segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Texto do nosso folheto que explica os costumes judaicos ao despertar.

B”H
Netilat Yadayim
A lavagem ritual das mãos
Todos os dias passamos por um ciclo - a alternância cotidiana do
sono e da vigília. De acordo com a lei judaica, cada pessoa, ao acordar,
deve lavar as mãos para remover o “espírito de impureza” que adere
a elas durante o sono. Quando dormimos, há um”afastamento de
kedushá (santidade) do corpo” - enquanto a alma “ascende à sua
Fonte”, em cima. Na realidade, esse “rebaixamento natural” permite
que a “impureza” se instale. Nossas mãos estão em estado de tumá
(impureza espiritual) ao acordarmos, mas elas não estão “más” ou
sujas. É o resultado de um certo afastamento da kedushá, mas não é
um estado de degradação ou de inferioridade.
Netilat Yadayim
Netilat yadayim é o nome que se dá a todas as lavagens rituais que
visam exclusivamente a purificação das mãos. Seu nome deve-se ao
utensílio usado para a mesma denominado “natlá”, do aramaico. Outro
motivo é baseado no sentido da palavra netilá que indica elevação,
uma vez que, quando lavadas, as mãos devem ser erguidas para que
as águas atinjam toda sua extensão. O mesmo deve ser feito ao recitar
a berachá.
A maneira correta de proceder a netilá, é deixar a mão entreaberta
para que a água possa atingir também as pontas dos dedos.
Razões da netilat ao acordar
Há alguns motivos porque os nossos sábios instituíram netilat
yadayim ao despertar:
As mãos estão em constante movimento (mesmo durante o sono)
e provavelmente quando a pessoa dorme, elas estavam em contato
também com as partes cobertas do corpo. Assim sendo, de manhã,
antes das orações se faz a lavagem ritual das mãos a fim de purificá-
las, antes do serviço a D’us.
Outro motivo, citado no Zôhar e também mencionado no Talmud,
explica que a finalidade da netilá consiste em remover a Ruach
Ráa - o espírito maligno da impureza - que paira sobre as mãos. Os
livros cabalísticos explicam que durante o sono a alma da pessoa
desvincula-se do corpo quase na sua totalidade - a ponto de nossos
sábios dizerem que o sono representa 1/60 da morte - e eleva-se à
sua Fonte-Matriz, quando presta contas e dá um relatório de seus
atos naquele dia. Assim, também neste período a alma recarrega sua
energia, o que possibilita a pessoa acordar revigorada e disposta.
Durante esta fase de elevação do espírito, o corpo permanece “semi-
vazio” e este vácuo, causado pela ausência da alma Divina, possibilita
e atrai elementos impuros ao corpo. Ao despertar, quando a alma
volta a revestir-se no corpo e preenchê-lo, estes elementos impuros
cedem o lugar e desaparecem, permanecendo apenas nos dedos das
mãos. Para que os efeitos negativos sejam neutralizados, é necessária
a netilá, única maneira de retirá-los. Por essa razão a pessoa também
deve abster-se de certas coisas ao despertar, antes da netilá.
Um terceiro motivo é que a netilá faz parte dos preparativos para
a reza e assim como os cohanim santificavam-se no Templo Sagrado,
lavando suas mãos antes das oferendas e sacrifícios, da mesma forma
todos nós devemos realizar a netilá antes das orações, pois elas vêm
substituir os sacrifícios em nossa época. Segundo isto, esta netilá
também deve ser feita antes das orações vespertinas (Minchá) e
noturnas (Maariv), porém sem a Berachá de Al Netilat Yadayim.
Netilat yadayim - ao acordar
Logo ao despertar, após ter dito o Modé Ani, deve-se proceder à
netilat yadayim.
Antes da netilá deve-se evitar o seguinte:
a) pronunciar o nome de D’us ou palavras daTorá;
b) andar dois metros;
c) manusear alimentos, bebidas ou roupas;
d) tocar as mãos nos olhos, nariz, ouvidos, boca ou demais orifícios
do corpo.
Como devemos evitar andar dois metros antes da netilá é
recomendável preparar na véspera um recipiente com água e
uma bacia e deixá-los próximo à cama, a fim de realizar a netilá
imediatamente ao acordar.
Se possível deve-se procurar utilizar um recipiente de duas alças.
Deve-se cuidar em não mergulhar ou tocar na água antes da netilá a
fim de não impurificá-la.
Se a netilá foi feita antes do raiar do sol, ao amanhecer, deve-se tornar a realizá-la (pois a própria noite é causadora da impureza),
porém sem repetir a bênção.
Ao dormir de dia, despertando, também, deve-se proceder a netilá
sem a bênção.
Procedimento da netilá ao despertar:
Primeiramente recite o Mode Ani:
Modê ani lefanecha Melech chai vekayam she’he’chezarta bi
nishmati bechemlá, rabá emunatecha.
Sou grato a Ti, ó Rei vivo e eterno, por ter restaurado dentro de mim a
minha alma, com misericórdia. Grande é Tua confiabilidade.
Anéis, alianças etc. devem ser retirados antes da netilá.
Ergue-se o recipiente com a mão direita e passa-se para a esquerda.
Então despeja-se a água inicialmente na mão direita; depois segura-
se novamente o recipiente com a mão direita, vertendo na esquerda.
Procede-se desta forma três vezes, alternadamente.
A água deve cobrir toda a superfície das mãos até os punhos, mas
caso não haja água suficiente, ou nos dias deYom Kipur e Tishá Beav
despeja-se a água apenas sobre os dedos (até a junção dos dedos
com as mãos), sendo o suficiente.
Essa netilá deve ser feita sempre com um recipiente.
A água utilizada para a netilá não poderá ser usada para nenhuma
outra finalidade (pois um espírito de impureza paira sobre ela) e
também não deve ser jogada em lugares por onde transitam pessoas
que possam entrar em contato com ela.
A Berachá de netilat yadayim não deve ser recitada próxima da
água que foi utilizada e sim mais tarde junto com as demais Bençãos
Matinais.
A berachá:
Baruch Atá A-do-nai E-lo-hênu Mêlech Haolám asher kideshánu
bemitsvotáv vetsivánu al Netilat Yadayim.
Bendito és Tu, ó Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificou
com os Seus mandamentos e nos ordenou sobre o lavar das mãos.
 Numa convenção americana à qual compareceram neurologistas do
mundo  inteiro, um dos principais tópicos foi o fenômeno de pessoas
que  desmaiam no instante em que se levantam da cama.
Um dos oradores foi a Professora Linda McMaron da Inglaterra. Ela fez 
uma prolongada palestra sobre seus estudos neste campo. Disse que  após
muitos anos de estudo e investigação sobre o tema, chegara à conclusão
de que este tipo de desmaio é causado pela rápida  transferência entre a
posição deitada e ficar de pé. A Professora  McMaron disse que demora
12 segundos para o sangue fluir dos pés à cabeça. Porém quando a
pessoa se levanta rapidamente assim que  acorda, o sangue é “jogado”
depressa demais para o cérebro, e o  resultado é o desmaio. Ela sugeriu
que cada pessoa, mesmo aquelas que  não têm tendência a desmaiar,
se sentasse na cama ao acordar e  contasse lentamente até para evitar
tontura, fraqueza e/ou desmaio.
Seu discurso foi recebido com muitos aplausos e entusiástica 
repercussão.
Outro professor, um judeu religioso, pediu permissão para falar.
Ele disse: “Para nós, judeus, há uma antiga tradição com milhares
de  anos (*), dizer uma prece de agradecimento ao Criador do Mundo
por  nos conceder a oportunidade de um novo dia de realizações. A
prece é  dita imediatamente após despertar, enquanto ainda se está na
cama  deitado ou sentado. Há doze palavras nesta prece e se a pessoa
se  regular para dizê-las lentamente com concentração, leva exatamente 
doze segundos para dizê-la... 12 palavras em 12 segundos.”
Ele recitou a prece lentamente em hebraico:
Modê ani lefanêcha, Mêlech chai vecayam, shehechezárta bi nishmati 
bechemlá. Rabá emunatêcha. (Sou grato a Ti, ó Rei vivo e eterno, por  ter
restaurado dentro de mim minha alma com misericórdia. Grande é  Tua
confiabilidade.)
O auditório levantou-se e irrompeu em aplausos que ecoaram por
todo o  salão. Dessa vez... era para o Criador do Mundo.
Talvez cada um de nós também deva APLAUDIR TODA MANHÃ APÓS
RECITAR  MODÊ ANI!

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