[Design] 10 Dicas para ser tornar uma freelancer

Trabalhar por conta própria traz liberdade, mas também preocupações. Dez experts ajudam você a ter um plano para enfrentar o desafio.

1° Seja Seletivo

Yan Sorgi

www.flickr.com/sebograficos

“Para quem escolhe trabalhar como freelancer, saber selecionar os melhores projetos é essencial, mesmo que para isso seja preciso dizer alguns “nãos”. Precisamos ter consciência de qual é o volume de trabalho que somos capazes de assumir sem comprometer a qualidade e o prazo final do serviço. Mais importante do que o trabalho é a fidelização dos clientes.”

2. Planeje

OZ Dean

www.forcefeedswede.com

“Nunca entrei em pânico para conseguir um trabalho – Levei mais de um mês até montar meu portfólio. Fiz uma lista de pessoas para as quais queria trabalhar – não atingi toda a lista, mas construí uma boa base de clientes. Conforme o tempo passou, as pessoas começaram a falar de min. Se você fizer esse planejamento, tudo será muito mais fácil, por isso não tenha pressa.”

3. Não force  barra.

James Wignall

www.mutanthands.com

“Não mergulhe de cabeça no negócio – trabalhe por alguns anos no mercado e construa seus contatos, apresente-se para os estúdios de que gosta e vá a conferência de design – não force as coisas,  apenas se apresente e converse com as pessoas. Não seja chato.’

4. Contatos são cruciais

Oisin Prendville

www.littledeer.ie

“Eu poderia apenas dizer para você entrar no  Twitter, mas quero dizer que como freelancer, seus contatos são essenciais. Não digo isso apenas em termos de potenciais clientes, mas também com colegas de mercado. Você precisa se manter atualizado e ser notado. Twittar é um bom começo se utiliza o programa para troca ideias uteis. Começe seguindo pessoas da sua área de interesse.”

5. Um passo depois do outro

Tathy Otero

www.tathyotero.com

“Várias vezes aconteceu de eu estar trabalhando em um projeto e surgir alguma coisa nova para fazer com um prazo muito apertado. Tentava resolver tudo ao mesmo tempo e quase sempre acabava me desgastando muito. Passei a fazer um planejamento geral, definindo horários e prioridades no começo do dia, assim consigo terminar uma tarefa e logo partir para outra sem ficar tentando me lembrar do próximo projeto que preciso entregar.”

6. Seja Profissional

Tom Lane

www.gingermonkeydesign.com

“Seja profissional quando for lidar com os clientes, especialmente no contato inicial. Você não precisa ser muito formal, mas quando eles perguntarem o preço de um trabalho, por exemplo, pense bem nisso  e redija um contrato com termos específicos de pagamento. Os clientes que entortarem o nariz para isso provavelmente não valerão a pena. Sou uma pessoa bacana para se trabalhar, mas quando o assunto é pagamento, estou sempre alerta, Esperar três meses para ser pago não é nada legal.”

7. Motive-se

Raul Teodoro

www.mustaxd.com

“A oportunidade de experimentar coisas novas em um curto espaço de tempo é o que me motiva a trabalhar como freelancer. Poder desconstruir uma rotina e arriscar novos campos de atuação, como o das artes e da experimentação, faz com que o freelancer desenvolva uma forma de trabalho que seja prazerosa e ao mesmo tempo construtiva. Ser freelancer é impor seu estilo, é a libertação criativa tanto esperada, muito mais do que uma tendência e muito menos do que uma obrigação.”

8. Tenha Calma

Justin Maller

www.justinmaller.com

“Não saia do seu emprego integral até ter certeza de que terá dinheiro suficiente para sobreviver. Se os freelances forem a sua principal fonte de renda, você precisará de trabalhos frequentes. Minha transição de empregado para freelancer ocorreu de forma orgânica. Na verdade o primeiro freelance que consegui foi escrever artigos para revistas, também fiz trabalhos de design de graça, o que me deu a oportunidade de participar de concorrências com clientes maiores.”

9. Promova-se bem

Francisco Martins

www.franciscomartins.com

“É fato que a maioria dos trabalhos como freelancer vieram de amigos que indicaram amigos e por ai vai, mas boas partes dos meus freelas apareceram em resposta a minha autopromoção. tento sempre vender o meu trabalho, ora tomando a iniciativa e propondo parcerias, ora arquitetando maneiras de buscar visitantes para prospectar trabalhos Hoje é muito fácil (e barato) possuir um domínio próprio, que vem somado ao e-mail personalizado. Isso formaliza a sua relação com os clientes e mostra que você se investe e se preocupa em profissionalizar seu trabalho.”

10. Expanda a sua rede de contatos

David Hunter

Diferente dos outros entrevistados, David Hunter é um jovem designer que ainda não se tornou freelancer.

“Não tenho ideia do que farei. No momento estou trabalhando em uma capa de DVD e em algumas coisas para a minha  banda. Acabei de começar a expandir a minha rede social e de contatos, tanto a real quanto a virtual, Meu último emprego acabou comigo, então me tornar freelancer será uma espécie de libertação.”

Fonte: Matéria publicada na revista Computer Arts – Edição 28

Bom como vocês viram no post se tornar um freelancer é um projeto árduo e que requer paciência, contatos, talento, criatividade. Mas que no final das contas pode te trazer realizações profissionais, liberdade de criação e realizações financeiras, para terminar vou deixar o meu portfólio para que quiser acessar.

http://joaopaulo.oldstone.com.br

Deixe um comentário