Seguidores

14:56

Desenvolver o conhecimento lexical
Construir um mapa semântico

A turma do 3º ano iniciou esta sessão com a apresentação do tema, “Desenvolver o conhecimento lexical”. Os alunos foram informados de que nesta sessão iriam construir o mapa semântico do texto “A colmeia”, isto é, depois de o lermos iríamos identificar a ideia/ a entidade principal para podermos organizar graficamente a informação que, neste texto é associada a essa ideia/entidade.
Finda a leitura silenciosa passou-se à leitura feita pelos alunos.
Fez-se a exploração oral do texto e os alunos consultaram o dicionário para procurarem significados de novos vocábulos, os quais eram registados no quadro e na fotocópia.

De seguida perguntei aos alunos qual era o tema /entidade que era referenciado no texto ao que eles responderam que eram as abelhas, então questionei-os sobre propriedades expressas pela palavra. Disse-lhes que seria agora que iríamos construir o mapa semântico de que lhes tinha falado no início da aula. Distribui um esquema do mapa semântico pelos alunos e afixei outro igual, em cartolina, no quadro e procedemos à sua construção em simultâneo.



Quando terminámos a construção do mapa semântico trocámos impressões sobre o mesmo e os alunos chegaram à conclusão que era um trabalho muito importante porque assim ficavam a saber melhor o significado de novas palavras e qual o sentido do texto.
Finda a actividade acima descrita os alunos tiveram a oportunidade de visualizar um trabalho em Powerpoint sobre o tema tratado.



No final os alunos viram ainda um vídeo sobre a Abelha Maia. Para esta actividade, distribui pelos alunos a letra da canção para que a pudessem perceber melhor por forma a poderem cantá-la. Os alunos ilustraram-na com muito entusiasmo.


O conhecimento lexical é fundamental no desenvolvimento das crianças. Para que isto aconteça é necessário:
Trabalhar os textos
Muita leitura
Trabalhar palavras
Pôr os alunos a conversar/discutir/analisar
É preciso promover actividades que levem ao desenvolvimento lexical com a finalidade do conhecimento do vocabulário.
Este é o caminho para o sucesso escolar.
O interesse pela leitura com que os alunos chegam à escola é a oportunidade que os professores têm mas, o interesse pela leitura com que os alunos saem da escola é da nossa responsabilidade.














07:53

NEVE

NEVE EM GOLÃES


No dia 9 de Janeiro nevou em Golães.

O dia acordou gelado, os termómetros marcavam 0* e 1*. O céu estava cheiinho de nuvens.

Estávamos na aula de Língua Portuguesa a ler um texto que nos falava da neve. De repente, a professora disse:

-Venham à janela, venham ver...

Nós fomos à janela e dissemos, em coro:

-Está a nevar, que bonito!

A seguir, fomos todos brincar com a neve, no recreio da escola. Como estava a nevar muito, o chão ficou coberto de neve e nós, muito felizes, fazíamos bolas que atirávamos uns aos outros.

O dia 9 de Janeiro de 2009 será sempre recordado por todos nós.


Trabalho elaborado pela Flávia do 3º ano


Cá estamos nós muito felizes a brincar na neve.


Uma vez mais na neve, não nos cansamos de mostrar as nossas fotos!

















09:55

A importância dos nomes

No âmbito do PNEP a turma do 3º ano teve uma aula sobre "A importância dos nomes". A apresentação da actividade visou uma confrontação de opiniões tendo em vista o melhoramento ou correcção do trabalho. Estes chegaram à conclusão de que, tudo tem um nome devido às suas características. Os alunos disseram ainda que nunca mais usariam expressões como: - Chega-me aquela coisa., ou -Ó coisa queres jogar comigo?

No final, em jeito de conclusão puderam visualizar um trabalho em PowerPoint que foi do agrado de todos.

A importância dos nomes!!

10:28

NATAL

TRABALHOS DE NATAL

Durante o mês de Dezembro elaborámos com muita alegria alguns trabalhos de Natal na nossa escola, entre eles escolhemos estes:

Pai Natal

10:20

NATAL

Chaminé do Pai Natal
Para a elaboração desta chaminé, precisámos de um caixote de papelão, cartolina, tintas, pincéis, papel celofane e uma lâmpada vermelha.




10:00

PRESÉPIO DA ESCOLA

Presépio da Escola


Para a elaboração do presépio da nossa escola utilizámos tronco de pinheiro, gesso para as imagens, uma pinha aberta, lã e papel metalizado. Foi bem mais fácil fazer este presépio...





09:45

Presépio para a exposição

Presépio para a Exposição de Presépios da Casa da Cultura de Fafe. Para a elaboração deste trabalho contámos com a orientação e ajuda da Prof. Fátima Barbosa de Expressão Plástica.






Para a elaboração deste Presépio precisámos de conchas... muitas conchas, uma estrela do mar, seixos, cola e muita paciência. Agora mostramos em pormenor o Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José

















17:35

NATAL

Velas de Natal



Para a elaboração das nossas velas de Natal utilizámos: velas (claro está), cola, purpurinas e guardanapos com motivos alusivos à época.

17:31

NATAL

A Árvore de Natal do 3º ano. Digam lá se não ficou bonita. Para este trabalho foram precisas cartolinas de diversas cores e feitios, cola e tesoura.

17:22

FESTA DE NATAL

Festa de Natal...







17:13

Festa de Natal

FESTA DE NATAL
A nossa Festa de Natal foi bem divertida. Dançámos, cantámos e recitámos poemas alusivos ao Natal. No final houve a distribuição de presentes e chocolates feita pelo nosso amigo
Sr. Filipe, Presidente da Junta de Freguesia de Golães.

17:03

OUTONO

Fizemos um trabalho para a Exposição de trabalhos sobre o S. Martinho para a Casa da Cultura de Fafe. Colámos duas vassourinhas de Outono que são indispensáveis nesta estação do ano para varrer as folhinhas que teimam em cair. Bem, nas vassourinhas colámos folhas de castanheiro e os belos ouriços com as deliciosas castanhas. O resultado foi este:

16:42

Visita dos Escuteiros

No dia de S. Martinho o Chefe dos Escuteiros de Golães Sr. Abreu fez-nos uma visita à escola onde nos ensinou muito sobre o escutismo e nos disse que devemos proteger a Natureza. Também falámos sobre o S. Martinho e de como ele era amigo dos pobres. Foi uma manhã bem passada e diferente.

16:37

Magusto

No nosso Magusto não faltou a tradicional fogueira, as canções de S. Martinho e de Outono e jogos tradicionais tais como “corrida de sacos” e “corta mato”. No final saltámos a fogueira, comemos as saborosas castanhas e bebemos sumo.

16:31

Magusto

No dia 11 de Novembro fizemos o Magusto da escola onde apresentámos a nossa peça de teatro “A andorinha perdida”. Os adereços foram por nós elaborados. Usámos diferentes tipos de material, tais como: esferovite, tintas e caruma para o Ouriço; arame e tecido para a cauda do Esquilo; cartolina e elástico para as asas da Andorinha. Vejam só como foi divertido