domingo, 5 de setembro de 2010

BRINCANDO E APRENDENDO A LER E ESCREVER

Atividades realizadas em 18/05/2010.

Através do brincar a criança constrói a escrita, a leitura e a matemática, adquirindo conhecimentos em outros campos através da experimentação e vivência. Segundo Fortuna (2000)

Brincar desenvolve a imaginação e a criatividade. Na condição de aspectos da função simbólica, atingem a construção do sistema de representação, beneficiando, por exemplo, aquisição da leitura e da escrita. Enquanto ação e transformação da realidade, o jogo implica ação mental, refletindo-se na operatividade, tanto no domínio lógico, quanto no infralógico, ou, por outras palavras, no desenvolvimento do raciocínio. Na atividade lúdica os aspectos operativos e figurativos do pensamento são desenvolvidos. (p. 10)

Recorte de letras de revista para montagem do nome de seu brinquedo preferido.











Recreação na sala ( dia de chuva):

Marcha dos jornais.







Ovo podre






Modelagem de letras e nomes de alguns brinquedos:

















REFERÊNCIAS
FORTUNA, T. R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. Dispinível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/ludicidade/valeria/texto_sala_de_aula.pdf acesso em 05/09/2010

0 comentários:

Postar um comentário