segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reator (2)

Esta é a dorna principal onde ocorre a reação de transesterificação, tem capacidade para processar 200 litros por batelada, a tampa possui vedação e respiro para direcionar e afastar os gases que são produzidos durante a reação.
O fundo é cônico e possui uma saída com rosca de 3/4 para adaptação da tubulação.
As entradas de recirculação e produtos químicos podem ser adaptadas na tampa ou na lateral do cilindro na parte superior.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Reator

Este é o início da construção do reator para produção do biodiesel, na foto é possível ver os cilindros de fundo cônico sendo confeccionados em aço inox.
Nestes cilindros ocorrerão as reações onde se produz o metóxido de sódio e o biodiesel.
Em breve estarão disponíveis mais informações sobre o reator.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Laboratório (parte 5)

Aqui uma amostra após a separação da glicerina, lavagem, secagem e filtragem. Esta amostra é absolutamente translúcida e está pronta para o consumo.
Enviar amostras para analise em um laboratório especializado em combustíveis é uma boa opção para garantir a qualidade. Não é necessário realizar todos os testes exigidos pela ANP, basta apenas saber se o biodiesel está em condições adequadas para ser consumido sem causar danos ao motor.

Laboratório (parte 4)

Este é um outro exemplo da separação da glicerina e do biodiesel.

Laboratório (parte 3)

Primeiro teste de separação das fases, na parte debaixo em cor mais escura temos a glicerina e na parte de cima biodiesel que ainda passaria por um processo de limpeza.

Laboratório (parte 2)

Esta é outra imagem do laboratório com alguns testes de purificação do óleo de fritura.

Laboratório (parte 1)


Por não ter encontrado alguém que pudesse ensinar a fazer o biodiesel construí um laboratório simples para realizar testes com as poucas informações que obtive no começo até conseguir fazer o biodiesel.
Foi demorado, foram vários testes, mas depois de alguns meses já estava produzindo o biodiesel sem grandes dificuldades, e para saber se está dentro do padrão de qualidade para ser queimado em um motor basta enviar as amostras para um laboratório e fazer uma analise.
Para que se possa ter uma idéia vou postar umas fotos do laboratório que montei, apesar de precário era suficiente.