• janeiro 2010
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Eficiência tecnológica inovadora para motores a etanol

Sistema supera a eficiência da gasolina, alcança níveis próximos do diesel e reduz custos operacionais em comparação com os combustíveis atuais

A Ricardo Inc. revelou o desenvolvimento de uma tecnologia para o etanol que otimiza os motores a um nível de desempenho que supera a eficiência do motor a gasolina e se aproxima dos níveis anteriormente alcançados somente por motores a diesel. A tecnologia, chamada de Ethanol Direct Injection Boosted (turbo injeção direta de etanol) ou EBDI, tira o máximo proveito das melhores propriedades do etanol – maior octanagem e maior ponto de vaporização – para criar um verdadeiro cenário de combustível renovável, que é independente do custo do petróleo. Os trabalhos neste projeto de pesquisa foram realizados no Campus de Tecnologia de Detroit da Ricardo.

“Desenvolver aplicações das energias renováveis que podem levar à independência energética é uma prioridade na Ricardo”, disse Dean Harlow, Presidente da Ricardo. “Deixamos as discussões teóricas no passado e estamos aplicando a tecnologia das energias renováveis no mundo real. O projeto do motor EBDI é um grande exemplo, porque vira a equação gasolina-etanol de cabeça para baixo. Tem o desempenho dos motores a diesel com o custo do etanol e funciona a etanol, gasolina ou uma mistura de ambos”.

O EBDI resolve muitos dos desafios enfrentados pelos motores flex, pois é otimizado para ambos: o combustível alternativo e a gasolina. Os atuais motores flex pagam uma “multa” na economia de combustível de cerca de 30% em comparação com a gasolina, quando funcionam só com etanol ou com misturas de etanol com gasolina. O EBDI melhora substancialmente a eficiência do etanol e trabalha em um nível comparável ao de um motor a diesel.

“Em termos de mundo real, esses ganhos de eficiência significam que o EBDI pode reduzir o custo real do transporte, quando comparado aos combustíveis derivados do petróleo, e ele faz isso com um recurso renovável – o etanol”, disse Rod Beazley, diretor do Grupo de Produtos a Gasolina da Ricardo. “A combinação de tecnologias que estamos utilizando no motor EBDI aproveita ao máximo as vantagens do etanol sobre os outros combustíveis, que incluem maior octanagem e maior ponto de vaporização. Sem ser demasiado técnico, isso significa que podemos usar um nível elevado de turbo alimentação para alcançara a alta pressão no cilindro que o etanol permite. Adicione-se a isso algumas outras tecnologias avançadas, como a injeção direta, o comando de válvulas variável, a ignição otimizada e a avançada recirculação dos gases de escape, e estamos conseguindo mais potência do que é possível conseguir com a gasolina”.

O protótipo EBDI é um motor V6 de 3,2 litros que finalmente poderia servir como um substituto para motores maiores a gasolina ou turbo-diesel em SUVs de grandes dimensões. Os primeiros acionamentos do motor e o desenvolvimento inicial estão ocorrendo atualmente, e ele será instalado em uma pick-up grande de roda dupla como veículo de demonstração no final deste ano. Beazley enfatizou que a tecnologia é muito escalonável. As aplicações podem ir muito além da indústria de automóveis e utilitários. “Imagine equipamentos agrícolas que, na verdade, queimam o que colhem – milho, cana-de-açúcar ou alguma outra fonte renovável. Isso pode significar uma enorme economia de custos em muitos setores”.

O projeto EBDI tem a colaboração técnica de Behr, Bosch, Delphi, Federal Mogul, Fundições GW e Honeywell, o que favorece a promoção e a comercialização desta tecnologia altamente promissora.

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