domingo, 6 de abril de 2008

Estados físicos da matéria

Toda a matéria existente na natureza possui os seus estados físicos, que podem ser sólido, líquido e gasoso. Estes diferenciam-se através da organização e agrupamento dos seus átomos constituintes. À medida que a temperatura diminui, a organização dos átomos vai sendo menor, originado, deste modo, os diferentes estados físicos.

É no estado sólido que os átomos se encontram mais organizados, daí a terem uma forma definida. Estes não têm espaço para se movimentarem, por isso apenas vibram. É por esta razão que os materiais no estado sólido são muito difíceis de comprimir.

No estado líquido, a organização dos átomos é menor, tendo, deste modo, mais espaço para se movimentarem. Estes, igualmente à matéria no estado sólido, são difíceis para se comprimirem. Todavia, estes adquirem a forma dos recipientes em que os depositamos.

No estado gasoso, os átomos possuem uma total liberdade de movimento, sendo o estado físico em que os átomos se encontram mais desorganizados. Este é o único estado físico em que é possível comprimir a matéria.

Como foi referido anteriormente, para se passar de um estado físico para outro é necessário alterar a temperatura. Quando a matéria está a passar do estado sólido para líquido, denomina-se ponto de fusão. Este só é alcançado quando estamos presentes nos dois estados físicos. Quando a matéria está a passar do estado líquido para gasoso, designa-se por ponto de ebulição. Estes pontos são constantes, se a matéria em si não possuir impurezas. Para saber se a substância é pura, existem três critérios: densidade, ponto e fusão e de ebulição.

Sem comentários: