Cata-Ventos Bidóia

Água De Graça Para Toda Vida

Único no mercado com SISTEMA AUTOMATICO DE PÁS

 

Instalação:

     Podem ser instalados em poços tubulares profundos (poços artesianos e semi-artesianos), poços comuns (tipo cisternas), açudes, rios e minas (vertentes).

 

Capacidade de trabalho:

     Capta água á profundidade de até 60 metros, podendo bombear água até 40 metros acima de sua altura nominal, e a uma distância de até 2000 metros.

 

Máquinas:

     Disponíveis em dois modelos (Sertanejo e Pantanal), e um modelo em fase de teste (HidroVento, lançamento futuro).

 

     Maquina Modelo Sertanejo

     Ideal para poços mais profundos.

     É de funcionamento simples, utiliza uma moderna tecnologia desenvolvida para o torque composto, com apenas uma engrenagem pequena e uma grande, entalhada em um eixo móvel, com uma biela, que aciona o comando da biela. Essa é alinhada por duas guias de deslizamento suave, proporcionando maior resistência e menor desgaste. Esse conjunto é lubrificado por uma bomba de óleo, que lubrifica a biela, o comando da biela, e o restante da maquina do Cata-Vento com o Sistema de Lubrificação por Circulação Permanente, garantindo assim uma lubrificação suficientemente eficaz.

 

     Maquina Modelo Pantanal

     Para ser instalado em poços mais rasos.

     Seu funcionamento é extremamente simples, sendo de torque direto, produzindo mais água com o mesmo vento. A maquina é similar a maquina do modelo Sertanejo, sendo a biela acionada diretamente pelo virabrequim, montado no eixo de sustentação do rotor, que por sua vez aciona uma só biela.

     Ambos os modelos de maquinas, possuem um Sistema de Compensação para anular a força exercida pela gravidade sobre as varetas. Este sistema possibilita que o peso exercido pela água sobre as varetas seja anulado, favorecendo assim um funcionamento mais leve, sendo necessário um vento de menor intensidade para que o Cata-Vento comece a funcionar. Simplificando, esse sistema funciona com Sistema de Compensação Impulsor.

 

Vazão:

     Podem bombear até 2.000 L/hora, vazão está que depende da profundidade do poço e do vento local na hora.

Quanto mais raso for o poço, maior será a produção.

     Recomenda-se ter um reservatório suficientemente capaz para o consumo do dia ou mais, pois em dias de vento fraco, o Cata-Vento produzirá menos.

 

Bombas:

     Totalmente inoxidável, sendo fabricada em tubo de aço Inox de 75 ou 65 mm de diâmetro por 300 mm de comprimento, revestido com tubo de polivinila, tendo em suas extremidades duas caps de nylon com rosca nas extremidades, uma válvula de sucção e uma válvula no embolo do pistão também em nylon.

     Seu funcionamento é dado pelo acionamento por movimentos de sobe e desce exercido pela maquina, numa seqüência infalível, bombeando água para fora do poço.

     As bombas com diâmetro de 65 mm são produzidas para poços com profundidade elevada (profundidade máxima de 60 metros), enquanto que as de 75 mm de diâmetro são produzidas para os demais casos. Em casos especiais, pode-se produzir sobre encomenda bombas de diâmetros maiores.

 

Torres:

Torre Modelo Piramidal Triangular

     Disponíveis em 3 alturas: 7,50, 10,50 e 13,50 metros de altura.

     São fabricadas em chapas de aço dobradas (cantoneiras), com dimensões, abas e espessuras especiais.

     O modelo piramidal, com 3 lados, dá a torre uma maior resistência contra grandes ventos, tendo assim maior resistência a torção, somado a seus tirantes de tração e compressão, feitos de chapa de aço dobradas com bitolas e medidas especiais.

     Todo o Cata-Vento, desde a torre, maquina, roda e leme são totalmente desmontáveis, e de fácil manuseio e instalação.

     Todas as peças dos Cata-Ventos recebem tratamento contra ferrugem (primer anti-oxidante) e acabamento com tinta esmalte sintético azul martelado real (contem na pigmentação alumínio que protege contra a ação do tempo).

 

Torre Modelo Tubular(em fase experimental)

     De tubo de aço industrial, galvanizada, com degraus.

     Fornecidas nas alturas de 6,00 a 18,00 metros, com intervalos de 6 em 6 metros.

 

Manutenção:

     Reparo da bomba pistão: depende de questões como qualidades físico-químicas da água e uso.

     Lubrificação

              -Maquina: óleo SAE 90, para não prejudicar o funcionamento da bomba de óleo e nem o Sistema de Lubrificação por Circulação Permanente, garantindo assim uma lubrificação suficientemente eficaz.

              -Rotor: mistura de óleo e graxa (proporção de 1 pra1), aplicado nos eixos das pás.

Nós nos colocamos a disposição para prestar-lhes informações complementares pelo fone (0xx44) 3639-2925.