quinta-feira, 3 de junho de 2010

Filo Arthropoda - Artrópodes - parte 1

Os artrópodes possuem corpo segmentado, apêndices articulados (patas, antenas e palpos etc.) e corpo coberto com exoesqueleto (como um esqueleto exterior, que também pode ser reforçado por carbonato de cálcio - cálcario) formado por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina (um polímero nitrogenado de polissacarídeos, com camadas de cera). Esse esqueleto cobre todo o animal, exceto nas articulações, formando placas como segmentos corporais. Isso é perfeitamente visível no siri, por exemplo, sua carapaça tem a forma de placa, sem "junção" de outras placas.

O crescimento faz com que de tempos em tempos o animal abandone seu esqueleto velho e comece a formar um novo, porque o exoesqueleto o impede de crescer da mesma maneira que nós crescemos (sem precisar abandonar o esqueleto, temos um endoesqueleto).

Os artrópodes, no entanto, não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relação às outras: os seus pés se articulam com suas pernas, que se articulam também com suas coxas, que também se articulam com os ossos do quadril.

A classificação deles é feita através de uma tabela:


Fontes:
Ficha de Biologia - Reino Animalia (Invertebrados) - 2° ano - Professores Fernanda, Sueli e Joca

Nenhum comentário:

Postar um comentário