terça-feira, 10 de abril de 2012

DINÂMICA SOBRE A SINTONIA EM EQUIPE



A IMPORTÂNCIA DA SINTONIA NA EQUIPE DE TRABALHO

         O que é sentido de equipe? Uma das melhores definições para sentido de equipe é quando todos os membros do grupo ou equipe de trabalho estão em perfeita sintonia e harmonia em busca de um objetivo comum. Essa harmonia proporciona um ambiente adequado ao trabalho eliminando os conflitos a fim de fortalecer os laços entre os integrantes. O sentido de equipe e o trabalho colaborativo são a base para os novos grupos e equipes de trabalho que focam em metas e objetivos comuns. Essa pode ser uma definição para sentido de equipe e trabalho colaborativo, no entanto, uma das melhores maneiras de explicar é através da história do marceneiro e das ferramentas.


O MARCENEIRO E A S FERRAMENTAS

Contam que, em uma marcenaria, houve
uma estranha assembleia. Foi uma reunião onde as ferramentas se juntaram
para acertar suas diferenças.
Um martelo estava exercendo a presidência,
mas os participantes exigiram que ele renunciasse. A causa? Fazia demasiado
barulho e, além do mais, passava todo tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando
que ele dava muitas voltas para conseguir
algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão
da lixa. Observou que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando
sempre em atritos.
A
lixa acatou, com a condição de que se expulsasse também o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida,
como se fosse o único perfeito.
Nesse momento, entrou o marceneiro,
juntou todas as ferramentas e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso... E a rústica madeira
se converteu em belos móveis, úteis e funcionais!
Quando o marceneiro foi embora
para casa, as ferramentas voltaram à discussão. Mas o serrote
adiantou - se e disse:
- Senhores, hoje ficou demonstrado
que temos defeitos, mas o marceneiro
trabalha com nossas qualidades, ressaltando
nossos pontos valiosos... Portanto, em vez de pensar em nossas fraquezas, devemos nos concentrar em nossos pontos positivos!
Então, a assembleia entendeu que o martelo
era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar a afinar asperezas,
o metro era preciso e exato.
Todos se sentiram como uma equipe, capaz de produzir com qualidade... E uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalharem juntos.

         Marília e Guilherme



DINÂMICA LIDERADA PELOS FUNCIONÁRIOS MARILIA E GUILHERME

Data: 10/02/2012

Tema: A importância da sintonia na equipe de trabalho.

Facilitadores: Marilia e Guilherme

Número de participantes: 11 participantes.

Material Utilizado:  folhas com a explicação do tema.
Desenvolvimento da Dinâmica: Trouxemos o conceito do tema e para melhor entendimento a história do marceneiro e as ferramentas, após essa leitura discutimos a respeito.

Objetivo da Dinâmica: Expor a importância da sintonia na equipe de trabalho.
Nosso objetivo foi alcançado, pois percebemos que o grupo conseguiu captar a ideia central do tema, e nos relatos, os participantes trouxeram exemplos de diferentes equipes de trabalho que é visível ou não a sintonia, trazendo as consequências e o comprometimento da equipe como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário