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Sites, Hotsites e Portais

 

PARA QUEM QUER QUALIDADE TOTAL E ATENDIMENTO RÁPIDO!


Um website ou site é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL inicial onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site.


Visão geral

Sites são escritos em, ou dinamicamente convertidos para HTML e acessados usando um software cliente chamado web browser ou navegador. Sites consistem de páginas HTML estáticas ou páginas criadas dinamicamente usando tecnologias como JSP, PHP ou ASP. Um site também requer um software conhecido como servidor web, como o Apache, o mais usado, ou o IIS. Frequentemente sites possuem também conteúdo armazenado em banco de dados (base de dados).

Plugins estão disponíveis para os browsers, o que os capacita a exibir objetos adicionais aos suportados nativamente. Exemplos incluem Flash, Shockwave, Silverlight e applets Java. O Dynamic HTML permite interatividade e modificação do conteúdo dentro da página sem precisar recarregar a página, usando principalmente o Document Object Model e JavaScript, suportado internamente pela maioria dos navegadores modernos.

Sites são restritos por limites de recursos (por exemplo, a largura de banda dedicada ao site). Sites muito grandes, como Yahoo!, Apple Inc. e Google, usam vários servidores e equipamentos de balanceamento de carga, como o Cisco Content Services Switch ou o F5 BigIP solutions.


Propósitos dos Sites

Os sites da Internet, em geral, podem ter os seguintes propósitos:

Institucional: muitas empresas usam seus sites como ponto de contato entre uma instituição e seus clientes, fornecedores, etc. No caso de instituições comerciais, usam-se sites também para comércio eletrônico, recrutamento de funcionários etc. Instituições sem fins lucrativos também usam seus sites para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. Há também o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para publicarem seus trabalhos.

Informações: veículos de comunicação como jornais, revistas e agências de notícias utilizam a Internet para veicular notícias, por meio de seus sites. Jornalistas freelancer e indivíduos comuns também publicam informações na Internet, por meio de blogs e podcasts.

Aplicações: existem sites cujo conteúdo consiste de ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicações de desktop. Podem ser processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagem, softwares de correio eletrônico, agendas, etc.

Armazenagem de informações: alguns sites funcionam como bancos de dados, que catalogam registros e permitem efetuar buscas, podendo incluir áudio, vídeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites. Alguns exemplos são os sites de busca, os catálogos na Internet, e os Wikis, que aceitam tanto leitura quanto escrita.

Comunitário: são os sites que servem para a comunicação de usuários com outros usuários da rede. Nesta categoria se encontram os chats, fóruns e sites de relacionamento.

Portais: são chamados de "portais" os sites que congregam conteúdos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por congregarem a grande maioria dos serviços da Internet num mesmo local.


Instrumento de publicidade

O site é um dos instrumentos de publicidade mais eficientes que existem. Servem de apoio a campanhas de publicidade de outros meios de comunicação como o rádio, televisão, jornal, placas, folhetos, etc., podem constituir um empreendimento completo ou parcial prestando serviços, vendendo produtos ou simplesmente informando com custos reduzidos em relação ao negócio "não virtual".

É importante observar que os sites precisam estar referenciados em buscadores globais ou guia de busca local para que obtenham os desejados acessos. Sem eles, dificilmente um site seria acessado por novos usuários ou clientes.

Para relacionar um site em um buscador, o site precisa ter vários outros sites apontando para ele, a quantidade de ligações (links) apontando para um site e a importância dos sites que apontam para ele definem em que posição ele ficará no buscador.

Para divulgar um site e ter links em vários outros sites é comum o uso de mecanismos de troca de links. A troca de banners não servem para efeito de buscadores.


Hotsite ou Micro-site, traduzindo significa site quente elaborado para o momento voltado para destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

Sua diferenciação está apenas na estratégia de comunicação utilizada para concebê-lo. Usualmente os hotsites possuem tempo de vida útil determinado, isto é, são feitos para serem rápidos e são ligados a uma ação de marketing ou comunicação específica, com duração ligada a esta ação mercadológica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outras.

Geralmente os hotsites possuem um apelo visual maior e são mais focados em um público específico, traduzindo a expectativa deste alvo.

Alguns deles proporcionam ao usuário interatividade com jogos, sendo assim a maior relação do "site e o usuário". O processo para criação e produção de um hotsite segue exatamente os mesmos direcionais de um website corporativo ou portal, considerando um conceito-criativo, arquitetura de informação, layouts, redação e programação.


Um portal é um site na internet que funciona como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também fora, do domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal.

Na sua estrutura mais comum, os portais constam de um motor de busca, um conjunto, por vezes considerável, de áreas subordinadas com conteúdos próprios, uma área de notícias, um ou mais fóruns e outros serviços de geração de comunidades e um diretório, podendo incluir ainda outros tipos de conteúdos.

Devido à grande quantidade de informação, para construir um portal são utilizadas ferramentas de gestão de conteúdo - CMS, pois os tradicionais editores de HTML não dão mais conta da demanda de trabalho que é muito elevada. Os CMS, ou Sistemas Gerenciadores de Conteúdo ajudam em muito o trabalho, pois criam um nível de abstração mais elevado além de fazer algo muito mais importante que é estabelecer uma hierarquia e controle das pessoas que alimentam o site, pois nem todos podem alterar o conteúdo de qualquer página, assim, o CMS delega de forma organizada as diversas páginas do Portal sem que seja necessário ficar revisando a questão da organização e uma forma geral.

Uma das vantagens no uso do CMS é o fato de, na maior parte dos casos, possibilitar a separação física do que é estética e estilo, do que é conteúdo, assim se o Webdesigner faz uma alteração de cor ou logotipo apenas a aparência é modificada, enquanto que o usuário leigo alimenta o site com a informação e conteúdo.

Este usuário comum sequer sabe das mudanças ocorridas na parte estética, ele apenas alimenta o conteúdo, portanto, pode trabalhar sem se preocupar com detalhes estéticos ou formatação, o resultado é a diminuição de custo de manutenção do Portal e a eliminação de mão de obra especializada em Webdesign que passa a ser substituída por pessoas que conhecem o básico de um Editor de Texto com imagens, porém os profissionais de programação continuam sendo importantes e vitais no seu funcionamento do dia a dia.

Contudo, o conceito de Portal continua a evoluir e pensando em conceitos de tecnologia como AJAX, uma nova dimensão pode ser agregada.

Existem situações em que conteúdo e dados de diferentes empresas podem ser inseridos em uma mesma interface WEB, de forma que o antigo conceito de se associar um portal à uma determinada corporação pode em pouco tempo desaparecer, pois hoje, tecnologicamente falando, nada impede que surjam grandes portais formados por diversas empresas que oferecem determinado tipo de conteúdo.


Portal corporativo

Portais Corporativos deixaram há muito tempo de apenas divulgar informações para passar a interagir com os clientes e públicos existentes.

Portais eficientes permitem maximizar o lucro das empresas, oferecem canais de comunicação e vendas para o cliente, fornecem informações e históricos de atendimento, recebem pesquisas de opinião do consumidor, registram números de série e garantia de produtos, oferecem catálogos dos produtos da empresa, direcionam contatos a representantes, fazem tanta coisa que fica difícil de enumerar tudo que existe.

Os Portais Corporativos oferecem acesso on-line (instantâneo) e organizado às informações e aplicações da Empresa estando sempre atualizados por utilizar a Internet Web como meio de divulgação. Desta forma, a interação com o usuário se torna mais rápida e as informações mais completas e detalhadas, permitindo ainda, a consulta de consultas e relatórios personalizados por parte dos usuários, como por exemplo, um extrato de banco, segunda via de conta de luz, orçamento de seguro de carro, simulação de aplicação na bolsa, acesso à webmail, etc.

Geralmente quando o usuário se perde diante de tanta informação, costuma existir no Portal o Mapa do Site, que permite visualizar a organização geral das principais páginas por assunto ou especialidade.

Existe também o super importante campo de busca, uma caixa retangular onde se preenche o assunto de interesse que necessitamos localizar no site.

Os Portais oferecem acesso a um grande número de usuários e precisam ser dimensionados de acordo, pois caso contrário o sistema fica lento, pára, ou não responde à navegação, isto é um processo caro e trabalhoso principalmente porque ao longo do tempo o uso do Portal por usuários acaba aumentando e os equipamentos precisam ser trocados por outros mais poderosos e capazes, tornado a manutenção do Portal onerosa e constante.

Quando isto não ocorre, muitas vezes a consequência pode ser uma compra paga que não é registrada e se perde, um pedido que não chega ao departamento de compras, o cliente que não consegue abrir sua tela de informações, etc.

Com o grande volume de informação, é preciso organizar e catalogar as mesmas por assunto, os colaboradores que alimentam o Portal precisam ter acesso às informações estruturadas (informações armazenadas em sistemas e bases de dados, como por exemplo, datawarehouses e sistemas legados), assim como às informações não estruturadas (informações armazenadas em arquivos de texto, planilhas eletrônicas, arquivos de e-mail, dentre outros). O acesso a estas informações estruturadas ou não estruturadas se dá na maioria das vezes através do uso de APIs (Application Program Interfaces), também chamadas de applets, portlets, adaptadores ou conectores, sendo o acesso às informações estruturadas mais facilitado, pois através das linguagens de programação pode-se utilizar de APIs que facilitem ao colaborador acessar as informações através de interfaces intuitivas e amigáveis. Já para acessar as informações não estruturadas, é necessário utilizar, em conjunto com as APIs, métodos de categorização e taxonomia, mecanismos de busca.

Os métodos de categorização e taxonomia visam organizar as informações, criando informações sobre as informações (metadados) para assim, os mecanismos de busca retornarem as informações que o usuário deseja de forma mais precisa.

Em linhas gerais, os Portais Corporativos (como ambiente de integração de informações e sistemas) facilitam a busca por informações nas diversas fontes disponíveis, agiliza a tomada de decisão e pode gerar mais produtividade com a redução no tempo despendido na procura pelas informações.

As grandes lojas on-line da Internet são um exemplo de Portais Corporativos voltados ao Comércio Eletrônico, os Bancos também tem seus Portais vinculados ao serviço de Bank-Line; o governo por sua vez, emite Certidões e alguns tipos de comprovantes pela Internet, neste ponto de vista o documento mais célebre é a Nota Fiscal Eletrônica do Estado de São Paulo que foi a primeira no país a ser implantada, muito embora você não enxergue a tela do sistema do ICMS, você interage com o mesmo ao consultar as Notas Fiscais no dia a dia.

Os Portais Corporativos assim deixaram de ser meramente Sites Institucionais, como ocorria no passado. Se tornaram verdadeiros canais de acesso aos clientes e públicos da organização, e o ponto mais importante não é mais apenas a informação, mas principalmente a interação entre elas.



DESENVOLVIMENTO, REESTRUTURAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Aqui você encontrará tudo que precisa para o desenvolvimento, reestruturação ou manutenção do seu Site.

Analisamos a sua empresa, o seu ramo de atividade e o seu objetivo e iremos apresentar um projeto de soluções que posicionem sua empresa à frente do mercado.

Temos alguns planos já prontos e definidos que em muitos casos já atenderão a sua necessidadade. Se nenhum deles lhe atender, criaremos um especialmente para você ou sua empresa.

Solicite uma visita sem compromisso!

Confira como trabalhamos para o melhor desenvolvimento e sucesso do seu site.


Desenvolvimento

Um site com design e tecnologias modernas é essencial para o sucesso! Desenvolvemos para grandes, médias e pequenas empresas e também para profissionais liberais ou simplesmente para aqueles que desejam registrar algum tipo de conteúdo pessoal na Internet.

Outro fator importante é saber com quem desenvolver o seu projeto. Com a experiência adquirida em 26 anos atuando na área de internet, estamos preparados para analisar, orientar, planejar e mostrar o caminho para você atingir os seus objetivos na Web, além da nossa preocupação com a personalidade do seu site, visando torná-lo singular, exclusivo e único.

Estamos sempre utilizando os mais avançados recursos tecnológicos para o desenvolvimento de sites estáticos e dinâmicos, de modo a unir design de alta qualidade e o máximo de interatividade, sempre em benefício de nossos clientes. Aplicamos o conceito de "Tela Líquida", onde seu site será visto da mesma forma em diferentes tipos de resoluções de vídeo e aparelhos móveis utilizadas pelos seus visitantes.

Entre vários cuidados que tomamos no desenvolvimento e que são muito importantes, é o de seu site seja visto de forma igual em variados tipos de browsers (navegadores) e o outro é tempo de carregamento de cada uma das páginas que o compõe. Cada tecnologia é estudada, testada e inserida da maneira mais adequada.

Ao término do projeto, havendo necessidade, será feito um treinamento do funcionamento do site (para os gerenciáveis pelo cliente) e será verificado a necessidade de manutenção (atualização) de programação, diagramação, dados e imagens. Neste caso será feito um contrato à parte, calculado de acordo com a periodicidade e quantidade de conteúdo necessários para as atualizações.


Reestruturação

Se você está insatisfeito com a qualidade do seu site já existente, ou ele não está atendendo as suas necessidades ou de seus usuários, reestruture conosco.

Após uma análise detalhada do seu ramo de atividade e o levantamento das necessidades do mesmo, apontaremos a melhor solução.

Serão propostas soluções a nível de design e/ou Interatividade, que colocará o seu site dentro dos padrões de mercado atual.

Para manter seus visitantes ou clientes bem informados sobre últimas novidades é muito importante atualizar as informações constantemente.


Manutenção

Estar com as informações atualizadas é uma das principais necessidades de um bom site. Isto atrai os usuários, fazendo com que os mesmos voltem para visitá-lo mais vezes.

As nossas observações mostram que chama muito mais atenção, NEGATIVAMENTE falando, um site que se encontra desatualizado em relação a um que tenha uma baixa qualidade estética. Ou seja, o site pode estar até mal elaborado porém desatualizado NUNCA!

Nós fazemos a manutenção do seu site independente de ter sido desenvolvido conosco. O Valor será definido de acordo com a periodicidade, quantidade e o tipo de conteúdo necessários para as atualizações.



Estabelecer Presença


Globalmente, estima-se que mais de 2 Bilhões de pessoas acessam a Web. Por esta razão nenhuma Empresa pode ignorar um mercado destas proporções. O seu site também é seu cartão de visitas.


Trabalhar em rede


Inserindo o seu Projeto na rede, você pode manter todos os seus contatos através dela. Caso seu produto dependa de complementos de outros manufaturadores, um Cliente em potencial pode obter todo o conjunto com apenas um clique do mouse.


Disponibilizar Propaganda


Não há dúvidas que a fonte mais usada para localizar produtos e recursos sempre foram as Páginas Amarelas. Agora imagine um catálogo como as páginas amarelas que cubra todo o planeta. Tudo que o consumidor tem de fazer é dizer o que está procurando e automaticamente será encaminhado. É assim que a internet funciona. Não apenas o consumidor pode obter informações básicas (seu ramo de atividade, localização, contatos, formas depagamento e muito mais...), mas pode obter informações atualizadas instantaneamente (ofertas por tempo limitado, índices de interesse, anúncios, press-releases, etc...), incluindo catálogos com imagens, fotos coloridas, áudio e vídeo, prontos para visualização e pedidos.


Apoiar a Propaganda Tradicional


Imagine criar um catálogo promocional com todas as descrições de produtos, fotos, cartões de visita, notícias, impressões, press-releases, estrutura organizacional e enviá-los a seus consumidores incluindo um endereço WWW em seu material promocional. Um endereço pequeno suficiente para caber em qualquer lugar e permitir acesso imediato a seu argumento de vendas. Você ainda pode colocar e-mails em suas páginas para dar respostas imediatas aos seus consumidores enquanto as questões ainda estão recentes em suas mentes, sem o custo e o atraso do correio tradicional.


Oferecer Suporte a Clientes


Há um velho provérbio "É mais fácil manter um velho consumidor do que adquirir um novo". Manter uma linha aberta de comunicação é uma das mais importantes formas de manter seus consumidores. Pela Internet você pode colocar informações, dicas de funcionamento, formulários para dúvidas e tudo mais que permita a você "manter o dedo no pulso" de seus consumidores.


Publicidade


A mídia possivelmente é a mais avançada profissão no tocante à comunicação eletrônica, pois seu produto básico é a informação, e você pode pegá-la mais rápido, fácil e barato pela internet. Por isso jornais on-line estão ficando cada vezmais comuns. A maioria dos veículos de imprensa já está na era digital, pois é muito mais fácil para eles obter um press-release e fotos de um site do que o tradicional papel e correio. Quanto mais rápido você disponibilizar suas informações para a imprensa, mais fácil será para seus press-releases virarem notícia.


Abrir Mercados Internacionais


A informação digital pouco se importa com barreiras internacionais. Por isso, mercados antes difíceis para aproximação, agora podem tornar-se utilizáveis. Com um site sua empresa pode conseguir negócios com mercados internacionais tão fácil quanto a companhia do outro lado da rua. E se sua empresa tiver filiais no exterior, elas podem acessar a matriz (ou o contrário) pelo custo de uma ligação local ao provedorde acesso.


Testar Novos Produtos e Serviços


O custo para lançar um novo produto ou serviço pode ser enorme. Muitas vezes, pelo custo de impressão e correio, as empresas seguram seus novos lançamentos até o lançamentode um novo catálogo. Na internet, novos produtos podem ser lançados globalmente e instantaneamente. Atualizar uma página Web com um novo produto custa apenas uma fração da impressão de novos catálogos. A comunicação bi-direcional da Internet permite que você receba repostas imediatas de seus mercados.


Atingir um Excelente Público Alvo


A demografia do usuário de internet é provavelmente o maior e melhor mercado de massa disponível. Consumidores instruídos, com alto poder aquisitivo e possuidores de cartão de crédito para compras on-line. Sem dúvida, atinge o que há de melhor a nível de consumidores!


Atingir Segmentos Específicos


Pensando em vender algo extremamente específico à um pequeno grupo interessado ? Com milhões de usuários Internet, até os mais ínfimos grupos de interesse são representados. E com as capacidades de busca e pesquisa da Internet, os consumidores facilmente o acharão.


Acessibilidade 24 horas / 7 dias


Hoje a Internet é o meio mais indicado para se mostrar e fechar negócios, uma vez em que seu site estiver no ar, as limitações de regiões, fuso-horário e outros fatores que influenciam no retorno em outros meios de comunicação, não irão acontecer com a sua empresa. Na Web sua empresa estará no ar, disponível para qualquer pessoa no mundo todo 24 horas do dia e 7 dias da semana.


Conter Custos


Digamos que sua Empresa imprima 10.000 cópias de um catálogo promocional e envie 2.000 pelo correio, 2.000 através da equipe de vendas e deixe 6.000 em estoque para uso posterior. Depois de alguns meses, você adiciona novos produtos a sua linha ou muda de endereço, ou ainda adquire novos parceiros. Você agora tem milhares de catálogos desatualizados. Um dos maiores motivos que grandes corporações tem para apressar-se a entrar na Internet, é conter custos com impressão e armazenamento de impressos.


Vender


Com certeza, vender é a parte mais importante de qualquer negócio , então porque não é o primeiro item da lista ? Por que todo bom negociante sabe que todos os outros pontos têm como função o aumento de vendas. A internet é provavelmente a maior ferramenta de marketing já utilizada, mas só uma ferramenta. Nem mesmo o mais perfeito projeto promocional funcionará com produtos pobres, equipe de vendas inapta ou algum dos milhares de obstáculos que impedem o sucesso nas vendas. Porém, com poderosas ferramentas de comunicação e o enorme mercado oferecido pela Internet, seus objetivos ficam mais próximos. O Fato é que seus consumidores podem facilmente encontrar seus produtos ou serviços, ver todas informações em texto, fotos, áudio ou vídeo; contatar sua equipe de vendas; e enviar um pedido de suas próprias mesas em questão de minutos, 24horas por dia. Nenhuma outra forma de marketing ou comunicação permitem esse grau de suporte às vendas.




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