Antônio, um compromisso que temos a alegria de começar a cumprir. Sabemos das dificuldades de quem precisa utilizar essa estrada, mas no final do ano quero voltar aqui para comemorar com os moradores essa obra tão esperada - disse o prefeito, ressaltando a parceria com o Governo do Estado. "Fizemos o pedido para a realização dessa obra e fomos atendidos. Essas parcerias são muito importantes para deixarmos nossa cidade cada vez melhor", completou.
Zé Renato, inclusive, esteve na última semana no DER (Departamento de Estradas e Rodagens), reunido com o diretor de Obras no Interior do órgão, José Beraldo, quando solicitou agilidade no andamento das obras. Por conta disso, ficou definido que, na próxima semana, será aberta uma nova frente de trabalho, em que o recapeamento será feito a partir do final da Colônia até o bairro Bocaininha. Os trabalhos que já estão sendo realizados, são no sentido Bocaininha-Colônia. "Com essas duas frentes de trabalho, nosso objetivo é que o recapeamento seja concluído num tempo menor que o previsto, talvez dentro de 60 dias", afirmou o prefeito.
A segunda etapa da obra prevê o asfaltamento dos 6 KM restantes, até o distrito de Rialto. No total, com as duas etapas, a obra terá um investimento de R$ 15 milhões e tem a previsão de ficar pronta até o início do segundo semestre do ano que vem.

              Veja como está a obra prometida pelo prefeito




Com nosso dinheiro


O governo municipal utiliza de várias maneiras para atacar seus opositores. Um expediente muito utilizado é a propaganda institucional. Propaganda política constante e de saturação, de forma a cultuar a personalidade do líder, ou líderes, para manter o apoio da opinião pública. Uma das formas mais eficientes de se impor à população um determinado sistema é a propaganda subliminar, onde as defesas mentais não estão em guarda contra a informação que está a se introduzir no inconsciente coletivo. Esta se faz por saturação em todos os meios de comunicação.

O Ministro da Propaganda e Informação do Terceiro Reich, Joseph Goebbels, acreditava que se uma mentira fosse repetida continuamente ela acabaria se transformando em verdade. Mas o tempo se encarregou de mostrar que a teoria estava errada. Uma mentira não pode ser transformada em verdade. No máximo pode ela ser habilmente encoberta com uma capa que lhe dê a aparência de verdadeira, ou seja, envolta numa segunda mentira. E é este tipo de mentira, travestida de verdade, que consegue sobreviver por um tempo mais longo, se for continuamente inculcada nas pessoas como sendo algo certo e útil. Tanto mais se inculcadores e inculcados não se derem ao trabalho de conhecer realmente a fundo o que têm em mãos, avaliando o fruto unicamente pela aparência de sua bela casca.

Em Barra Mansa, essa prática vem sendo exaustivamente adotada pela prefeitura, mas o povo, felizmente, já percebeu o ódio e o desejo de vingança mal camuflados nessas exortações ufanísticas.

O duro é saber que toda essa palhaçada é paga com nosso dinheiro.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

E o maior buraco?


Esta foto nos foi enviada por Sueli, atendendo ao convite para participar do maior buraco da cidade, acompanhada com seguinte texto:
"Vou ganhar o concurso, tenho quase certeza.
Dá uma olhada no açude que encontrei na Rua Manoel José da Silva, na entrada da Vila Elmira. Dá até para pescar!"

Valeu pela participação.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Por definição



Os "donos" da prefeitura resolveram apelar. Incapazes de argumentar com quem lhe faz oposição, resolveram partir para a agressividade pura e simples. Através de campanhas publicitárias caras, diga-se de passagem pagas com nosso dinheiro, tentam agredir ou desqualificar quem não reza na cartilha dos "cegos do castelo". A mais recente, que começou a circular hoje (foto acima) beira ao ridículo. Com o slogan "Os cães ladram. A caravana..." e a foto de um cão enfurecido, a campanha pretende (supomos!!!) passar uma imagem de dinamismo, competência, transparência... ou seja, tudo que não existe hoje na prefeitura. Mas, isso é uma outra história, que a própria história saberá contar. Vamos voltar ao assunto da postagem. Tentando decifrar qual mensagem subliminar existe por detrás da campanha (Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Talvez só os cães possam entendê-la), buscamos definir os dois temas centrais da campanha: o cão e a caravana.


O cão (Canis lupus familiaris) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal doméstico. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100.000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade (mais de 400 raças) canina, que atualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. O cão é um animal social e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso. Desse modo, o cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Estes são alguns dos motivos da famosa frase: “O cão é o melhor amigo do Homem”. Mas, apesar de domesticado o cão tem um excelente senso de sobrevivência e protege sempre sua casa e sua família e, para isso, ele costuma ladrar. É o mais puro instinto de defesa contra quem quer lhe fazer mal.


Uma caravana é por definição um grupo dos viajantes ou os comerciantes, com instinto único de lucro fácil, que se uniam para viajar. O comércio da caravana, entretanto, é associado com a história do Oriente Médio. A história das caravanas é marcada por traições, assaltos e saques a vilas e pequenos povoados. As caravanas cruzavam grandes distâncias através do deserto, sempre fugindo dos governos locais. Os dicionários definem a caravana como: “uma companhia dos viajantes sem destino certo”. Como se pode ver por esta definição, a caravana sempre vai embora, fugindo e abandonando seus feridos.

TENTANDO TRADUZIR
- Seria o cão o povo de Barra Mansa, que para se proteger dos predadores, está começando a ladrar? - Seria a caravana os polítícos que vão deixar o poder em 2012?
Se foi essa a linha de raciocínio do criador da campanha, nossos parabéns, pois é um sinal de que ainda existe um resto de coerência no governo. Caso contrário, não entendemos nada. Fica uma sugestão: que tal alguém fazer uma representação junto ao Ministério Público questionando os gastos com campanhas, ditas institucionais, mas que nada acrescentam à nossa cidade e seu povo. Quem vai pagar a conta?

Onde estão os empregos???

Este ônibus, como dezenas de outros, levam diariamente
milhares de barramansenses para trabalhar nas cidades vizinhas

Sul Fluminense gera 648 empregos em abril
Publicado em 17/5/2011, às 18h29, no Jornal Diário do Vale online

A região teve um saldo positivo de 648 empregos no mês de abril, puxada pelos desempenhos Resende (343 novas vagas), Angra dos Reis (179) e Três Rios (109). Barra Mansa (96), Barra do Piraí (79), Vassouras (58) e Valença (25) também apresentaram resultados positivos.
No acumulado do ano, a região criou 4.012 empregos, com Angra dos Reis (1.694) e Volta Redonda (1.171) puxando o resultado.
A mesma coisa acontece quando se observa o resultado dos últimos 12 meses, quando o número de empregos criados chega a 13.685 para a soma das sete maiores cidades, com Angra dos Reis (4.361) e Volta Redonda (3.378) sendo responsáveis por mais da metade desse total...

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Maniqueísmo: o Bem, o Mal e seus efeitos ontem e hoje

Temo o homem que só conhece um livro
(Timeo hominem unius libri) Sto. Tomás de Aquino
É possível que os primeiros homens não nasceram com inteligência. Esta foi construída ao longo de sua história de hominização. A evolução de qualquer criança em todos os tempos e culturas, que evolui do mais simples para o mais complexo pensamento abstrato ou simbólico, deve estar ainda acontecendo com o ser humano, ou seja, ainda estamos em processo de evolução de nossa capacidade de raciocínio, de convivência com as diferenças de raça, cultura, religião, língua ou modo de ser.
Desde o seu surgimento, o homem é movido por duas lógicas, consciente e inconsciente. O homem, primeiramente instintivo e passional, foi sendo recoberto pela consciência e razão. Mas essa razão ainda não conseguiu determinar a totalidade de seus atos. Ou seja, o irracional cujo efeito é as passagens aos atos ainda domina grande parte do existir humano. Freud descobriu que somos resultantes de dois princípios psíquicos opostos que lutam entre si: os Princípios de Prazer ou do Gozo e o de Realidade. E, ainda, haveria uma luta entre essas duas e a leis da cultura.
Esse jogo de forças - do desejo e da cultura - sempre foi complicado para as culturas entender, resolver ou administrar. Tradicionalmente a cultura resolveu, reprimindo, regrando, punindo, etc. Foi preciso muito tempo, experiências e debate para que algumas culturas e sujeitos aprendessem a conviver com o seu próprio desejo. Todas as culturas ainda têm dificuldade de aceitar que o Bem e o Mal constituem o todo do ser humano. As pulsões e desejos humanos sempre foram tidos como forças demoníacas. Na antiguidade, o demônio nada tinha a ver com o diabo, era um ser inspirador ou era quem vetava as más atitudes. Sócrates, no séc. 5 antes de Cristo, dizia que o daimon o guiava ao bem e vetava suas tendências mal pensadas. Só mais tarde é que interesses mais políticos que religiosos, fizeram acontecer a fusão do demônio como o diabo, satã, etc.
Um dos mecanismos mais utilizados pelo ser humano para se livrar do Mal é a projeção de sentimentos ou figuras inexistentes como operadores simbólicos do psiquismo. A atividade psíquica que sustenta a projeção é de ordem inconsciente, tal como todos os demais mecanismos de defesa. Odiar o vizinho, ou não aceitar uma tendência sexual, ser invejoso, etc, poderia forçar o psiquismo a projetar essas idéias e sentimentos em outras pessoas personificadas enquanto diabo, satã, enfim o Mal. Uma nação inteira pode ser tomada pelo histerismo de projetar numa só figura o Mal que, no fundo, é dela mesma. Mas, ela própria não se dá conta disso, visto ser uma ação made in inconsciente que demanda purificação de Mal.

Maniqueísmo: a luta entre o Bem e o Mal
O maniqueísmo é uma forma de pensar simplista em que o mundo é visto como que dividido em dois: o do Bem e o do Mal. A simplificação é uma forma primária do pensamento que reduz os fenômenos humanos a uma relação de causa e efeito, certo e errado, isso ou aquilo, é ou não é. A simplificação é entendida como forma deficiente de pensar, nasce da intolerância ou desconhecimento em relação a verdade do outro e da pressa de entender e reagir ao que lhe apresenta como complexo. A pressa não é só inimiga da perfeição, é também inimiga do diálogo, do pensamento mais elaborado, sobretudo, filosófico e científico.
O maniqueísmo é uma forma religiosa de pensar; não como religião autônoma, mas enquanto comandos camuflados que influenciam os discursos do cotidiano, inclusive as religiões formais e seitas.

Opine: onde fica o maior buraco nas ruas de Barra Mansa?

Você sabe onde está o maior buraco nas ruas e avenidas de Barra Mansa? Apresente-o para nós enviando foto ou vídeo e deixe seu comentário indicando o endereço onde está o buraco.




O concurso do maior buraco de Barra Mansa já começou a receber
os primeiros inscritos. No quesito de rua “solo lunar”,
a Estrada Governador Chagas Freitas saiu na frente, com uma
sequência de buracos de fazer inveja a qualquer pista de motocross.


sábado, 14 de maio de 2011


Como Barra Mansa foi uma das cidades que não atingiram a meta de vacinação, a campanha contra a gripe sazonal e AH1N1, marcada para terminar ontem, foi prorrogada para mais uma semana. Este ano, além de as pessoas com idade acima de 60 anos, puderam se vacinar também as gestantes e as crianças com idade de seis meses a 2 anos.

Preservando o verde


VAMOS SER JUSTOS. Fizemos diversas críticas ao governo municipal pela devassa feita em nossas árvores, mas temos que reconhecer que se por um lado eles cortam árvores, por outro eles procuram preservar ao máximo os matos nas praças de nosssa cidade. Um exemplo claro disso podemos ver na foto, onde um belo matagal toma conta do que seria uma pracinha de lazer do Condominio Morada da Colônia II. É o verde sendo preservado em sua forma mais natural. Parabéns...

Década de Ação pela Segurança no Trânsito


No dia 11 de maio de 2011 teve início em 192 países no mundo a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, este movimento possui como principal objetivo reduzir em 50% os números de lesões e mortes causadas pelos acidentes de trânsito.
Todos os 192 países que estão participando desta campanha global são signatários da ONU e estão desta forma colocando em prática a resolução 02/10 da organização que previa para este ano o lançamento da campanha, estes países se comprometeram a enviar até o início do mês de maio um documento onde traria as medidas que serão tomadas durante a década da campanha para poder alcançar o objetivo principal.
Por ano ao redor do planeta um milhão e trezentas mil pessoas perdem a vida, vítimas dos acidentes de trânsito, e outras milhares sofrem lesões das mais diversas. Mas cabe aqui salientar uma situação mais assustadora, o número supracitado só faz menção às vítimas diretas dos acidentes de trânsito que vão a óbito no local do acidente, pessoas que sofrem ferimentos, mesmo os mais graves, mas são socorridas e morrem logo após o referido, dentro da unidade de resgate, nos locais de pronto-atendimento ou aquelas que ficam horas, dias, meses ou anos em tratamento e morrem devido a complicações diversas, mas que possuem como nexo causal da morte o acidente de trânsito, não entram nestes números e sim nas estatísticas de feridos em acidentes de trânsito e a causa morte é considerada outra. Se pararmos para analisar mais profunda e seriamente esta situação veremos que a violência no trânsito, e seu braço mais letal os acidentes de trânsito, tem que ser considerados como uma pandemia, um problema de saúde pública e ser tratado como tal pelas autoridades competentes.
A partir de agora, com um atraso significativo que custou milhares de vidas de cidadãos brasileiros, temos que cobrar das autoridades que as medidas propostas e enviadas pelos órgãos responsáveis em nosso país sejam postas em prática, que o trânsito seja tratado com mais profissionalismo e não entregue ao comando de pessoas despreparadas e que, em muitos casos, assumem o cargo somente por questões políticas. E para cobrá-los temos a mais potente arma que é nosso voto, e como estamos nos aproximando de ano eleitoral temos que cobrar dos candidatos a cargos eletivos planos e projetos sérios, contundentes e coerentes com a realidade de cada município para combater a violência no trânsito, o descaso com o transporte público, a farra das multas aplicadas muitas das vezes por agentes da autoridade de trânsito, municipal ou não, sem o mínimo conhecimento da lei.
Mas vou além, antes cobrá-los, temos nós, POVO BRASILEIRO, que entender que trânsito mata, que violência no trânsito não faz diferenciação entre rico ou pobre, preto, branco, amarelo, mulato, índio ou qualquer outra raça, não quer saber de sexo, não escolhe criança, jovem, adulto ou idoso, não escolhe hora ou local, ela pode acontecer com todos nós, pelo fato de não respeitarmos a lei, não respeitarmos o próximo, não respeitarmos a vida.
Para que as ações propostas nesta campanha funcionem temos que muito além de cobrarmos atitudes de nossos governantes, termos atitudes, positiva, de compreensão, de carinho, de respeito, de amor ao próximo, entendermos que nem sempre o conhecimento que você possui para colocar um veículo na via, para subir ou descer de um ônibus, pilotar uma moto, andar de bicicleta ou para um ato que até parece simples, mas não é, que é atravessar uma via, talvez o outro que esteja fazendo errado não o faz por imprudência ou negligência, mas por desconhecimento total da forma correta de se comportar preventivamente em trânsito. Temos que entender que trânsito não existe somente quando estamos num veículo, como condutor ou pedestre, trânsito existe o tempo todo e em todo lugar, quando falamos do Código de Trânsito Brasileiro e as Normas Gerais de Circulação e Conduta nele existente não estamos falando somente com condutores de veículos, mas com todos que circulam pelas vias terrestres e sendo assim passa ser primordial para um trânsito mais seguro que todos tenham ao mínimo o conhecimento desta lei e normas. Temos que perceber que na maioria das vezes para evitarmos um acidente de trânsito que pode levar alguém a morte pode ser evitado se abrirmos mão da nossa preferência, e não somente por questões de educação e sim porque a vítima fatal pode ser você.
Então a partir de hoje, vamos mudar nossa postura no trânsito, vamos fazer nossa parte mesmo que pequenina, pois toda longa jornada se inicia com um pequeno passo.

Colaboração
Rafael I. Ferreira
Consultor Empresarial - Especialista em Trânsito

Consultoria emTrânsito / Transporte & Gestão de Pessoas
Contato RJ: (24) 9813-4320 / 7812-1244 ID 98*188602
Blog:
http://transitoecidadaniabr.blogspot.com

Estivemos, por problemas técnicos, impossibilitados de postar ou liberar comentários. O problema, que durou alguns dias, já foi resolvido e estamos de volta com muitas novidades. Caso seu comentário não tenha sido liberado, nos desculpe. Você pode tornar a enviá-lo.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dinheiro jogado fora







Nem bem terminaram o asfaltamento,  já começaram a destruir. As avenidas asfaltadas estão sendo destruídas pelas máquinas que estão trabalhando no pátio de manobras. Falar o quê?

Valeu... nem tanto


Para instalar as câmeras, a prefeitura está cortando as árvores
Vejam como ficou

Depois que divulgamos que as câmeras de segurança nas ruas de Barra Mansa estão desativadas desde dezembro do ano passado, a prefeitura resolveu agilizar o processo de contratação de outra empresa para realizar o serviço.
As câmeras ficavam em pontos importantes, acompanhando toda a movimentação em tempo integral. Locais de grande circulação como a Praça das Nações Unidas (bairro Ano Bom) e o centro da cidade, deixaram de ser observados.
Mas, infelizmente, eles não conseguem dar "uma dentro". Para instalar as câmeras de segurança a prefeitura está cortando árvores que há décadas estão em nossa cidade, como é o caso da praça (depois da rodoviária) onde fica instalada uma cabine da PM.

Rio Paraíba do Sul sofre contaminação por vazamento em depósito da CSN



Um vazamento de resíduos químicos em depósitos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda está levando material tóxico para o rio Paraíba do Sul - a principal fonte de abastecimento de água para mais de 12 milhões de pessoas no Estado, entre os quais 85% dos moradores da região metropolitana. Segundo o procurador da República Rodrigo Lines, ainda não é possível mensurar as proporções e o impacto dessa contaminação.
O material teria vazado para o córrego que passa pelos quatro depósitos (irregulares, segundo o Ministério Público) mantidos pela CSN na região e, consequentemente, poluído as águas do rio.
Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (10), a Companhia Siderúrgica Nacional se defende das acusações e diz que "o monitoramento ambiental da referida área é regularmente realizado até os dias de hoje". Além disso, a empresa argumenta que um dos depósitos, conhecido como Márcia 1, nunca operou clandestinamente e que "a utilização do local deu-se com absoluto conhecimento das autoridades competentes". A CSN não entrou em detalhes sobre os outros três aterros.
Histórico negativo
Em dezembro do ano passado, a Companhia Siderúrgica Nacional foi multada em R$ 20,16 milhões pelo Inea em razão de um vazamento de resíduos de carvão mineral, altamente tóxico, no rio Paraíba do Sul. O acidente teve origem na Estação de Tratamento de Efluentes do Alto-Forno 2 da CSN, que levou à suspensão da captação de água nas estações de Pinheiral e Vargem Grande, da Cedae. O acidente liberou dois milhões de litros de resíduos tóxicos no rio, o que colocou em risco o abastecimento de água de mais de oito milhões de consumidores, em especial na Baixada Fluminense. O problema começou com uma falha num tanque de acumulação de resíduos da lavagem de gases do alto forno da siderúrgica. Na ocasião, a então secretária estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos, reclamou da frequência com que ocorrem vazamentos na empresa prejudicando o rio Paraíba do Sul.
Em 2009, depois do vazamento de um material oleoso da unidade de carboquímicos que também atingiu o Paraíba do Sul, a CSN passara por uma ampla auditoria e se comprometeu por meio de um TAC a realizar investimentos em compensações ambientais e ações preventivas. A auditoria concluiu que a siderúrgica, instalada há mais de 50 anos, não atendia aos padrões ambientais previstos na legislação. Na ocasião, a companhia foi multada em R$ 5 milhões.

Campanha de doação de medula em Barra Mansa


Dia 27 e 28 de maio de 2011.
Local: Colégio Verbo Divino. 

A campanha para doação de medula é um sonho que vem se concretizando. Não tem caráter político, nem de autopromoção, visa apenas conscientizar as pessoas da necessidade de aumentarmos o número de pessoas cadastradas como doadores.
É um ato simples, fácil e de extrema importância.
No dia da campanha as pessoas deverão apenas preencher um ficha cadastral e será colhido cerca de 4 ml de sangue, a mesma quantidade colhida para um simples hemograma. -- Seu dados entram em uma lista chamada REDOME.  
Paralelamente há uma lista das pessoas que necessitam, chamada REREME.
Os dados das duas listas são constantemente cruzados. 
Caso um dia, alguém que necessita da doação, seja compatível com o cadastrado, esse será chamado, e aí sim será colhida a medula, através da punção do osso ilíaco, com anestesia, sem qualquer dano para a saúde do doador, que levará uma vida normal, sem  necessidade de cuidados especiais. Há também uma técnica nova a AFÉRESE, que retira do próprio sangue do doador alguma  células troncos  -- simples como doar sangue!!!
É RISCO ZERO PARA QUEM DOA E VIDA PARA QUEM RECEBE
Todas as cidades da região já fizeram essa campanha, Resende, Volta Redonda, Vassouras, etc, só nossa cidade não participou. Não podemos ficar fora disso, ou melhor, temos a chance de  ser a cidade que mais doadores conseguiu, mas depende de você, da sua empresa e família.
SOZINHOS NÃO SOMOS NADA!
Precisamos de você e de sua ajuda. 

LINKS:
http://www.youtube.com/watch?v=1huNPF8en-c 
             http://www.youtube.com/watch?v=IqaK_ta-Px0

Dra Delmira Maria Almeida Ferreira.
Médica-Pediatra.
Organizadora da Campanha de Barra Mansa.
Delmira Ferreira <
campanhadoemedula@yahoo.com.br  

domingo, 8 de maio de 2011

Barra Mansa na vanguarda



Depois de tirar o carnaval da Avenida Joaquim Leite, acabar com o desfile de 7 de  Setembro e tentar acabar com a tradicional festa de São Sebastião, eles finalmente se superaram. Ninguém mais acreditava que algo de novo pudesse aparecer, mas eles inventaram o DESFILE CÍVICO DO DIA DAS MÃES. Quem foi ao centro da cidade neste sábado, véspera do Dia das Mães, viu um comércio movimentado e um trânsito, que apesar de lento, fluia bem, até aparecer o circo. A prefeitura de Barra Mansa querendo inovar, criou este ano um desfile em homenagem às nossas queridas mães, justamente na hora de maior trânsito no centro da cidade. Na frente uma faixa que homenageava as mães, seguida por uma trupe e uma banda marcial, e a prefeitura conseguiu transformar o centro da cidade num verdadeiro caos. Só faltou o pão...
Não resta dúvida, o gerente de resíduos sólidos está dando "piruada" no marketing.

Ameaça ao meio ambiente



As centenas de montes de entulhos de telha de amianto espalhados pela cidade, desde a chuva de granizo que atingiu Barra Mansa mês passado, tem motivado uma série de pedidos para que a prefeitura execute sua coleta. Além do incômodo para os moradores, os entulhos trazem também preocupação para os movimentos ambientalistas, que querem da prefeitura um plano para a destinação correta do material.
Os ambientalistas lembram que o amianto é classificado pelos órgãos de saúde e ambientais como material perigoso. Eles alertam que o material usado na produção de telhas coloca em risco a saúde, sendo comprovado que não existe limite seguro de exposição ao mineral e que o contato com ele pode provocar o comprometimento sério da capacidade respiratória, podendo evoluir para o câncer de pulmão e derrame.
O maior temor dos ambientalistas é que a prefeitura quando fizer a coleta, acabe levando o material para o "lixão". Segundo eles, o material seria mais um risco para o rio Bocaina.

O AMIANTO
Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização da substância amianto já foi proibida em mais de 50 países devido estudos que demonstram suas propriedades cancerígenas. A União Européia não faz uso do amianto desde 2005 devido à nocividade do amianto para a saúde humana.
Até o momento, o Município não providenciou a retirada desses entulhos e nem disponibilizou um local para o seu descarte correto. Tá na hora da Agenda 21 se pronunciar, estudando e definindo a forma ecologicamente correta de destinação desse material, sem agressão ao meio ambiente.

Quanto ao gerente de resíduos sólidos, achamos que ele continua estagiando no departamento de marketing.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

2012 vem aí...


Estamos há pouco mais de um ano das eleições municipais, porém os prognósticos a respeito dos futuros resultados já começam a ser traçados pelos políticos, pela imprensa, pelos marqueteiros, enfim, pelo eleitor.
Tudo que se disser agora, mesmo vindo de profissionais da política, cientistas políticos e pelo pessoal do marketing não passará de mera previsão. E as previsões, neste campo, como em quase tudo na vida, nem sempre se confirmam, para alegria de uns e infelicidade de outros.
Bem, mas, o que fazer para se ganhar uma eleição?
Como exemplo de uma boa campanha, citaremos a vitoriosa campanha de Lula. Diz-se que sua vitória, em 2002, somente foi possível graças às magias de Duda Mendonça, que é um dos ícones do marketing político nacional.
É bem verdade que o marketing político brasileiro melhorou, e muito, nos últimos anos, com as pesquisas qualitativas ganhando, inclusive, mais destaques. Nos grandes centros urbanos, os políticos se agarram ao pessoal de marketing como verdadeiras tábuas de salvação, entregando-lhes, praticamente, o comando das eleições. Mas será que o marketing eleitoral tem tanto peso assim?
Nem sempre!
O fato de já haver disputado outras eleições para o cargo e ter aprendido uma série de coisas importantes, como ampliar o leque de alianças, costurar apoios individuais, apresentar-se mais ponderado e conhecer uma série de atitudes que não podiam ser repetidas, são exemplos de ações apresentadas por Lula, que o fizeram um candidato vencedor, e que não passaram, necessariamente, pela figura do marqueteiro.
Ter boa presença, ser bem articulado em suas intervenções junto à televisão, ao rádio e perante a imprensa escrita, também, são fatores que devem ser desenvolvidos pelo candidato, além, é claro, de um carisma e empatia inatos. 
Sabemos que o fato político é extremamente dinâmico e volátil e muita coisa pode ocorrer até a escolha dos candidatos. Mas, as qualidades individuais ditas acima, aliadas ao bom marketing eleitoral podem ajudar, e muito, para o sucesso numa eleição. Esses fatores foram imprescindíveis para o sucesso de Lula naquele pleito.
Agora, de tudo que foi dito, fica a idéia de que uma boa campanha depende de...
um bom candidato!
E, uma campanha vencedora depende de...
um candidato vencedor!
E, não será diferente em Barra Mansa!"
Colaboração:
EBISON DIETTRICH