terça-feira, 15 de dezembro de 2009

As Eras A.I. (Antes da Internet) e D.I. (Depois da Internet)

A história da humanidade é marcada por acontecimentos importantes e fortes que causaram transformações profundas na sociedade. Não há dúvida de que o uso da Internet foi um desses marcos, na medida em que mudou substancialmente a forma como as pessoas passaram a se relacionar umas com as outras, tanto para tratar de assuntos pessoais, como também de trabalho. No segmento corporativo, as áreas comerciais e de marketing foram as que sofreram maior impacto. Por meio das novas ferramentas de comunicação, hoje é possível não apenas conhecer os diferentes públicos, como interagir com eles e compreender imediatamente seus anseios, gostos e preferências.

A nova era tecnológica beneficiou também os pequenos negócios uma vez que ampliou a visão empresarial de seus dirigentes. Antes da Internet, as atividades comerciais e empresariais estavam baseadas nas possibilidades físicas, tanto no que se refere à localização do ponto de venda, propriamente, como também de recursos financeiros disponíveis para atingir o público consumidor.

Na era AI – Antes da Internet -, para comprar qualquer produto, o consumidor era obrigado a se deslocar até os centros de compra. Com o advento da via eletrônica, todo cidadão que possui um computador e acesso à rede mundial sabe que se entrar no Google e pesquisar um tema terá mil referências sobre o mesmo e inúmeros locais onde aquele produto poderá ser adquirido. E a compra poderá ser feita, inclusive, por meio do canal digital.

Óbvio que o ponto comercial físico continua tendo importância relevante para a estratégia do negócio, mas, sem dúvida, a tecnologia da informação fez com que esse item ganhasse uma nova conotação. Já não basta ter uma loja física. É preciso também ter um site e se valer de mecanismos que dêem maior visibilidade à empresa dentro do universo digital. Porque sem isso que ninguém irá encontrá-la.

Hoje o marketing e a sua gestão têm novas regras. Não adianta mais gastar fortunas em campanhas publicitárias de massa. Depois do advento do controle remoto e da Internet, as campanhas veiculadas pela televisão não possuem mais a mesma eficácia. Não é de se estranhar que recentemente um diretor de marketing de uma grande empresa declarou que obteve melhores resultados com uma campanha nas mídias sociais do que na televisiva.

Os novos tempos comprovam que é preciso deixar de lado os velhos hábitos de venda, de anúncios e de campanhas. E toda essa reflexão nos remete à teoria de Darwin, segundo a qual não sobreviverão as espécies mais fortes, mas as que possuírem maior capacidade de adaptação. Esse princípio se aplica também às empresas.

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