Odisséia Carioca


Viajamos na madrugada de quinta pra sexta e chegamos cedinho no Rio de Janeiro, no dia 30 de março. O dia estava lindo e a gente morto de cansaço. Dormimos até o pôr do sol e à noite rumamos para a rua da Lapa, onde já se esboçavam os primeiros goles de rock no Pica-pau Cultural, festa semanal da banda Na Sala do Sino nesse charmoso bordel dos anos 40.


O primeiro show da sexta foi do quarteto argentino Tresbientes - guitarra, batera e duas deliciosas dançarinas (perdão pelo adjetivo indecoroso) - que fizeram um espetáculo muito bonito, de música instrumental com ares de pós-rock.

Em seguida, os gajos do Na Sala do Sino incendiaram o puteiro com seu divertido rock-baião, pedrada-cabra-macho-do-sertão, de letras ótimas e melodias brasileiríssimas e incomuns. Sonzêra muito original, cheia de personalidade. 

O Bratislava subiu ao palco por último. Fizemos uma setlist cheia e com algumas músicas bem recentes, como Nuvem de Mercúrio. Às 4:30 da manhã, findada a nossa apresentação, o bordel ainda era pura Sodoma!


No sábado tiramos o dia pra descansar. Acordamos às 14h e fomos para a praia de Ipanema curtir o dia lindão que fazia lá fora. Eu e o Xande entramos no mar e ficamos um tempão, como fazíamos quando éramos pequenos. Acho que fazia tempo que não íamos à praia. O Ricardo não pôde entrar no mar porque tinha dado pontos no supercílio na terça-feira anteiror, depois de um pequeno acidente futeboleiro. Ficou curtindo a brisa na cadeirinha. Jantamos bem e voltamos pra casa. Nem saímos à noite, estávamos bem satisfeitos com o sabadão de descanso.

Finalmente, domingão foi dia de festival. Rumamos novamente para a Lapa, mas dessa vez para o Teatro Odisséia. O Festival Revolusom começaria às 17h e contava com várias bandas independendes em seu lineup.


O evento começou muito bem, com a Bow Bow Cogumelo na abertura. A banda de ótimos vocais mesclou músicas próprias e ótimas versões. Em seguida houve surpresas bem mirabolantes, como a bizarra Homens de Prettu, e outras bandas bacanas, como a Tio Oswaldo. 

O Bratislava foi a terceira banda, antes do Tio Oswaldo. O set enxuto (normas do festival) foi o seguinte:

Carne
Matinal
Fossemos Gatos
Mapa do Deserto
17 Relâmpagos
Ladrão de Trem
Vermute

A apresentação foi massa, condizente com a pegada do festival. O Teatro Odisséia é uma bela casa.


Uma bela trip por terras cariocas. O que sobrou foi uma senhora vontade de voltar pra aquela cidade linda. Obrigado, Heyk e Jiló, por abrigarem os peregrinos! E obrigado, Livia, pela companhia.