Posts Tagged ‘buffet infantil’

Fique esperto! Os clientes passam embaixo do seu nariz…

abril 1, 2008

Sou frequentador assíduo dos buffets infantis de São Paulo.

Tenho uma filha de 6 anos que sempre é convidada para as festas de aniversário de seus amiguinhos e suas amiguinhas e, quando posso, faço questão de a acompanhar.
Em todos os buffets, logo na entrada, uma atendente pergunta e anota meu nome, o nome de minha esposa, o nome de minha filha, a idade dela e o nosso telefone.
Com certeza a coleta destes dados é para saber quantas pessoas participaram da festa e poder cobrar a diferença se o número de convidados exceder o previsto.

O que eu não consigo entender é o seguinte: porque as empresas não usam esta oportunidade para prospectar novos clientes?

A cada festa realizada, o buffet conhece os convidados pelo nome e sabe até o telefone da maioria.
Porque não acrescentar à lista de perguntas a data de nascimento das crianças e um endereço eletrônico da família?
Estas duas informações (que na minha opinião são as mais importantes) permitem que o buffet ofereça seus serviços com antecedência a, pelo menos, 10 novas famílias para cada festa realizada. São 10 novos potenciais clientes a cada festa; se você faz 50 festas por ano, estamos falando de 500 novas famílias a cada 365 dias – não é um número para ser desprezado.

Se você é dono ou gerente de um buffet infantil ou de um negócio similar, considere esta Boa Idéia e experimente-a por algum tempo. Quer a receita de bolo? Aí vai:
1 – solicite a data de nascimento do convidado mirim; se não quiser perguntar isso aos pais, treine alguns monitores para perguntarem à própria criança, durante a diversão, e anotarem numa ficha;
2 – pergunte aos pais se querem receber e-mails com novidades e ofertas do espaço; caso a resposta seja afirmativa, solicite um endereço de e-mail;
3 – registre os dados da família numa planilha Excel, ou se sua empresa é um pouquinho profissional, num sistema de CRM; lembre-se: o sistema precisa organizar as crianças por mês de aniversário;
4 – 4 (quatro) meses antes do aniversário da criança, envie um e-mail à família convidando para uma visita ao buffet; é nesta visita que você irá usar seu poder de venda e fechar muitos negócios.

Simples e eficaz. Seus problemas com a falta de clientes vão acabar rapidinho.

Tem alguma Boa Idéia na cabeça? Mande pra jose.moniz@icsonline.com.br.