Pequenas Porções de Leitura

Dicas de Leitura – Histórias em Quadrinhos

30 de janeiro é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos! Em comemoração à data, hoje nossas dicas são de livros de HQs. Confira e boa leitura!

Criaturas bizarras de outro planeta! (Bill Watterson)

“’Criaturas Bizarras de Outro Planeta!’ inclui tirinhas nas quais Calvin se encontra com seres de outro planeta – quando ele não está patrulhando o espaço imaginário como o astronauta Spiff. Sem perder o bom humor, questões sobre política, ética, cultura e sociedade surgem à tona pela imaginação fértil do garoto hiperativo de seis anos e seu tigre de pelúcia.”

Toda Mafalda: da primeira à última tira (Joaquim Salvador Lavado – Quino)

“Mafalda é apenas uma garotinha. Gosta de brincar, de dançar e odeia tomar sopa. Mas, com apenas seis anos de idade, a menina criada pelo cartunista argentino Quino na década de setenta tem plena consciência do mundo em que vive, cheio de injustiças, guerras e intolerância. Ela e sua turma gostam dos Beatles, mas questionam o insano universo dos adultos, suas manias e suas maneiras de encarar o mundo e a realidade. A última tirinha dessa personagem foi publicada em 1975, mas continua mais atual do que nunca. Essa edição contém todas as tirinhas publicadas por Quino, da primeira à última, e mostram, com muito humor e carisma, que ser politizado e consciente não significa ser pessimista, e, principalmente, não significa ser adulto.”

O grande fosso (Albert Uderzo, René Goscinny)

“Numa pequena aldeia semelhante à de Asterix, Giradix e Segregacionix reivindicam ambos o lugar de chefe. Não conseguindo chegar a um consenso, a solução escolhida é radical: a aldeia é dividida ao meio por um grande fosso, que torna cada metade, administrada por um dos dois chefes, inacessível à outra!Isto é uma tragédia para Comix, o corajoso filho de Giradix, e para Fanzine, a encantadora filha de Segregacionix, cuja bela história de amor está condenada pelas rivalidades dos respetivos pais. No entanto, a desgraça de alguns faz a alegria de outros, neste caso a do Acidonitrix, um sinistro manipulador que já se imagina casado com a bela Fanzine… Para Comix, isto é a gota d’água, e lá vai ele para a Aldeia de Asterix em busca da ajuda dos Irredutíveis Gauleses!”

Mensagem de Ano Novo 2021

A Biblioteca Católica SC deseja a todos um Feliz 2021!

Que seja um novo ano de novas experiências literárias. Boas festas!

Mensagem de Natal 2020

A Biblioteca Católica SC deseja à comunidade de usuários um natal de amor, felicidade, acolhida e esperança de dias melhores.

Boas festas!

Recesso da Biblioteca Católica SC

Fique atento ao recesso das unidades da Biblioteca Católica SC:

Sem atendimento nas bibliotecas de 19.12.2020 a 23.01.2021.

O retorno do atendimento será no dia 25.01.2021.

Em razão da pandemia de COVID-19, no retorno do recesso de férias, os horários permanecem especiais, de segunda a sexta, das 10h30min às 13h e das 14h às 19h30min, sem atendimento nos sábados.

Em caso de dúvidas, contate-nos nos seguintes endereços disponíveis aqui.

Pequenas Porções de Leitura

Pequenas Porções de Leitura

Dica de Leitura – A amiga genial

Elena recebe um telefonema do filho de Lila. Ela havia sumido há duas semanas, sem deixar vestígios. Ao tentar imaginar onde a amiga estaria, começa a relembrar de quando a conheceu, e de como foi a infância e adolescência ao lado de Lila.

Elas moravam numa região pobre de Nápoles nos anos 1950. Elena conta como se aproximou de Lila, e sobre a amizade que se formou entre elas. Relembra vários momentos, e em alguns pontos as duas seguiam pelo mesmo caminho, e em outros, cada uma ia para um lado. Mostra as duas se transformando em adolescentes, as mudanças no corpo, os sonhos se construindo ou se desfazendo.

O livro também fala sobre as famílias e outras pessoas da convivência das amigas, em uma Itália pós-guerra. Ele finaliza quando elas tinham 16 anos, e é o primeiro de quatro livros da série Napolitana. A obra recebeu adaptação e se transformou em uma série da HBO, com duas temporadas. “A amiga genial” faz parte do acervo da Biblioteca Joinville. Boa leitura!

Dicas de leitura – Dia dos Professores

Hoje é o dia daqueles que inspiram e orientam, que guiam os aprendizes em direção ao conhecimento e ao crescimento, transformando as pessoas e o mundo. A Biblioteca Católica SC parabeniza a todos os professores. Em comemoração à data, nossas dicas de hoje são de livros para os docentes, e que estão disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson. Boas leituras!

Lições do velho professor (Rubem Alves)

“Um presente ao leitor, este livro reúne, em ordem cronológica de publicação, três obras de Rubem Alves que se tornaram referência para discutir a educação: Conversas com quem gosta de ensinar, Estórias de quem gosta de ensinar e A alegria de ensinar. Todas as crônicas que compõem essa consagrada trilogia estão aqui, em único volume, apresentando o essencial do pensamento de um dos mais importantes e respeitados educadores brasileiros.”

O stress do professor (Marilda Lipp, org.)

“Os problemas relacionados à educação são complexos e numerosos, o professor está sob constante pressão, o que o leva, muitas vezes, a apresentar uma série de comprometimentos biopsicossociais que resultam em baixo nível de motivação, de autoestima e em sensação de insegurança. É preciso que o professor, por seu papel de formador de ideias, aprenda a lidar com o stress ocupacional de modo eficaz, indicando a seus alunos como enfrentar e superar as situações de desgaste e as dificuldades. Desse aprendizado surgirá uma sociedade mais forte, formada de adultos e crianças que terão mais facilidade para se adaptar às exigências do mundo moderno, aptos para desenvolverem-se com qualidade de vida. O livro apresenta estratégias que auxiliam a lidar com o stress. São textos práticos, de fácil assimilação, úteis tanto para os que atuam como professores ou diretores, quanto para os que formam e são responsáveis pela formação de docentes.”

Professor, não deixe a peteca cair! 63 ideias para aulas criativas (Simão de Miranda)

“Esse livro tem como objetivo convidar o professor a refletir sobre seu papel e sua prática, incentivando-o a implementar, em sala de aula, estratégias que favoreçam o desenvolvimento da criatividade e da afetividade do aluno. Como o autor destaca, o afeto é uma condição necessária ao desenvolvimento das habilidades intelectuais e acadêmicas. Desse modo, o aluno motivado, interessado e com autoconceito positivo tende a apresentar um desempenho mais criativo e empreendedor. Inicialmente, o livro apresenta uma justificativa e uma breve fundamentação teórica acerca da importância de trabalhar o afeto e a criatividade no contexto escolar. A seguir, sugere 63 atividades práticas para tornar a aula mais criativa, interessante, lúdica e prazerosa ao aluno, como por exemplo: originais aberturas do período letivo, formas diferentes de avaliação discente, sugestões inovadoras para revisão do conteúdo, idéias geniais para aulas de encerramento do período letivo, além de sugestões de uso dinâmico dos recursos. Mais do que oferecer diversas ideias para tornar a aula mais atraente, o livro incentiva o professor não só a revisá-las, como também a elaborar suas próprias estratégias criativas e afetivas. Assim, além de resgatar o prazer de ensinar, estimula o educador a experimentar novas formas de pensar e atuar.” (Denise Fleith – doutora em Psicologia Educacional pela Universidade de Connecticut)

Conversas com um jovem professor (Leandro Karnal)

“O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos? Muitos são os livros que trazem teorias sobre a sala de aula, mas faltava um sobre a prática de ensinar. Não falta mais. Nestas “conversas” o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois.Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas palavras: como realmente lidar com as práticas escolares. Obra imprescindível para quem se aventura a ensinar.”

Pequenas Porções de Leitura