11 de mai. de 2009

Haveria alguma coisa difícil ao Senhor ?

 Temos visto e ouvido que o nosso Deus, o Santo de Israel, tem jurado por si mesmo, e que, através dos tempos, Ele manifesta o seu braço operando e fazendo aquilo que não podemos fazer. Ele é o Senhor que a tudo criou e todas as coisas tem encerrado debaixo dos seus pés! Ele é o Deus que chama a existência as coisas que não existem! Abri rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; torna o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água. Para ele, tudo é possível, pois ele mesmo diz em sua palavra: ainda antes que houvesse dia, EU SOU! E ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos:
Operando eu, quem impedirá?

   Haveria alguma coisa difícil ao Senhor?

 A Palavra de Deus nos garante que depois do querer de Deus, nada impede as coisas acontecerem! No deserto, Deus fez sair água da rocha! Fez aparecer carne para o povo comer! Ele abriu o mar e o povo passou! O vento e o mar se acalmam, pois todos lhe obedecem! A água transforma-se em vinho! Até a morte perde a sua força quando Deus quer dar a vida! Quem pode com esse Deus tão poderoso? Por mais difícil que seja a tua causa, o Senhor é poderoso para resolvê-la!

   Deus havia prometido a Abraão que sua descendência seria maior que as estrelas do céu. E o tempo passou, ele e sua esposa já estavam velhos e a Sara já havia cessado o costume das mulheres. Mas eis que o próprio Deus veio ter com Abraão e lhe disse: Eis que tornarei a ti no ano vindouro e Sara, tua mulher, terá um filho. Porém Sara duvidou da palavra e riu. Mas eis que o Senhor lhe disse:

Haveria alguma coisa difícil ao Senhor?

  Quantas vezes o impossível se apresenta em nossa vida e nós nos abatemos, nos entristecemos e as forças se vão. Outras vezes, saímos a recorrer onde não há solução. Mas o nosso Deus, é o Deus do impossível! Ele é o nosso Jeová Rafá, o Deus que nos sara! O Jeová Jiré, que tudo provê a nosso respeito! Ele está atento ao nosso clamor e nos dá vitória!

  O impossível veio também na vida de Marta e Maria, quando seu irmão Lázaro adoeceu e morreu! Elas mandaram avisar Jesus, mas ele estava longe e se demorou e quando chegou, eis que já faziam 04 dias que Lázaro estava morto! Mas Jesus chegou! Ele é a ressurreição e a vida! E disse Jesus a Marta: se creres, verás a glória de Deus! Mandou que a pedra fosse retirada e falou com sua autoridade: “Lázaro, sai para fora!” E Lázaro saiu do túmulo, porque o dono da vida estava ali!

  E ele também está aqui igreja! Ele ressuscita os mortos, fortalece os cansados e restaura os feridos! Como derrubou as muralhas de Jericó, derruba os montes que estão querendo impedir a tua vitória! Ele é o que te consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva? Eis que vejo a mão de Deus estendida neste lugar para abençoar o seu povo e Ele diz para nós:

  “Eis que eu sou o Deus que posso fazer todas as coisas! O SENHOR dos Exércitos é o seu nome!”.

  E hoje este Círculo de Oração está em festa! Durante esses ____ anos, aqui neste lugar, nós expomos as nossas súplicas ao Senhor, e temos visto as bênçãos de Deus derramadas sobre este lugar: Ele salva, batiza e cura as enfermidades, abre as portas de emprego, pois foi o Senhor que o determinou, quem pois o invalidará? E ele permanece com os seus ouvidos atentos à nossa oração. Os nossos parentes têm sido libertos e os laços são quebrados porque a sua mão está estendida sobre este lugar, quem pois a fará voltar atrás? E se tu achas que a tua causa é impossível, entrega-a hoje nas mãos do Senhor porque...

"Existe alguma coisa impossível para o Senhor?" (Gênesis 18:14)

"O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada". (Salmos 115:3)

"Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada". (Isaías 46:10)

"Jesus olhou para eles e respondeu: 'Para o homem isso é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis". (Mateus 19:26)

"Pois nada é impossível para Deus". (Lucas 1:27)

Há Coisa Impossível para Deus?

  Deus fez uma promessa maravilhosa. Entre outras coisas, prometeu bênçãos por meio dos descendentes de Abraão. Quando Abraão recebeu esta declaração do Senhor, ele já tinha 75 anos de idade, e sua mulher tinha 65 anos. Até então, não tinham nenhum filho. Os anos passaram, e nada aconteceu. Sara não ficou grávida, mas estava envelhecendo. Mesmo numa época na qual os homens viviam mais de 150 anos, ela estava passando da idade para engravidar. Ela ficou desesperada e sugeriu que uma serva dela poderia ser a mãe do filho da promessa. A serva teve um filho, mas Deus não o aceitou como o filho da promessa. Os anos continuavam. Sara envelhecia mais. As dúvidas na cabeça dela acumulavam.

  Quando Sara tinha 89 anos e, pela natureza, nenhuma esperança de engravidar, o Senhor falou com Abraão na presença dela. Ele disse que Sara ficaria grávida e, dentro de um ano, teria um filho. Ela não acreditou e até riu quando ouviu a palavra de Deus. O Senhor disse a Abraão: “Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?” (Gênesis 18:13-14). Neste estudo, vamos considerar o poder de Deus em relação à nossa fé.

  Há Coisa Demasiadamente Difícil?

  Esta linguagem desafia o homem a crer em Deus e no seu poder. Consideremos alguns exemplos de obras divinas que parecem impossíveis aos olhos humanos.

  O nascimento de um filho seria coisa difícil para Deus? Todo o processo da procriação é maravilhoso e difícil para o homem compreender. Com todo o entendimento científico acumulado ao longo da história, o homem não é capaz de fazer o que acontece no processo natural, projetado por Deus, da procriação.

   Mas Deus aceita desafios maiores ainda! O caso de Sara envolvia uma mulher que já tinha passado o limite de idade para engravidar. Conforme todo o conhecimento e experiência dela, seria impossível ter um filho. Se Deus tivesse agido algumas décadas antes, teria dado certo. Mas agora? Uma mulher de 89 anos? Impossível!

  Séculos depois, uma outra mulher – velha e, aparentemente, estéril – concebeu e teve um filho chamado João Batista. A explicação? “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1:37).

  A criação do mundo mostra que não há coisa impossível para Deus. O profeta Jeremias trabalhou com um povo incrédulo, pedindo que eles acreditassem no inacreditável. Pelo menos, para eles, as obras de Deus foram além da imaginação. Jeremias louvou a Deus, o Onipotente, dizendo: “Ah! Senhor Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa” (Jeremias 32:17).

  O mesmo Deus é capaz de castigar e destruir. Alguns judeus desobedientes não acreditavam que Deus seria capaz de castigar seu próprio povo. Pelo menos, ele não seria capaz de trazer um castigo forte e destruidor. O próprio Senhor falou ao contrário: “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim? Portanto, assim diz o Senhor: Eis que entrego esta cidade nas mãos dos caldeus” (Jeremias 32:27-28).

  Ele tem poder para salvar e restaurar. Há mais, no mesmo capítulo de Jeremias. Depois dos caldeus (babilônios) destruírem a terra e levarem os judeus ao cativeiro, Deus ia restaurar seu povo à comunhão com ele (Jeremias 32:37-41). Ele explica: “Assim como fiz vir sobre este povo todo este grande mal, assim lhes trarei todo o bem que lhes estou prometendo” (Jeremias 32:42).

  Alguns Negaram este Poder: Quem é Deus?

  A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que não confiaram em Deus e que negaram o poder dele.       Vamos considerar três casos.

 O faraó do Egito negou o Senhor. Quando Moisés levou ao rei do Egito a exigência de Deus que ele libertasse o povo de Israel, o rei obstinado disse: “Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir a Israel” (Êxodo 5:2). O rei arrogante recebeu a resposta por meio de uma série de pragas e, afinal, a morte dos primogênitos e a derrota do exército do Egito.

  Nabucodonosor, o rei da Babilônia, não acreditou no Senhor. Quando três judeus recusaram a se curvar diante de uma imagem idólatra, o rei se irou e se exaltou. Ameaçou lançá-los numa fornalha ardente e desafiou o Deus deles: “E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” (Daniel 3:15). Deus respondeu!

  Jeroboão confiou na sua astúcia, e não em Deus. Não somente os reis pagãos, mas alguns dos reis de Israel e Judá se mostraram incrédulos. Jeroboão, o primeiro rei de Israel depois da divisão do reino, não confiou na promessa de Deus de estabelecer a sua dinastia. Ele inventou sua própria religião (1 Reis 12:26-33) e, anos depois, tentou vencer o exército de Judá pela tática militar. Deus lutou contra Jeroboão e o rei incrédulo sofreu uma terrível derrota (2 Crônicas 13).

  Outros Acreditaram no Poder de Deus: Não Há Impossíveis!

  Os exemplos de fé são muitos. Trechos como Hebreus 11 destacam grandes exemplos de homens e mulheres que acreditaram no poder do Senhor. Vamos lembrar de algumas ilustrações desta fé.

  Davi venceu Golias, porque confiou em Deus para dar a vitória (1 Samuel 17:36-37,45-47).

  Gideão derrotou os midianitas porque acreditou que Deus estava com ele (Juízes 6 e 7). Com apenas 300 homens, ele venceu 135.000 midianitas e livrou o povo de Israel da opressão deste adversário.

  Pela fé, Josué tomou a cidade de Jericó (Josué 6). As muralhas caíram, não pela força militar, mas pela fé em Deus. Foi o primeiro passo na conquista da terra de Canaã.

  Abias derrotou Jeroboão, porque Deus estava com ele (2 Crônicas 13). Mesmo tendo uma grande desvantagem em número de soldados, Abias confiou em Deus e venceu.

  Abraão acreditou no poder de Deus e ofereceu Isaque (Gênesis 22; Hebreus 11:17-19). Contra qualquer lógica humana, Abraão foi obediente e levou o filho da promessa para sacrificá-lo. Nunca tinha visto nenhuma ressurreição, mas acreditou que Deus, o Todo-Poderoso, traria o filho de volta.

  Sadraque, Mesaque e Abede-Nego confiaram em Deus quando foram lançados na fornalha (Daniel 3:16-18). A atitude deles é um excelente exemplo. Independente da resposta de Deus, salvando suas vidas ou não, ele continuaria sendo Deus! Precisamos da mesma atitude quando oramos a Deus hoje.

  O centurião acreditou no poder da palavra de Jesus (Lucas 7:7-9). Jesus não precisava chegar ao local e tocar no rapaz. A palavra, mesmo falando de um lugar distante, seria suficiente para curá-lo.

  Há coisa difícil demais para Deus? Não!

  Temos a Fé de Abraão ou a Dúvida de Sara?

  Abraão confiou em Deus para ressuscitar o seu filho. Décadas antes, Sara duvidou do poder de Deus para lhe dar um filho.

  E nós? Acreditamos nas promessas de Deus para nos fornecer as necessidades da vida (Mateus 6:31-34), ou duvidamos da sua palavra e procuramos uma solução própria e até errada?

  Confiamos em Deus e seguimos a palavra dele para resolver problemas no casamento, ou seguimos conselhos humanos e carnais? Acreditamos na palavra do Senhor para saber como enfrentar dificuldades com os nossos filhos? Quando encaramos doenças graves? Seguimos o conselho de Deus para lidar com problemas com os nossos irmãos?

  E quando enfrentamos tentações, confiamos em Deus? Acreditamos que Jesus nos ajuda quando somos tentados (Hebreus 2:18)? Procuramos até achar a saída que Deus garante (1 Coríntios 10:13)?

  A falta de fé se manifesta quando escolhemos caminhos humanos, quando tentamos resolver problemas com mentirinhas, um jeitinho errado, etc. A pessoa que confia nas soluções humanas e negligencia ou abandona as soluções divinas não acredita no poder do Onipotente!

  E nós? Temos a fé de Abraão ou a dúvida de Sara?

Nenhum comentário:

Postar um comentário