quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Significado do nome "Terceiro Olho"

Este nome (terceiro olho) tem vários significados, sendo comumente usados em crenças e religiões e até nas ciências. Eis alguns significados dos tantos existentes:

Origem na Mitologia Egípcia:
Segundo uma lenda egípcia, o deus Horus teve seu olho arrancado e depois restaurado e recolocado através da magia. “Por esse restabelecimento da visão, o símbolo traz a idéia de vigor, força e saúde”.Hoje em dia, o Olho de Horus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a idéia de trazer vigor e saúde.

Para os Indús.:
O terceiro olho se encontra no sexto chakra, chamado de ajña e localizado entre as sobrancelhas. “Este é um chakra extremamente importante no hinduísmo, pois corresponde a intuição, percepção e desenvolvimento do conhecimento. É através do conhecimento que se pode transcender e chegar à iluminação”, explica Márcia. Pode parecer complicado, mas, para os hinduístas, todos possuem o terceiro olho.

Para a Biologia:
Atualmente, evidências da existência do terceiro olho podem ser encontradas na moderna embriologia. Esse órgão, bem como seus fotorreceptores, o cristalino ocular e células nervosas se desenvolvem no feto em torno do segundo mês de gestação. Ao longo do processo de crescimento, o terceiro olho desaparece sendo substituído por uma estrutura muito pequena, a glândula pineal, localizada na frente do cerebelo. Especialistas atentam para a versatilidade do misterioso órgão, que pode ser reativado para suas funções como terceiro olho. Além disso, os médicos assinalam a semelhança entre a glândula e o globo ocular: ambos possuem a membrana cristalina e receptores de cor. Os biólogos dizem que a glândula pineal, ou epífise, diminuiu de tamanho ao através dos milênios, porém, em suas origens, este órgão costumava ser do tamanho de uma grande cereja.

Para a Astrologia:
O "terceiro olho" ou "Olho de Shiva", é uma manifestação da Inteligência cósmica, que se processa independentemente da luz solar, e sim por outros tipos de radiação ou energia muito sutil, vinda do Sol.

Para o Budismo:
O terceiro olho, frequentemente relacionado a Buda, que se situaria em sua testa, serviria para que o próprio pudesse ver o sofrimento das pessoas e auxiliá-las em sua agonia.

Em Animes:

O terceiro olho também é muito utilizado em animes e mangás conhecido neles como jagan, tem entre seus poderes o fato de controlar qualquer humano normal que olhar para ele.

Resumindo atualmente:
O terceiro olho é, portanto, o olho da sabedoria, aquela que emerge da experiência de uma vida plenamente vivida, possibilitando assim uma visão crítica de tudo.

8 comentários:

Terceiro Olho disse...

Só esqueci de falar mais um siginificado:
Para a música:
Terceiro olho é uma banda de Rock, que procura apresentar sempre ao seu público letras críticas-informativas, reflexivas, filosóficas e românticas!

Augusto Andrade disse...

O nome é até legal...

Curiosidade, trouxe-me informação desconhecida na Biologia. rsrsrs

Boa sorte!
3ºlho

Esmeraldo Sardinha disse...

valeu pela partipação garoto! seja bem vindo!

Caderno 2 disse...

Valeu Esmeraldo!!! Mas com certeza estaremos recebendo boas vibes !!! Ce falou com o pessoal da terceiro olho?

Daiana disse...

Braz Querido

Estava procurando uma forma de deixar registrado que estou na torcida por vc e, consequentemente, por sua banda. Achei!!!
Boa Sorte! Se ao Pai for entendido que é a sua hora, com certeza td dará certo...porque sonho e talento vc tem d+!!

Bjs, bjs

Daiana Ramos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

gente!
ô6 aí dessa banda de rock, 6 são di+! Parabéns e sucessão prô6!

assino embaixo:
1somosum

Unknown disse...

Em Cultura Racional
A Cultura Racional é um conjunto de Conhecimentos existentes no bojo de todos os volumes do Livro intitulados: "Universo em Desencanto". Na ordem natural das coisas, esses Conhecimentos Racionais se inserem em dois Planos por onde orbita o saber humano: 1) o da Existência e 2) o do Conhecimento. Pois bem, numa síntese, assevera-nos esse Conhecimento Racional que, depois que a Humanidade tiver estudado com afinco esse Livro Racional; daí então, emergirá o raciocínio - essa energia Habitante do Mundo Racional que, desmaterializada da glândula pineal, ela voltará a ser o que ela já foi no Éden Racional: um Corpo de Energia de vida Eterna (junto aos demais que lá estão) em progresso de pureza - lá nosso verdadeiro Mundo de origem - o Mundo Racional.