Os sentidos do trabalho e os processos motivacionais

42-18755303Durante muitos anos, as corporações se concentravam numa visão unilateral que era o “atendimento ao cliente”. Mas, esta percepção vem apresentando mudanças, já que as empresas passaram a perceber que o maior capital que possuía estava sendo deixado de lado: o profissional interno. Assim, a interação funcional deu lugar à construção de um relacionamento sólido.

Hoje, podemos dizer que a importância do capital humano começa a ser descoberta, reconhecida e valorizada. O colaborador se torna um dos pontos focais no contexto empresarial, uma vez que o clima organizacional e o comprometimento pessoal são fatores decisivos no alcance dos objetivos e metas traçados.

Para conseguir vencer desafios e gerar resultados não existe “receita de bolo”, mas é imprescindível que se leve em consideração uma simples questão: o sentido do trabalho. Pessoas trabalham para alcançar seus objetivos, se relacionar com outras pessoas, criar vínculos e, acima de tudo, para se sentirem úteis. Por isso, é imprescindível que o funcionário entenda sua contribuição na empresa, e, conseqüentemente, se sinta parte do todo, só assim ele vai poder dar a sua melhor entrega.

O trabalho que tem sentido é aquele que é feito de maneira eficiente e gera resultados, sendo extremamente satisfatório e moralmente aceitável. É aquele que se transforma em fonte de experiência de boas relações humanas, que gera segurança e autonomia, além de nos manter ocupados. Ou seja, completamente diferente da história. Mas, como é possível proporcionar isso?

Motivação. É através dos processos motivacionais que se pretende abordar o sentido do trabalho, caracterizado por uma constante construção e desconstrução de valores e sentidos. O trabalho tem influência direta na motivação e satisfação do funcionário. E, para isso, existem técnicas e modelos de gestão que podem ser utilizadas para incentivar os profissionais.

Os fundamentos de uma equipe estão nas suas competências, responsabilidades e compromissos. Desta forma, para que um trabalho tenha sentido é essencial que o gestor reconheça a importância disso e desenvolva ações internamente.

por  Marcela Lemos

Imagem:  Corbis


Matérias

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.