Barragem de Tênis da AABB
Associação Atlética Banco do Brasil - Brasília/DF

Regulamento da barragem


 

1- OBJETIVO
A prática do esporte, competições e congraçamento entre os tenistas.

 

2- CALENDÁRIO
Será realizado por meio de jogos-desafio e torneios durante todo o ano. Os jogos-desafio serão disputados de 3ª a domingo, até todos jogarem e completar uma rodada. Previsão de no mínimo 2 jogos mensais, podendo chegar a 3, dependendo do número de participantes.

Março/Abril/Maio

Rodadas de Barragem (ao menos 7 rodadas).

Junho

1º Torneio Interno

Julho/Agosto/Setembro/Outubro

Rodadas de Barragem (ao menos 7 rodadas)

Outubro/Novembro

2º Torneio Interno

Novembro/Dezembro

Master das Classes

 

 

3- TORNEIO
Os torneios terão regulamentos e pontuações próprios. Podendo participar todos os tenistas associados, sendo que os tenistas pertencentes à barragem contabilizarão os pontos ganhos nos respectivos torneios. A colocação atual na "Barragem da AABB-DF", os últimos campeonatos realizados e os últimos resultados obtidos servirão de parâmetros na definição da classe e da posição na chave do(s) tenista(s). Aqueles que não figuram na "Barragem da AABB-DF' serão enquadrados em uma das classes e posição na chave em função do seu nível técnico.

Pontução:

Nº Tenistas por Chave

Campeão

Vice-campeão

Semi-final

4ª de Final

8ª de Final

16ª de Final

32ª de Final

1ª Rodada

DE 04 a 08

30

20

12

05

 

 

 

 

DE 09 a 16

40

30

20

12

05

 

 

 

DE 17 a 32

50

35

25

17

10

05

 

 

DE 33 a 64

60

45

35

25

17

10

05

 

DE 65 a 128

70

50

40

30

22

15

10

05

 

4- JOGOS-DESAFIO
a) Os jogos-desafio serão divulgados com no mínimo 2 dias de antecedência.
b) Serão realizados por meio de sorteio, obedecendo até 20 posições acima e 20 posições abaixo no ranking.
c) O desafio não poderá ser recusado, salvo por atleta licenciado pela organização da Barragem.
d) Não haverá desafio entre atletas que tenham se defrontado nas últimas 8 (oito) rodadas.
e) As partidas serão decididas em 'melhor de 2 sets' curtos (tie-break), com vantagem. nos games. No caso de empate em sets (1x1), será jogado um Super tie-break (contagem até 10).
f) O atleta que está na posição abaixo na tabela em relação ao outro, está na posição de desafiante, é quem fornecerá as bolas para a realização da partida, devendo apresentar-se com bolas novas ou em ótimas condições de jogo, sem o que, será considerado o perdedor da partida por desistência. Caso os tenistas estejam na mesma posição no ranking, o jogador com a menor quantidade de pontos no somatório do ano deve fornecer as bolas.
g) Somente para o primeiro jogo da rodada, haverá uma tolerância de 10 minutos, para os jogos seguintes da rodada, NÃO haverá tolerância para atrasos e nem serão aceitas justificativas para o WO. O jogo deverá começar rigorosamente no horário marcado, desde que haja quadra disponível e já arrumada para a partida. O aquecimento em quadra não poderá exceder 5 minutos. Portanto, recomenda-se aos tenistas que cheguem antes do horário da partida para que seja feito o alongamento e o aquecimento no paredão. Caso os tenistas não estejam presente rigorosamente no horário da partida com a quadra já disponível, esta deverá ser liberada para outros jogos de Barragem em que os tenistas estejam aguardando disponibilidade de quadra ou para jogos de recreação dos associados.
h) O tenista só poderá aplicar o WO no seu adversário ausente, se após o horário marcado para a realização do jogo, já houver quadra disponível  para a realização da partida, ou seja, quadra devidamente arrumada, molhada e liberada pelos controladores dos jogos da barragem.
i) Os jogos obedecerão dia e horário estabelecido pela organização da Barragem, podendo ser antecipados ou transferidos somente de comum acordo entre os tenistas e mediante autorização da diretoria do tênis, desde que exista quadra disponível, e não interfira no bom andamento dos jogos recreativos dos associados. Os jogos de tenista em torneio da FBT e CBT terão prioridade em relação aos jogos da Barragem, cabendo ao tenista envolvido avisar antecipadamente ao parceiro e à diretoria do tênis sobre a impossibilidade, combinando nova data. Caso não haja acordo, caberá à Diretoria do Tênis a definição de uma nova data.
j) Caberá aos tenistas envolvidos, tão logo finalize a partida, informar o resultado aos controladores de quadra para anotarem na tabela do mural do tênis e depois deverão impostar este mesmo resultado, na tabela do site da barragem, isto tudo no máximo até o último dia da rodada, para que, quando do fechamento da mesma, não caracterizar 'WO' duplo. Serão aceitos resultados fora do prazo acima, apenas de 1 rodada de atraso, ou seja, da rodada anterior a que está sendo disputada, sendo que, para estes casos, o tenista deverá enviar um e-mail para o endereço eletrônico diretor@barragemaabb.com.br, e será computado apenas metade dos pontos aos tenistas envolvidos na partida, ou somente, se informado, aos que solicitaram o adiamento.
k) Os jogos interrompidos por motivo de chuva ou iluminação deverão ser remarcados para outro horário, conforme entendimento entre os tenistas e a organização, e reinicializado com a contagem no ato da interrupção. Os jogos interrompidos por desistência de qualquer um dos contendores terão o desistente como perdedor, sendo completado com os games e os sets necessários para o fechamento dos placares.
l) Os atletas deverão apresentar-se devidamente uniformizados. Não será permitido jogar sem camisa.

 

5- RANKING
a) Serão computados todos os pontos das 8 (oito) últimas rodadas, não havendo nenhum descarte.
b) para efeito do ranking a pontuação obtida nos torneios durante o ano será considerada uma rodada.
c) ao tenista que perder por WO, será atribuído pontuação nula (zero) e o seu nome não será incluído nas próximas rodadas. Caberá a ele se comunicar com a organização para manifestar sua intenção em continuar participando da Barragem, após pagamento de uma multa de R$ 30,00 por WO.
d) ao tenista que perder por Desistência, será atribuído pontuação nula (Des.) e será cobrada uma taxa de R$ 10,00.
e) o tenista em débito, terá computado apenas metade dos pontos; depois do segundo mês em débito ele será excluído das próximas rodadas. Caberá a ele se comunicar com a organização para manifestar sua intenção em continuar participando da Barragem.
f) serão computados, apenas a metade dos pontos conquistados aos tenistas que, no seu interesse, anteciparam ou adiaram a partida SEM a devida comunicação à organização, de, pelo menos, 24 horas de antecedência da hora marcada para o jogo, para a devida liberação do horário/quadra aos outros tenistas interessados na sua utilização. Isto se aplica também, aos resultados apresentados fora do prazo, com 1 rodada em atraso.

 

6- PONTUAÇÃO
Em cada jogo realizado os contendores somarão pontos no ranking. Esta pontuação será obtida com o somatório do desempenho (resultado da partida) com o bonus (pontos referentes a classificação do adversário na Classe)

TOTAL DOS PONTOS POR JOGO = DESEMPENHO + BONUS

DESENPENHO:

Do Vencedor:

Colocação do Adversário

Placar da Partida

Pontos Conquistados

Acima da sua

2 X 0

16

Acima da sua

2 X 1

13

Idêntica à sua

2 X 0

15

Idêntica à sua

2 X 1

12

Abaixo da sua

2 X 0

14

Abaixo da sua

2 X 1

11


Do Perdedor:

Colocação do Adversário

Placar da Partida

Pontos Conquistados

Acima da sua

2 X 1

6

Acima da sua

2 X 0

3

Idêntica à sua

2 X 1

5

Idêntica à sua

2 X 0

2

Abaixo da sua

2 X 1

4

Abaixo da sua

2 X 0

1



BÔNUS

Do Vencedor:

Colocação do Perdedor

Pontos Conquistados

14

12

11

10

5º a 8º

9

9º a 12º

8

13º a 16º

7

17º a 20º

6

21º a 26º

5

Acima de 26º

4



Do Perdedor:

Colocação do Vencedor

Pontos Conquistados

10

9

8

7

5º a 8º

6

9º a 12º

5

13º a 16º

4

17º a 20º

3

21º a 26º

2

Acima de 26º

1


Obs: 1 - VITÓRIA por WO ou DESISTÊNCIA (antes de iniciada a partida), somente o VENCEDOR receberá os pontos de uma VITÓRIA por 2 x 0.
2 - A Colocação será a da Classe em que o tenista está jogando.
3 - Quando o jogo for entre tenistas de classes diferentes, para efeito de pontuação, o tenista da classe acima levará a colocação de numero 1 em relação ao tenista da classe abaixo, e o tenista da classe abaixo levará a colocação do último tenista da classe acima.

 

7 - PROMOÇÕES E REBAIXAMENTOS DE CLASSES
a) Os jogadores serão imediatamente promovidos a qualquer tempo, para a classe superior, quando obtiverem, na mesma classe, 2 (dois) títulos de campeão ou 1 (um) título de campeão e 2 (dois) de vice campeão ou 4 (quatro) títulos de vice campeão, nos últimos 6 Torneios Internos.
b) Os tenistas promovidos, levarão para a sua nova classe, somente metade dos pontos conseguidos nas últimas 8 rodadas válidas, na sua antiga classe de origem, inclusive para a pontuação do Master do ano.
c) Serão promovidos de classe, a pedido, os tenistas que obtiverem 5 vitórias sobre 5 diferentes tenistas da classe superior, no ano corrente da Barragem, sendo que, no mínino 3 vitórias que não sejam por WO ou Desistência.
d) Serão rebaixados automaticamente de classe, os tenistas que forem derrotados por 3 diferentes adversários da classe inferior, no ano corrente da Barragem.
e) Os tenistas rebaixados, levarão para a sua nova classe, somente o dobro de pontos conseguidos nas últimas 8 rodadas válidas, na sua antiga classe de origem, inclusive para a pontuação do Master do ano.
f) Serão computados as vitórias e as derrotas por desistência e WO nos parágrafos C e D.
g) Os casos excepcionais ou distorções do Ranking serão analisados pelo Comitê Técnico do Tênis da AABB, ou mediante solicitação de promoção e rebaixamento efetuada pelo atleta.
h) ao final de cada ano, faremos um Reenquadramento de Classes, levando-se em conta a última classificação na Barragem e o Desempenho anual de cada Tenista. Os limites percentuais aceitáveis em relação ao número total de tenistas participantes da Barragem para o ano seguinte será: para um total de 150.tenistas o máximo de tenista em cada classe será:

· 1ª Classe 6% = 10 tenistas

· 2ª Classe 14% = 20 tenistas

· 3ª Classe 20% = 30 tenistas

· 4ª Classe 20% = 30 tenistas

· 5ª Classe 20% = 30 tenistas

· 6ª Classe 20% = 30 tenistas
i) Os tenistas rebaixados de classe, caso já tenham sido campeões de Torneio ou do Master nesta mesma classe em ano anteriores, não poderão mais jogar em Torneios e nem Master nesta Classe.

 

8 - INCLUSÃO, EXCLUSÃO E REINCLUSÃO
a) a inclusão de tenista novato se dará através do cadastramento no site da Barragem (opção tenista), após o pagamento de R$ 10,00 de taxa, sendo enquadrados na última colocação de uma Classe de acordo com o seu nível técnico, adquirido através de informações. Caso o tenistas já tenha jogado algum Torneio Interno, ele deverá ser enquadrado na mesma Classe da sua participação, com os seus respectivos pontos já conquistados na rodada referente ao torneio, se este ainda esteja valendo.
b) em razão do emparceiramento dos atletas, o ideal é que a Barragem tenha sempre um número par de participantes, caso seja impar, um dos últimos colocados da última classe da Barragem nas suas Categorias (Geral, Duplas, Feminino e Infanto/Juvenil), infelizmente poderão não jogar na rodada.
c) será excluído da Barragem o tenista que:
        1) deixar de pagar a anuidade.
        2) completar duas derrotas por WO, nas últimas 05 rodadas válidas.
        3) cometer qualquer ato indigno que, após julgado pela coordenação e comissão, seja considerado não merecedor de conviver esportivamente com o grupo.
d) a Reinclusão de tenistas se derá após o pagamento de R$ 10,00 de taxa com os pontos conquistados por esta atleta em rodadas ainda válidas, ou na última colocação da Classe em que ele estava jogando quando da sua Exclusão.

 

9 - PUNIÇÕES DISCIPLINARES.
Será punido com a suspensão de 1 a 2 jogos.
a) tenistas que, por algum desequilíbrio nervoso durante a partida, venha ofender, perturbar ou desacatar seu adversário.
b) tenista que, durante a partida venha provocar interrupções deliberadamente, assim como ficar falando e vibrando no erro do adversário com a finalidade de desconcentrá-lo.
c) tenistas que se desentenderem durante a partida, não conseguindo chegar a um bom termo.

 

10 - TAXA DE MANUTENÇÃO
Os participantes pagarão uma taxa referente ao valor de uma mensalidade paga por sócio comunitário para os jogos de simples. Para os jogos de dupla, cada jogador pagará metade do valor de uma mensalidade paga por sócio comunitário. As taxas de manutenção arrecadadas serão destinadas a um fundo administrado pela Diretoria de Tênis para cobrir despesas com a Barragem, Festas de Confraternizações e de melhoria nas instalações e no parque de quadras da AABB.
 

 

11 - COORDENAÇÃO E COMISSÃO
A barragem, caso necessário, será coordenada por uma equipe de tenistas determinada pela Diretoria do Tênis, sendo divulgada antecipadamente.

 

12 - DISPOSIÇÃO GERAIS
Este regulamento poderá sofrer modificações por meio de sugestões dos atletas, desde que sejam analisadas e aprovadas pela Diretoria ou comissão. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação e Diretoria do Tênis.

DIRETOR DO TÊNIS

 


Normas de Conduta


Tenistas:

Após vários desentendimentos entre atletas durante os jogos de Barragem, culminando com condutas antidesportistas inclusive após o término dos jogos, causando grande constrangimento entre os presentes, acreditamos que é hora de acrescentar algumas informações sobre a conduta adequada nos jogos de tênis e suas possíveis penalidades. O tênis não se resume a bater a bola para o outro lado e ganhar pontos, mas envolve uma atitude de vida - é um jogo de cavalheiros, onde o respeito pelo adversário é fundamental.

Seguem algumas normas de conduta que podem nos ajudar na aprendizagem do esporte que escolhemos praticar. São normas que se aplicam aos profissionais e, com as devidas adaptações, vão nos ajudar a tornar a Barragem ainda mais agradável e interessante.

Há dois pontos fundamentais na nossa Barragem:
1. Foi feita para diversão, alegria, companheirismo, novas amizades;
2. Oportunidade para a prática de uma atividade física, e não gerar estresse e inimizades.

Vamos às normas:

Demora Sem Razão

Os jogadores devem se apresentar para o jogo sem demoras desnecessárias. Quando houver troca de lado de quadra, é permitido um tempo máximo de 90 segundos (1 minuto e meio). Demorar mais que os 90 segundos é considerado descortês e, em torneios, pode gerar uma penalidade. Alguns exemplos a evitar: sair da quadra para beber água, sentar-se para descansar além do tempo permitido, fazer uso de aparelho celular, ficar se enxugando, ingerir bebidas alcóolicas (cerveja), etc.

Obscenidades audíveis ou visíveis

Os jogadores e os espectadores devem evitar, especialmente na Barragem, falar palavrões, palavras chulas, fazer piadinhas, desrespeitar, gritar ou ofender o adversário e ser grosseiro. Deve-se evitar, também, gestos obscenos ou agressivos.

Abuso de bolas

Os jogadores não podem golpear, chutar ou lançar uma bola de tênis violentamente ou com raiva dentro do recinto da quadra (incluindo o aquecimento), exceto ao tentar razoavelmente ganhar os pontos em uma partida. Embora perder jogos possa não ser a coisa mais agradável, devemos lembrar que o maior objetivo da Barragem é dar oportunidade para uma melhor qualidade de vida. Pretende alegrar e divertir, não gerar estresse e inimizades.

Abuso de Raquete ou equipamento

Os jogadores não podem bater, chutar ou lançar violentamente uma raquete ou outro equipamento durante os jogos. Considera-se abuso de raquete ou equipamento quando o atleta intencional e violentamente destruir ou danificar a raquete ou equipamento, ou quando intencional e violentamente golpear a rede, quadra, alambrados, paredão ou outra parte permanente da quadra durante o jogo.

Na dúvida, cante bola dentro

Incentivamos a seguinte atitude em jogos da Barragem: se você não viu claramente (sem dúvidas) a bola fora, continue a jogada e considere-a bola boa. Entre atletas amigos e educados esta atitude eliminará a necessidade de juiz! Todos podem cometer erros e cantar fora uma bola que foi dentro, mas isto será um acidente. Na nossa Barragem, não há necessidade de desconfiarmos da honestidade dos parceiros.

Acreditamos que a impunidade é que está gerando as más condutas entre alguns tenistas da Barragem. Doravante estaremos convocando tenistas participantes da Barragem, presentes aos jogos aos quais ocorreram os incidentes e, através de seus depoimentos, estaremos aplicando as penalidades cabíveis, tais como: advertência, suspensão por algumas rodadas, eliminação temporária ou definitiva da Barragem.

Doravante, nos jogos em que for solicitado um árbitro, os pontos conquistados (tanto pelo vencedor quanto pelo perdedor) serão computados pela metade.

Cabe ao Diretor do Tênis, quando presenciar o fato, ou ao árbitro indicado para a partida, aplicar as penalidades do Código de Conduta:

·         1ª Violação: Advertência.

·         2ª Violação: Perda do Ponto.

·         3ª Violação: Perda do Game

·         A Partir da 4ª Violação, ficará a critério do Diretor ou do árbitro, se continua penalizando com a perda de games ou com a desclassificação do tenista faltoso.

 

Dependendo do grau da gravidade da violação, o tenista poderá ser desclassificado sem que seja obedecida a ordem acima.

Lembrete: TODOS NÓS PARTICIPANTES SOMOS RESPONSÁVEIS PELO BOM ANDAMENTO DOS JOGOS E PELO SUCESSO DA NOSSA BARRAGEM.

DIRETORIA DO TÊNIS.