segunda-feira, 31 de maio de 2010

Exposição no âmbito das Comemorações do Centenário da República

Entre os dias 24 e 28 de Maio esteve patente na Biblioteca uma exposição alusiva à Implantação da República. A diversidade e pertinência dos trabalhos expostos, da autoria de alunos dos 6º e 9º anos, suscitaram curiosidade e atenção de todos os que durante essse período se deslocaram à Biblioteca.


A Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Professora Isaura Maia

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia Mundial da Criança - 1 de Junho

No dia 1 de Junho, se estiveres livre, aparece na Biblioteca entre as 10h e as 13.30h.  Vem divertir-te!

domingo, 23 de maio de 2010

Exposição alusiva à Implantação da República


Entre os dias 24 e 28 de Maio vai estar patente na Biblioteca Escolar Frei João uma exposição com trabalhos dos alunos dos 6º e 9º Anos sobre a Implantação da República. Visite-a!



sexta-feira, 21 de maio de 2010

22 de Maio - Dia do Autor Português

Desde 1982, que se comemora no dia 22 de Maio o Dia do Autor Português.
Fernando Pessoa, Valter Hugo Mãe, Maria José Meireles, Paulo Praça, Luís Silva, Nelson D'Aires, Pedro Seromenho Rocha, Siza Vieira, António Mota, Isabel Lhano, … Pintores, escritores, poetas, músicos… Tantos autores que têm enriquecido a nossa cultura e as nossas vidas com as suas criações!
São muitos e das mais diversas áreas os Autores Portugueses que merecem, nesta data, a nossa homenagem e reconhecimento.
Mensagem do Dia do Autor e 85º Aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores aqui.


Álvaro de Campos - "Tabacaria"
As Professoras de Língua Portuguesa, Conceição Silva e Emília Serra

Dia da Diversidade Cultural

Comemora-se hoje, dia 21 de Maio, o Dia da Diversidade Cultural. No sentido de celebrar esta efeméride, os alunos das turmas F, E e J do 8º ano, realizaram um conjunto de trabalhos sobre várias culturas do mundo, nomeadamente Masai, Mursi, Mahori, Tibetanos, Inuît, Tuaregs, Beduinos, Mulheres Girafa, Pigmeus e Zulus. Esta exposição está patente na Biblioteca nos dias 20 e 21 de Maio.

A Professora de Geografia, Ana Martins

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prémio Camões 2009


O júri do Prémio Camões, o mais importante galardão literário da língua portuguesa, reunido terça-feira no Rio de Janeiro, decidiu atribuir o galardão de 2009 ao poeta cabo-verdiano Arménio Vieira.
Arménio Vieira, o primeiro cabo-verdiano a receber o Prémio Camões, nasceu a 24 de Janeiro de 1941 na cidade da Praia, na Ilha de Santiago, Cabo Verde. Exerceu múltiplas actividades profissionais, tendo sido nomeadamente redactor do extinto jornal Voz di Povo. Como poeta e ficcionista publicou Poemas (1981), o Eleito do Sol (romance, 1990), No Inferno (romance, 1999), editado no ano seguinte em Portugal pela Caminho, e MITOgrafias (2006). Tem colaboração dispersa em várias publicações (Mákua, Alerta, Boletim de Cabo Verde, Imbondeiro, Vértice, Raízes, Ponto & Virgula, entre outras) e está incluído em diversas colectâneas.
Mais informações sobre o Prémio Camões/2009 aqui.

René Magritte

Ler é fundamental!


A turma M do ano está de parabéns pelas visitas que tem realizado às sextas-feiras, das 17h às 18.30h,  à Biblioteca onde onde cada aluno tem requisitado um livro.

É PRECISO LER! É PRECISO LER!

- Para aprendermos.
- Para termos sucesso nos estudos.
- Para estarmos informados. (...)
- Para sabermos quem somos.
- Para conhecermos melhor os outros. (...)
- Para conservarmos a memória do passado.
- Para esclarecermos o nosso presente.
- Para aproveitarmos experiências anteriores.
- Para não repetirmos os erros dos nossos antepassados. (...)
- Para nos evadirmos.
- Para darmos um sentido à vida. (...)
- Para mantermos viva a nossa curiosidade.
- Para nos distrairmos.
- Para estarmos informados.
- Para nos cultivarmos.
- Para comunicar.
- Para exercermos o nosso espírito crítico.

PENNAC, Daniel – Como um Romance, Ed. ASA

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Inaugurada biblioteca multimédia on-line da Europa


A biblioteca multimédia on-line da Europa está acessível ao público que através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia. Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.

Acessível em todas as línguas da UE,  a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções. Segundo a Comissão Europeia, que lançou esta iniciativa em 2005, este é "apenas o começo", pois a ideia é expandir a biblioteca, envolvendo também o sector privado, e o objectivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras "representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais".
"Com a Europeana, conciliamos a vantagem competitiva da Europa em matéria de tecnologias da comunicação e de redes com a riqueza do nosso património cultural. Os europeus poderão agora aceder com rapidez e facilidade, num único espaço, aos formidáveis recursos das nossas grandes colecções", comentou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Por seu turno, a comissária europeia para a Sociedade da Informação e os Meios de Comunicação, Viviane Reding, apelou "às instituições culturais, editoras e empresas de tecnologia europeias para que alimentem a Europeana com mais conteúdos em formato digital".
 Lusa
 Acesso à Europeana, aqui.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus

Há 30 anos que se celebra o Dia Internacional dos Museus (DIM) por todo o mundo, a 18 de Maio. A iniciativa, que, em 2009, contou com a participação de de 2500 museus espalhados por 40 países europeus, tem data oficial na próxima terça-feira.
Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, o Instituto dos Museus e da Conservação (ICM) propõe várias actividades nos museus e palácios sob a sua tutela, por todo o país. No dia 15, o ICM apresenta a Noite dos Museus, uma iniciativa anual que abre as portas de museus e palácios durante uma noite de acesso gratuito em que decorrem actividades. No Porto, o Museu do Carro Eléctrico faz um desfile anual e o Museu Nacional de Soares dos Reis organiza visitas guiadas às suas exposições.
Juntam-se à iniciativa o Paço dos Duques de Bragança (Guimarães), Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), Museu de Aveiro, Museu Grão Vasco (Viseu), Museu Monográfico de Conímbriga, Casa-Museu de Leal da Câmara, Museu Anjos Teixeira e Museu do Ar (Sintra), Museu de Arte Sacra e de Etnologia (Fátima), Museu de Cerâmica e Museu de José Malhoa (Caldas da Rainha), Museu de Évora, Museu de Angra do Heroísmo (Açores), Museu da Quinta das Cruzes (Madeira), Palácio Nacional de Mafra, Palácio Nacional de Queluz e Palácio Nacional de Sintra, entre outros.
Noite dos Museus em Vila do Conde aqui.
Noite e Dia dos Museus na Póvoa de Varzim aqui.

A Equipa da Biblioteca

A Floresta e o Fogo - Encontro com utentes do Lar de S. Francisco


No dia 12 de Maio os alunos da turma B do 8º ano apresentaram, na Biblioteca, os trabalhos sobre a Floresta que têm vindo a desenvolver no âmbito das áreas curriculares não disciplinares de Formação Cívica e Estudo Acompanhado. Esta actividade, que contou ainda com a presença da Engenheira Amélia Guimarães, foi enriquecida com a intervenção de um bombeiro voluntário que alertou para os comportamentos que todos devemos evitar, pois se por um lado podemos apontar o dedo a causas naturais (ex. trovoadas secas) na origem dos incêndios; a verdade é que estas são responsáveis, apenas, por 2% das ocorrências. Ou seja, 98% dos fogos têm mão humana, por negligência/acidente (queimadas, queima de lixos, lançamento de foguetes, cigarros mal apagados, linhas eléctricas) ou intencionalmente (criminosas). Um fogo, para além dos prejuízos e riscos óbvios como a destruição de bens (das próprias vias de comunicação), arruína o equilíbrio de um meio natural e pode ser cúmplice na proliferação e disseminação de pragas e doenças. Uma área devastada por um incêndio florestal, depois de chuvas intensas, fica mais susceptível a deslizamentos e cheias. Os solos ficam mais vulneráveis à erosão sem a camada de vegetação que os protege.


Entre os presentes encontravam-se uns convidados muito especiais: idosos do Lar de S. Francisco (Vila do Conde) que enriqueceram o debate sobre a problemática dos fogos e da protecção florestal com o seu precioso testemunho.

Profª Fátima Pinheiro, Coordenadora do Projecto de Educação para a Saúde, e Profª Elvira Carneiro (EMRC)



segunda-feira, 10 de maio de 2010

Exposição e Palestras sobre a Preservação da Floresta

Encontra-se patente na Biblioteca, de 3 a 14 de Maio,  uma exposição intitulada A Floresta e o Fogo. Esta exposição é enriquecida pelas palestras dinamizadas pela Engenheira Amélia Guimarães do Gabinete Técnico Florestal, da Câmara Municipal de Vila do Conde. Os alunos da EB 2,3 Frei João , nomeadamente as turmas 5º A, 5º B, 5º E, PIEF e o 8º D e duas turmas da Escola EB1/JI de Benguiados e duas turmas do Jardim de Infância Frei Mauro assistiram às palestras com muito interesse e curiosidade .

Profª Fátima Pinheiro,  Coordenadora do Projecto de Educação para a Saúde

domingo, 9 de maio de 2010

9 de Maio - Dia da Europa

Comemora-se no dia 9 de Maio o DIA DA EUROPA. No sentido de assinalar esta efeméride, o Subdepartamento de Geografia dinamizou, no dia 7 de Maio, um conjunto de actividades na Biblioteca - exposição de trabalhos sobre os vários países da União Europeia elaborados pelos alunos dos 7º e 8º anos, T-shirts decoradas com motivos alusivos à União Europeia, distribuição da bandeira da União Europeia junto das crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento, narração de contos de diferentes países da União Europeia, momentos musicais ...
"A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam (...). Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz."
São estas as primeiras linhas da declaração redigida por Jean Monnet e proferidas à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, em 9 de Maio de 1950 no Salon de l´Horloge do Quai d´Orsay.
Era assim proposta a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).
Reconhecendo a importância da data para o início do processo de construção europeia, os chefes de Estado e de Governo decidiram, na Cimeira de Milão de 1985, consagrar o dia 9 de Maio como o Dia da Europa.



Mais informações sobre o Dia da Europa aqui.
Mais informações sobre a União Europeia aqui.

A Subcoordenadora de Geografia

Dia da Europa - Escola EB1/JI de Caxinas


Dia da Europa - Jardim de Infância Frei Mauro


Dia da Europa - Jardim de Infância Girassóis - Salas Branca e Azul



Devido à instabilidade das condições atmosféricas, algumas das actividades previstas para a comemoração do Dia da Europa na Biblioteca foram encaminhadas para a Sala Azul do Jardim de Infância Girassóis. As crianças ouviram com muito interesse e atenção o conto irlandês, Oona e o Gigante, narrado por alunos do 7º ano. No final, agradeceram a iniciativa com a oferta de um conjunto de desenhos muito queridos alusivos ao conto e com as bandeiras de Portugal e da União Europeia elaboradas e pintadas por eles próprios.

A Subcoordenadora de Geografia

Informações de que precisamos

domingo, 2 de maio de 2010

Palestras sobre A Gestão Sustentável dos Resíduos

De 26 a 29 de Abril, os alunos do 8º ano assistiram a um conjunto de palestras sobre A Gestão Sustentável dos Resíduos, dinamizadas pelo Engenheiro Joaquim Ponte, dos Serviços de Qualidade Ambiental, da Câmara Municipal de Vila do Conde.


Visualizar e descarregar vídeos da LIPOR sobre o circuito dos resíduos aqui.
O cálculo da pegada ecológica poderá ser feito em inglês aqui ou em português do Brasil aqui.


Profª Fátima Pinheiro, Coordenadora do Projecto de Educação para a Saúde