Publicado por: bybrunosantos | 06/10/2009

AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DO MOODLE

INTRODUÇÃO

A principal utilização do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem é fornecer uma infra-estrutura básica aos professores e alunos com o auxilio de diversas tecnologias existentes, tais como: blogs, muito utilizado para a publicação de artigos, e-mail, WebSites, ambientes virtuais e alguns tipos de jogos educativos.

Em sua grande maioria os ambientes virtuais de aprendizagem são aplicativos que proporcionam a aplicação de cursos e aulas parcialmente em tempo real via internet. A principal ideologia dessas tecnologias é proporcionar um ambiente de interação extra sala de aula, viabilizando o acesso a textos complementares a determinadas disciplinas, além da execução de trabalhos acadêmicos, discussões, e diversas formas de interatividade com os usuários ou aplicações que estão conectadas.

Com o avanço da internet o meio de acesso as informações ficaram cada vez mais rápidos e acessíveis, viabilizando a utilização de aplicações e ferramentas orientadas a área educacional. Esses procedimentos de aprendizagem à distância já eram aplicados há vários anos atrás, através de correspondências e com a troca de experiências e principalmente de informação. Esse modelo de educação e aprendizagem surgiu a partir da necessidade de aperfeiçoamento profissional, técnico e acadêmico, onde esses tipos de adeptos não poderiam estar presentes em tempo integral na sala de aula. Daí surge à idéia do EAD – Educação à Distância, modelo de aprendizagem onde o aluno participa integralmente das aulas, sendo que essa participação é feita de forma parcial, onde: a primeira parte é feita presencialmente, e a segunda é feita com a utilização de alguma aplicação AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, que pode ser jogos educacionais, e-mail, ambientes de integração de compartilhamento de informações como o Moodle, que será mais abordado nesse artigo. Essas tecnologias não devem ser implantadas aleatoriamente, nem separadamente, devendo uma complementar à outra, formando assim um ambiente integrado e de utilização de diversas tecnologias de informação.

Uma das principais formas de disseminação da informação na maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem é o compartilhamento das informações. As maiorias desses ambientes estão presentes no nosso dia-a-dia, sendo praticamente utilizado pela maioria das pessoas, tais como: comunidades como o Orkut, Facebook, comunidades virtuais de aprendizagem e dissecação de dúvidas como o portal Viva o Linux, fóruns e outras tecnologias de acesso a informação.

A principal preocupação dos profissionais de educação e de desenvolvimento de aplicações AVA é a forma de interatividade e a forma de avaliação dos alunos, onde com o passar dos anos vários tipos de ferramentas são incorporadas a esses ambientes com o principal objetivo de customizar e disponibilizar mais recursos de interatividade, disseminação das informações e de melhoria no modelo de avaliação. Essa diversidade de formas de interação e socialização da informação parte de quatro pontos principais criados pela UNESCO que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Esses procedimentos são de fundamental importância para a criação e evolução do conhecimento dos alunos e dos professores, visualizando o aperfeiçoamento da informação e das tecnologias de acesso as mesmas.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – MOODLE

O Moodle é uma aplicação AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem muito utilizada em instituições de ensino superior e técnica, que tem como principal função disponibilizar funções, aplicações, e informações para seus utilizadores. Ele pode ser caracterizado como o CMS voltado a educação, pois todo o seu conteúdo é administrado de forma simples e centralizada, aumentando a produtividade de edição dos conteúdos, informações e cursos que poderão ser acessados ou não.Todo esse gerenciamento é feito de forma centralizada, sendo necessário um conhecimento básico em gerenciamento de conteúdo, edição de textos, criação de grupos, disciplinas, cursos, discussões, sendo que todo esse aparato já está disponibilizado e integrado na ferramenta, e o melhor que todo esse processo é disponibilizado de forma gratuita para o usuário, pois o Moodle é uma aplicação licenciadas sobre as leis e diretrizes do software livre. O principal objetivo dos sistemas livres é proporcionar ao usuário a utilização de ferramentas e aplicação de forma livre, integrada e completa, sendo necessário obedecer as quatro liberdades estabelecidas pela FSF – Free Software Fundation, que é: ter o poder de executar a aplicação, estudar, modificar e redistribuir o software para outros assim como o código-fonte do sistema. Esse modelo de disseminação do conhecimento imposto pelo software livre vai totalmente à linha dos modelos educacionais criados juntamente com as ferramentas virtuais de aprendizado.

Para Dougiamas, o ambiente virtual não se trata somente de aprendizagem como uma atividade social, mas centraliza e foca na aprendizagem que é construída enquanto construímos o conhecimento.

As principais características do Moodle são:

  • O poder de gerenciar todo o seu conteúdo de forma centralizada;
  • Avaliação de cursos, criações de fóruns para a troca de informações, Chat como a utilização de um moderador que analisa as perguntas efetuadas, com o intuito de manter o padrão da discussão em questão;
  • Aplicação de questionários, e disponibilidade de materiais para auxilio a aprendizagem.

Esses são algumas das principais possibilidades de utilização da aplicação Moodle, sendo de fundamental importância para o correto funcionamento da aplicação a utilização em conjunto de um servidor Web, que poderá ser o Apache tendo em vista que o mesmo é um servidor construído sobre a licença GPL, licença essa pertencente à sistemas livres. Também será necessário a utilização de um banco de dados para o correto armazenamento das informações e conteúdos, podem ser utilizado o MySQL, PostgreSQL, Oracle e outras bases de dados, como também da linguagem de programação PHP, versão mais recente.

Os principais pontos fracos do Moodle são:

  • Sua interface não é muito amigável aos usuários comuns, ficando os mesmos às vezes desorientados;
  • Utilização de chats com até 40 pessoas logadas simultaneamente, sendo que após isso o mesmo cria um retardo (lentidão);
  • Sua forma de avaliação

CONCLUSÃO

Tendo em vista que o Moodle é uma aplicação desenvolvida em software livre todos os usuários podem e devem se comprometer em melhorar e aprimorar essa ferramenta de auxilio a educação à distância, visando não só o benéfico pessoal de aprendizagem, mas sim o benefício coletivo, que é a disseminação do conhecimento, sendo essa a principal ideologia das comunidades virtuais.

REFERÊNCIAS

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ead#Hist.C3.B3ria. Acesso em 02 de outubro de 2009

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual. Acesso em 02 de outubro de 2009

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem#Hist.C3.B3ria . Acesso em 02 de outubro de 2009

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle. Acesso em 03 de outubro de 2009

Disponível em: http://www.moodlebrasil.net/moodle/. Acesso em 03 de outubro de 2009

http://baggio.com.br/conteudo.asp?Fuseaction=Y29udGV1ZG8&S=MA&Ss=NDY&C=MTk. Acesso em 03 de outubro de 2009


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