Fez-se a exploração oral do texto e os alunos consultaram o dicionário para procurarem significados de novos vocábulos, os quais eram registados no quadro e na fotocópia.
De seguida perguntei aos alunos qual era o tema /entidade que era referenciado no texto ao que eles responderam que eram as abelhas, então questionei-os sobre propriedades expressas pela palavra. Disse-lhes que seria agora que iríamos construir o mapa semântico de que lhes tinha falado no início da aula. Distribui um esquema do mapa semântico pelos alunos e afixei outro igual, em cartolina, no quadro e procedemos à sua construção em simultâneo.
Quando terminámos a construção do mapa semântico trocámos impressões sobre o mesmo e os alunos chegaram à conclusão que era um trabalho muito importante porque assim ficavam a saber melhor o significado de novas palavras e qual o sentido do texto.
Finda a actividade acima descrita os alunos tiveram a oportunidade de visualizar um trabalho em Powerpoint sobre o tema tratado.
No final os alunos viram ainda um vídeo sobre a Abelha Maia. Para esta actividade, distribui pelos alunos a letra da canção para que a pudessem perceber melhor por forma a poderem cantá-la. Os alunos ilustraram-na com muito entusiasmo.
Trabalhar os textos
Muita leitura
Trabalhar palavras
Pôr os alunos a conversar/discutir/analisar
É preciso promover actividades que levem ao desenvolvimento lexical com a finalidade do conhecimento do vocabulário.
Este é o caminho para o sucesso escolar.
O interesse pela leitura com que os alunos chegam à escola é a oportunidade que os professores têm mas, o interesse pela leitura com que os alunos saem da escola é da nossa responsabilidade.